08/12/2025

Trump diz que pretende deportar todos os imigrantes ilegais dos EUA

Presidente eleito dos EUA também quer acabar com direito de cidadania por nascimento, concedida a filhos de imigrantes

Presidente eleito dos EUA também quer acabar com direito de cidadania por nascimento, concedida a filhos de imigrantes

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (8) que vai deportar todos os imigrantes ilegais dos EUA.

Em entrevista à rede de TV NBC, a primeira de Trump após ser eleito, ele também afirmou que vai acabar com o direito de cidadania norte-americana por nascimento. Mas apontou para a possibilidade de um acordo para regularizar jovens que entraram no país com seus país.

“Eu acho que temos de fazer isto”, disse Trump ao ser questionado por jornalistas da TV sobre se manterá seu plano de deportar todos os imigrantes ilegais.

Ele afirmou que pretende deportar os imigrantes ilegais ao longo do seu mandato, que começa em janeiro de 2025 e dura quatro anos. Mas não explicou de que forma fará isso — os EUA têm cerca de 11 milhões de pessoas nessa condição, segundo o Pew Research Center, instituto de pesquisas norte-americano. E é preciso que os EUA tenham acordos com cada país de origem deles para fazer a devolução.

Reafirmando o discurso anti-imigração da campanha, o republicano declarou também, na entrevista, que pretende acabar com o direito de nacionalidade por nascimento já no primeiro dia de governo. Atualmente, bebês que nascem nos EUA, mesmo que seja filho de estrangeiros, recebe a nacionalidade norte-americano.

Por outro lado, se disse também disposto a negociar a situação dos “dreamers”, como são chamados os filhos de imigrantes ilegais que entraram nos EUA com seus pais quando ainda eram crianças. Em seu primeiro mandato, ele defendeu a deportação dos dreamers.

Na entrevista, Trump afirmou também que vai reduzir as ajudas militares e financeiras para a Ucrânia, um dia depois de se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Paris, na França. Ele disse ainda não ter falado com o presidente russo, Vladimir Putin.

Tribuna Livre, com informações do G1

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.