A operação será estendida a outros estabelecimentos para assegurar a defesa agropecuária no estado.
A Secretaria de Estado da Economia e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) conduziram uma ação de fiscalização em um frigorífico na região metropolitana de Goiânia, durante a madrugada desta quinta-feira (1º). A Operação Boi Gordo foi realizada simultaneamente em todas as regiões de Goiás, envolvendo o fechamento das divisas estaduais.
A operação destaca a importância do transporte de gado com a devida documentação, incluindo nota fiscal e Guia de Trânsito Animal (GTA), conforme enfatizado pela superintendente de Fiscalização Regionalizada, Gabriela Vitorino de Sousa Delfino. Ela ressalta que a ação tem como objetivo garantir a integridade do sistema e assegurar que todas as transações comerciais estejam em conformidade com a legislação vigente. Já foram identificadas algumas irregularidades durante a fiscalização, destacando a relevância da operação.
Augusto Amaral, diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, enfatiza a importância da operação para garantir os controles tributário e sanitário da principal matéria-prima que abastece os frigoríficos. Ele destaca a necessidade de os animais estarem em condições sanitárias adequadas para garantir a segurança da carne consumida. Amaral ressalta que a operação continuará em outros estabelecimentos, visando a defesa agropecuária no estado e mantendo o controle sanitário, a rastreabilidade de origem e a qualidade do produto final.
A ação de fiscalização, conduzida por auditores fiscais do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia, fiscais agropecuários e Apoio Fiscal Fazendário, abrange desde o curral até o local de abate, buscando indícios de possíveis irregularidades. Este é o início da Operação Boi Gordo, que será estendida por todo o estado, reforçando a presença do Estado em todas as etapas do processo e demonstrando um compromisso contínuo com a fiscalização e a defesa agropecuária, em conformidade com as normativas do setor. O Fisco reitera seu compromisso em garantir a transparência e a legalidade nas atividades relacionadas à pecuária e ao abate de gado em Goiás.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Estado da Economia e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa)