19/12/2025

Abrigos contra o frio acolhem mais de 2,2 mil pessoas em três semanas

Como parte da campanha Ação contra o Frio, estão em funcionamento abrigos no Plano Piloto e em Ceilândia | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Estruturas montadas na Asa Sul e em Ceilândia funcionam todas as noites, de domingo a domingo, das 19h às 7h

Preparados para oferecer segurança e acolhimento à população em situação de rua, os abrigos temporários criados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) realizaram 2.261 acolhimentos até este domingo (7). A iniciativa faz parte da campanha Ação contra o Frio e seguirá enquanto durarem as baixas temperaturas no DF. Para esta semana, a previsão é que a temperatura mínima atinja 12ºC, segundo o Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet).

Atualmente, estão em funcionamento os espaços do Plano Piloto e de Ceilândia. O primeiro abrigo foi disponibilizado para a população em 17 de junho e fica no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul. Em 22 dias de operação, o local recebeu 2.009 pessoas.

A estrutura de Ceilândia abriu as portas no último dia 3, na Coordenação Regional de Ensino da cidade, na QNM 27, e já registrou 144 atendimentos. O GDF também abriu um abrigo temporário no Gama, mas que foi fechado devido à baixa demanda. O local funcionou entre 20 de junho e 2 de julho, e somou 108 acolhimentos.

Os abrigos temporários funcionam todas as noites, de domingo a domingo, das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h. O abrigo da Asa Sul dispõe de 100 vagas diárias e o de Ceilândia, 40. Nos espaços, os cidadãos têm à disposição colchão, travesseiro, cobertor e banheiros com chuveiro quente.

Além disso, a população recebe kits de higiene e agasalhos, vindos, em parte, da Campanha do Agasalho Solidário, iniciativa da Chefia-Executiva de Políticas Sociais idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. A alimentação também é garantida, com oferta de jantar e café da manhã, balanceados e feitos sob supervisão de nutricionistas.

“Essa ação funciona como um termômetro e reforça como os abrigos de pernoite permanente, que pretendemos instalar em breve, podem ser uma boa opção”

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, afirma que a Ação contra o Frio está alinhada às iniciativas do GDF em viabilizar maior inclusão e dignidade à população em situação de rua. “Essa ação funciona como um termômetro e reforça como os abrigos de pernoite permanente, que pretendemos instalar em breve, podem ser uma boa opção para oferecer dignidade e atender número maior de pessoas que vivem nas ruas”, ressalta.

Conforme adiantou a secretária, a Sedes deve implementar abrigos de pernoite de forma permanente ainda neste ano para atender a população em situação de rua. A pasta já recebeu propostas e o projeto está em fase de seleção. O serviço prevê a oferta de um espaço para receber pessoas que vivem nas ruas durante a noite, oferecendo a elas um local seguro para dormir, fazer as refeições, higiene pessoal e guardar os pertences.

Campanha do Agasalho Solidário

Cobertores, casacos, meias, luvas e gorros podem ser entregues até o dia 17 de julho nas administrações regionais e nos batalhões do Corpo de Bombeiros, bem como nas 12 unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Rodoviária Interestadual de Brasília e nos dois centros Pop, na Asa Sul e em Taguatinga Norte. A Defesa Civil, a PMDF e o Corpo de Bombeiros também receberão os materiais. A meta para este ano, de recolher 8 mil itens, já foi superada, mas as doações ainda podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)

Deixe um comentário

Leia também
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Assassino de revisor do Correio é sentenciado a 15 anos de prisão
Assassino de revisor do Correio é sentenciado a 15 anos de prisão
Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas
Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas
José Roberto Arruda se filia ao PSD e sinaliza corrida pelo Buriti
José Roberto Arruda se filia ao PSD e sinaliza corrida pelo Buriti
Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em veículos Alternativos
Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em registros de veículos Alternativos.
Multidão toma a rua do conjunto “J” de Santa Maria em encontro marcado na residência do líder comunitário Edson Cordeiro, com Renata d’Aguiar
Multidão toma a rua do conjunto “J” de Santa Maria em encontro marcado na residência do líder comunitário Edson Cordeiro, com Renata d’Aguiar.
Clube do Gato reabre loja virtual para manutenção dos resgates de animais
Clube do Gato reabre loja virtual para manutenção dos resgates de animais

Marinho aponta “erro grosseiro” no Orçamento e aciona o TCU

Líder da Oposição no Senado afirma que Fazenda subestimou despesas obrigatórias e alerta comissão mista que vota a Lei Orçamentária Anual nesta semana. O senador Rogério Marinho (PL-RN) acionou o TCU (Tribunal de Contas da União) para apurar o que classifica como “erro grosseiro” nas estimativas de despesas obrigatórias do

Leia mais...

Motta é “um procrastinador de problemas”, diz Sóstenes.

Líder do PL critica presidente da Câmara e afirma que poderia disputar o comando da Casa. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta 2ª feira (15.dez.2025), em reunião com jornalistas, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), “procrastina problemas”. Ele também disse que tem interesse

Leia mais...

Governo Lula prestigia entidade investigada na CPMI do roubo aos aposentados

Contag é acusada de haver tirado R$3,4 bilhões em “descontos associativos” sem autorização A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) foi reconduzida pelo governo federal ao Conselho de Participação Social por mais dois anos, mantendo assim sua presença em um dos principais fóruns de articulação entre

Leia mais...

Flávio Bolsonaro vai para cima de Lulinha

Filho de Jair Bolsonaro apresentou representação contra o filho de Lula por possível envolvimento nos crimes apurados no escândalo do INSS Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro decidiu ir para cima de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, que teve seu nome citado recentemente em fatos

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações envolvem trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do estado. As ações são necessárias para garantir mais segurança, estabilidade e qualidade no fornecimento de

Leia mais...

Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas

Polícia deverá apresentar lista organizada de depoimentos sobre o caso e, a partir disso, produzir relatórios Nesta segunda-feira (15/12), a Justiça do Distrito Federal autorizou que a defesa de Adriana Villela tenha acesso completo a provas anexadas ao processo por homicídio qualificado que tramita no Tribunal do Júri de Brasília.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.