07/12/2025

Inteligência alemã alerta sobre risco de conflito militar com a Rússia

This photograph shows a monument to fallen soldiers on the territory of St. George's Church in the Moscow region on October 12, 2025. (Photo by Olesya KURPYAYEVA / AFP) - (crédito: AFP)

O alerta ocorre após a multiplicação de incidentes na Europa, onde nas últimas semanas a Rússia violou o espaço aéreo da Polônia com drones e o da Estônia com três caças

Os serviços de inteligência da Alemanha advertiram nesta segunda-feira (13/10) que a Rússia está disposta a entrar em conflito militar direto com a Otan, uma ameaça que poderia ser concretizada antes de 2029.

O presidente do Serviço Federal de Inteligência (BND), Martin Jäger, disse à comissão de controle parlamentar que o Kremlin está determinado a ampliar sua zona de influência em direção ao Ocidente, para a Europa depender da Rússia. 

“Para alcançar o objetivo, a Rússia não hesitará, se necessário, em entrar em conflito militar direto com a Otan”, afirmou Jäger, que assumiu a direção do BND em 15 de setembro, aos deputados reunidos em Berlim. O alerta ocorre após a multiplicação de incidentes na Europa, onde nas últimas semanas a Rússia violou o espaço aéreo da Polônia com drones e o da Estônia com três caças.

“Não devemos nos acomodar e imaginar que um possível ataque russo ocorrerá no mínimo em 2029. Hoje já estamos sob ataque”, acrescentou, refutando uma avaliação anterior dos serviços secretos. A Alemanha também foi vítima de voos de drones, sabotagens e campanhas de desinformação e influência, com a sombra de Moscou pairando por trás dos acontecimentos, afirmou.

Para o diretor do Serviço de Inteligência Interna do país (BfV), Sinan Selen, Moscou “persegue agressivamente suas ambições políticas contra a Alemanha, a UE e seus aliados ocidentais”. “A Rússia não esqueceu a Guerra Fria, o que significa que os instrumentos utilizados naquela época continuam disponíveis”, declarou.

Embora os diretores dos serviços secretos alemães tenham mencionado outras ameaças ao país, como extremismo político e religioso, a Rússia dominou os comentários.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.