07/12/2025

Vice de Datena diz que filho de Bruno Covas será expulso do PSDB

William Cardoso/Metrópoles

José Aníbal, vice de Datena, disse que Tomas Covas será expulso do PSDB, assim que terminar a eleição, por causa do apoio a Ricardo Nunes

O vice na chapa de José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo, José Aníbal, afirmou nesta sexta-feira (27/9) que o filho do ex-prefeito Bruno Covas será expulso do PSDB assim que terminar a eleição. Segundo o tucano, Tomas Covas se aliou a Ricardo Nunes (MDB) e está “completamente dentro dos critérios” que levaram também ao afastamento de cerca de 50 correligionários, também apoiadores do atual prefeito.

“Acho que isso vai acontecer. Se ele não tomar a iniciativa de sair, ele certamente será afastado. Ele não tem mais nada a ver com o PSDB. Ele apoia um bolsonarista [Nunes]”, disse Aníbal, em entrevista à CNN. “O mais grave é que é um bolsonarista itinerante, né, porque vai para lá, para cá. Se for o bolsonarismo mais exacerbado, ele vai também. Está ali, alucinado, para tentar a reeleição, num custo espetacular para os cofres de São Paulo”.

Pouco antes, o vice de Datena disse ter sido contrário à expulsão de Tomas. “Outros foram contra também, outros a favor, diria até que quase a maioria. Mas, pelo fato de eu ter sido contra, acho até que eles consideraram isso e falaram ‘então vamos deixar o Tomas para avaliar em outro momento’”, afirmou.

Segundo Aníbal, Tomas “está completamente dentro dos critérios que levaram ao afastamento desses todos, mas ele é filho do Bruno”. “É um garoto que, na minha opinião, está sendo muito manipulado por essa gente. Muito. Por isso, achei ‘deixa o Tomas fora disso’. Depois, vamos ver se, passado o processo eleitoral, ele próprio toma a iniciativa”, disse. “A gente mesmo pode até mandar uma correspondência para ele, de sair. Se ele não sair, então haverá o afastamento. Essa é a realidade, como a coisa evoluiu”, afirmou.

Durante a entrevista, Aníbal também afirmou que os ex-tucanos expulsos do partido por apoiar Nunes não fazem falta ao PSDB.

Segurança

Aníbal também falou sobre a atuação do PSDB à frente da segurança pública e criticou a atuação do atual governo estadual, sob Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Nós reduzimos esses homicídios para 4 por 100 mil habitantes. É padrão melhor do que Nova York”, diz.

Ao falar de segurança, Aníbal criticou a defesa feita pelo vice de Ricardo Nunes (MDB), coronel Mello Araújo (PL), sobre a atual política adotada pelo governo estadual. “O que eles fizeram aqui foi uma matança lá no litoral, que só terminou quando mataram uma mulher, mãe de quatro filhos, com 30 anos de idade”, disse.

O vice de Datena citou, na realidade, a cabeleireira Edneia Fernandes Silva, de 31 anos, mãe de seis filhos, morta em 27 de março, por tiro disparado por policiais militares em Santos. As duas operações policiais realizadas na Baixada Santista entre julho e abril deixaram um rastro de mais de 100 mortos.

Marçal

Ao comentar sobre a violência política na atual eleição, incluindo a cadeirada de Datena e as provocações de Pablo Marçal (PRTB), Aníbal afirmou que a polarização sempre existiu, mas que mudou ultimamente. O tucano, entretanto, defendeu a reação do companheiro de chapa, como um ato de legítima defesa.

“Os adversários foram transformados em inimigos, definitivamente. Aí, o ódio. O ódio não te permite pensar, refletir, admitir o contraditório. Aí, você vai pro pau, em cima, e tal”, disse. “Esse candidato Marçal é uma figura muito preocupante, muito agressiva”, afirmou, dizendo também que o ex-coach precisa disso “para alimentar o ódio dos seguidores, as raivas”.

Tribuna Livre, com informações do vice de Datena.

Deixe um comentário

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia

A gigante do comércio eletrônico, Amazon, deu início a um projeto piloto ambicioso com o objetivo de revolucionar a experiência de compra online. O novo serviço de entregas ultrarrápidas, denominado Amazon Now, promete levar uma variedade de produtos essenciais diretamente aos clientes em um tempo surpreendente de 30 minutos ou

Leia mais...

As novas regras do imposto do mei a partir do ano que vem

Microempreendedores Individuais (MEI) podem vislumbrar mudanças significativas no regime tributário a partir do próximo ano. As exigências para se manter como pessoa jurídica perante a Receita Federal permanecem inalteradas, mas o teto de faturamento anual passará por um reajuste, impactando diretamente o Imposto de Renda (IR). A principal alteração reside

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.