“Conforme os primeiros relatos, podemos afirmar que ocorreram fatalidades e feridos no local”, conforme comunicado da polícia divulgado em sua conta na rede social X, também conhecida como Twitter.
Pelo menos 15 pessoas perderam a vida e várias dezenas ficaram feridas nesta quinta-feira (21/12) quando um homem iniciou um tiroteio na Universidade Charles, em Praga, antes de ser neutralizado pela polícia, conforme informações dos serviços de emergência tchecos.
“Ao momento, posso confirmar que há 15 vítimas fatais no local, incluindo o agressor”, declarou a porta-voz dos serviços de emergência tchecos, Jana Postova, à emissora pública Czech TV.
Segundo autoridades policiais, o agressor foi abatido pelas forças de segurança. O canal privado Nova TV relatou uma explosão e a presença de um homem armado no telhado de um edifício no centro histórico de Praga.
Os disparos, de acordo com a imprensa tcheca, ocorreram na Faculdade de Arte. Professores e alunos foram orientados a se trancarem em salas enquanto a polícia realizava a intervenção.
Em comunicado à televisão pública, o ministro do Interior, Vit Rakusan, afirmou que não foi confirmada a presença de outros atiradores. Ele solicitou à população que seguisse as orientações da polícia, que isolou a área e recomendou que os moradores permanecessem em casa.
“A ameaça foi neutralizada! O edifício está sendo evacuado neste momento, e há várias vítimas fatais e dezenas de feridos no local”, informou a polícia por meio da rede social X, também conhecida como Twitter.
Tribuna Livre, com informações da AFP