20/11/2025

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o indicado de Lula para liderar a Defensoria Pública da União (DPU).

Magalhães respondeu aos senadores aliados de Jair Bolsonaro: "O Leonardo acadêmico é um, e o Leonardo defensor-geral é outro, que irá defender a Constituição", destacou.

O nome de Leonardo Magalhães recebeu aprovação unânime dos presentes, com um placar de 19 a 0, 40 dias após o plenário rejeitar o primeiro indicado do presidente para o cargo.

A indicação de Leonardo Magalhães para liderar a Defensoria Pública da União (DPU) foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, com uma votação de 19 a 0, contando com o apoio unânime dos senadores presentes. A sabatina do indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu nesta quarta-feira (6/12).

O nome de Magalhães será submetido ao plenário do Senado na próxima semana, quarenta dias após os senadores rejeitarem a indicação de Igor Roque para o cargo, que obteve apenas 35 votos favoráveis, abaixo dos 41 necessários, e recebeu 38 votos contrários.

Durante a sabatina, o senador bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) questionaram Leonardo Magalhães sobre um artigo em que expressou sua simpatia pelo pensamento do religioso Frei Leonardo Boff e sua Teologia da Libertação, uma visão contestada pela extrema direita.

“Assim, Vossa Excelência fez um credo político e ideológico claro, o que não se espera de quem vai ocupar o cargo para o qual o senhor está sendo sabatinado”, afirmou Marinho.

Magalhães respondeu aos senadores aliados de Jair Bolsonaro: “O Leonardo acadêmico é um, e o Leonardo defensor-geral é outro, que irá defender a Constituição”, destacou.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

Leia também
DF oficializa Comissão Provisória e Arruda exalta GIM: “O cair é do homem, o levantar é de Deus”
Avante/DF oficializa Comissão Provisória e Arruda exalta GIM: “O cair é do homem, o levantar é de Deus”
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Ministério público do df debate inovação em políticas públicas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu um seminário com o objetivo de fortalecer o papel da instituição na formulação, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas públicas no DF. O evento, intitulado “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”, reuniu membros, servidores e a sociedade civil

Leia mais...

Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá

Imagens capturadas na Colúmbia Britânica, no Canadá, revelam um comportamento inusitado em lobos selvagens, levantando questões sobre a inteligência animal e o uso de ferramentas. Os registros mostram dois lobos puxando as cordas de armadilhas para caranguejos com o objetivo de acessar as iscas ali contidas. A descoberta, que desafia

Leia mais...

Mei: receita federal alerta para novo cálculo de faturamento

Microempreendedores Individuais (MEI) devem ficar atentos a uma nova metodologia de cálculo do faturamento anual, que passa a considerar a soma dos valores movimentados tanto na conta bancária da pessoa física (CPF) quanto na conta jurídica (CNPJ). A medida visa combater a prática de alguns MEIs que buscam ocultar o

Leia mais...

Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel

Um caso complexo envolvendo um caminhão carregado com explosivos e o fechamento de um trecho do Rodoanel tem ganhado contornos inesperados. O incidente, ocorrido na semana passada, surge em um período de intensos debates sobre a equiparação do narcotráfico ao terrorismo, tema que tem mobilizado diferentes setores da sociedade. Inicialmente,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.