06/09/2025

Araguari-MG – Aposentados do INSS são convocados para recadastramento sob pena de perder o benefício

Quase 500 aposentados e pensionistas que recebem benefícios da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) correm o risco de ficar sem o pagamento caso não façam o recadastramento até a próxima segunda-feira, 31 de julho. 

Dos 1.615 beneficiários nascidos em julho, 30,34% ainda não realizaram o procedimento. O recadastramento, que substitui a prova de vida este ano, é obrigatório a todos os aposentados e deve ser realizado no primeiro dia útil do mês de aniversário. O objetivo é atualizar os dados cadastrais e evitar possíveis fraudes.

Para realizar o processo, os aposentados devem apresentar os documentos em uma unidade bancária do Bradesco, banco conveniado com a Prefeitura de Belo Horizonte, pois a atualização de dados não pode ser feita no autoatendimento. O pagamento será retomado após o recadastramento ser efetivado, considerando o prazo de fechamento da folha de pagamento.

Aposentados devem realizar prova de vida

Um total de 20 aposentados do INSS ainda não realizaram a prova de vida de 2023 e, por isso, tiveram seus pagamentos suspensos. No ano passado, eles foram convocados para realizar o procedimento no mês de aniversário, mas não compareceram.

Para regularizar a situação e voltar a receber a aposentadoria, esses beneficiários deverão fazer a prova de vida na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, localizado na Avenida Augusto de Lima, 30, Centro. Não será necessário agendamento para o atendimento. O prazo para a regularização é até o final de 2023.

Documentos necessários na prova de vida dos aposentados

Aposentado ou pensionista devem apresentar a versão original ou cópia autenticada em cartório dos seguintes documentos:

Documento oficial de identificação válido e com foto;

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Certidão de casamento, se houver;

Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal. Dependente previdenciário, caso haja, apresentar cópia simples de:

Documento oficial de identificação válido e com foto;

Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso. Já os acamados e outros casos excepcionais, nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:

Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

Aposentados do INSS são convocados para recadastramento sob pena de perder o benefício.

(Imagem: FDR)

Deixe um comentário

Leia também
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
LULU
Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Tarifaço: exportações aos EUA caem 18,5% em agosto

Apesar do superavit de US$ 6,1 bilhões em agosto, vendas ao mercado norte-americano recuaram após tarifaço, enquanto agro e petróleo puxaram alta para outros destinos O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) divulgou nesta quinta-feira (4/9) os dados do comércio exterior de agosto. Apesar do superavit de US$

Leia mais...

CPMI do INSS: Stefanutto ignorou alertas da CGU sobre descontos irregulares

Ex-presidente do INSS manteve acordos de cooperação até a operação da PF, deflagrada apenas em abril deste ano O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, resistiu a seguir recomendações da Controladoria-Geral da União (CGU) para suspender descontos automáticos nas aposentadorias, segundo depoimento da auditora Eliane Viegas Mota, prestado nesta quinta-feira (4/9)

Leia mais...

Advogado do general Paulo Sérgio implica Bolsonaro em julgamento

Segundo disse o advogado, o general Paulo Sérgio Nogueira atuou para “demover” Bolsonaro de uma ofensiva antidemocrática Na contramão do que sustentou a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, o advogado Andrew Farias, representante do general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e também réu no STF, implicou o ex-chefe do

Leia mais...

Sindicato de irmão de Lula terá que prestar contas na CPMI do INSS

Sindnapi, sindicato que tem Frei Chico como vice-presidente, terá contas e procurações investigadas pela CPMI do INSS A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira (4/9), requerimentos que colocam sob investigação o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). A entidade tem

Leia mais...

Anvisa proíbe anel que promete medir glicose sem agulha

Os produtos prometem, sem base científica, medir os níveis de glicose, de oxigênio e atividade cardíaca sem retirar o sangue por picadas de agulhas A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de alguns medidores de glicose. Os produtos prometem, sem nenhuma base científica, medir os níveis de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.