31/12/2025

A ameaça de Prigozhin: “Vai ter gente enforcada na Praça Vermelha”

Chefe mercenário diz que pode haver revolução na Rússia por causa das perdas na invasão da Ucrânia e comandantes militares serão punidos

Ievgueni Prigozhin é um mistério: ao contrário de todos os outros russos, fala o que lhe vem na cabeça, culpa a elite militar pelos maus resultados de uma guerra em que, no “pior cenário”, a Ucrânia restaura os territórios que tinha em 2014 e até insinua que seu patrono, Vladimir Putin, é o responsável pelo fiasco de dimensões nada menos que existenciais.

Ele combina tudo com Putin, a quem deve a ascensão desde que era dono de um restaurante frequentado pelo todo poderoso, ou tem uma liberdade de ação deliberadamente autorizada pelo chefe, para manter os comandantes militares em permanente desconforto?

Talvez demore um tempo até termos as respostas — se efetivamente as tivermos. Uma coisa é certa: o criador do Grupo Wagner fala o que ninguém nem remotamente tem coragem de falar, se estiver na Rússia. Com uma vitória de dar orgulho para mostrar, a conquista da disputada Bakhmut, ele falou mais do que nunca numa entrevista ao blogueiro militar Konstantin Dolgov. 

Entre os exageros verbais e a linguagem vulgar, aprendida quando passou nove anos na cadeia por assalto, agora útil para se comunicar com os ex-condenados que sacrificou implacavelmente na reconquista de Bakhmut, ele disse diversas verdades, indicando que, por trás da máquina de propaganda, os russos sabem muito bem o que está acontecendo na Ucrânia.

Uma amostra da espantosa entrevista:

“Anunciamos a desnazificação da Ucrânia e o que aconteceu? Transformamos a Ucrânia numa nação conhecida em todo o planeta. Hoje eles são como os gregos antigos ou os romanos no auge”.

“No começo, eles tinham 500 tanques, agora têm cinco mil. Se tinham 20 mil homens habilitados ao combate, hoje têm 400 mil. Então, o que foi que desmilitarizamos?”.

“Foi exatamente o contrário, nós os militarizamos até as bordas”.

“Acho que os ucranianos hoje têm um dos exércitos mais fortes do mundo. Têm alto nível de organização, treinamento, inteligência militar. Têm diferentes tipos de munição e são capazes de trocar de sistemas — soviético, Otan, o que for — com sucesso”.

“Aceitam suas perdas filosoficamente. Tudo o que fazem é para o bem maior, como nós, na Grande Guerra Patriótica” — é assim que os russos chamam a II Guerra Mundial.

Ser capaz de ver seus pontos fortes do inimigo, e até elogiá-lo, são características dos bons comandantes e o ex-menino de rua, ex-detento e ex-vendedor de cachorro quente mostra que se transformou ex -detento e ex-vendedor de cachorro quente mostra que se transformou exatamente nisso, mesmo com o horror das barbáries cometidas sob suas ordens. Prigozhin pensa autonomamente, outro sinal de inteligência.

“Tirei 50 mil presos da cadeia; 20% deles morreram”, disse o chefe do Grupo Wagner, que age na Síria e em países africanos e também tem um “exército” digital para campanhas mundiais de desinformação. Ele afirma que, de seus homens, morreram em Bakhmut 10 mil prisioneiros anistiados em troca de seis meses no fronte e 10 mil voluntários “normais”. A Ucrânia, em troca, perdeu 50 mil homens. 

Os números são bem diferentes dos calculados por outras fontes, mas o mais interessante é que Prigozhin avançou como nunca antes nos ataques aos principais comandantes militares, incluindo o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, que é civil e amigo de Putin, e o outrora respeitado chefe do Estado Maior das Forças Armadas, general Valeri Gerasimov, o inventor da teoria da guerra híbrida que agora acumula o comando direto das operações na Ucrânia.

“A pena de morte com certeza vai ser restaurada porque estamos em guerra”, afirmou, acrescentando que “os culpados serão punidos e, no mínimo, enforcados na Praça Vermelha”.

Ele pediu a demissão de Shoigu e Gerasimov.

O único russo que fala o que quer: Prigozhin faz previsões catastróficas sobre rumos da guerra (Mikhail Svetlov/Getty Images)

Fonte: Revista Veja

Deixe um comentário

Leia também
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood

Ponte Honestino Guimarães terá faixas bloqueadas para reparos

Serviço será executado pela Novacap, com isolamento da faixa central e do sentido Plano Piloto, em momentos alternados, desta segunda (29) até quarta (31) O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que a Ponte Honestino Guimarães terá faixas interditadas a partir desta segunda-feira (29) até a manhã de

Leia mais...

Desfecho em 2025 pode marcar fim de Maduro na Venezuela

Caso ocorra a intervenção, será a primeira vez que os Estados Unidos atacam um país da América do Sul Sob o comando da Venezuela desde 1999, a ideologia do chavismo, atualmente liderada por Nicolás Maduro, pode chegar ao fim em breve. Sob as ordens de Donald Trump, os Estados Unidos

Leia mais...

Corrida de bebês vira fenômeno de audiência e viraliza; veja

Disputa realizada nos intervalos de jogos da NBA e da WNBA coloca bebês engatinhando pela quadra de basquete; a atração virou tradição desde 2024 e já conta com vencedores oficiais A chamada “corrida de bebês” da NBA virou um momento esperado do universo do esporte norte-americano. Organizada como atração de

Leia mais...

Varejo cresce 2,6% no Natal com foco em itens essenciais

Compras on-line avançam 10,2%, enquanto setores tradicionais de presentes recuam, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado O varejo brasileiro registrou crescimento nominal de 2,6% no Natal de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e consideram

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.