06/12/2025

Balenciaga pede desculpas por campanha acusada de incitar pedofilia

Nas imagens, crianças seguram bichinhos de pelúcia vestidos com
roupas usadas em práticas sadomasoquistas.


(crédito: Reprodução/Balenciaga)

Corrreioweb -Pedro Grigori

 A marca de moda espanhola Balenciaga, famosa por peças
caras e polêmicas, veio a público pedir desculpas por uma campanha temática que
foi acusada de incitar pedofilia. A sessão de fotos é protagonizada por
crianças segurando bichinhos de pelúcia com roupas usadas em práticas
sadomasoquistas.

A polêmica ficou ainda maior quando um usuário do Twitter
encontrou em uma das fotos da campanha um trecho de uma ação judicial na
Suprema Corte dos EUA de 2008, no caso United States v. Williams, que tratava
da venda de material de pornografia infantil.

No comunicado divulgado nesta semana, a Balenciaga se
desculpa pelo ensaio fotográfico e diz que tomará medidas legais contra os
envolvidos.

“Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que nossa
campanha de férias possa ter causado. Nossas pelúcias não deveriam ter sido
apresentadas com crianças nesta campanha. Removemos imediatamente a campanha de
todas as plataformas”, diz trecho da nota.

“Levamos este assunto muito a sério e estamos tomando
medidas legais contra as partes responsáveis por criar o conjunto e incluir
itens não aprovados para nossa sessão de fotos da campanha Spring 23.
Condenamos veementemente o abuso de crianças de qualquer forma. Defendemos a
segurança e o bem-estar das crianças”, completa a nota.

O fotógrafo Gabriele Galimberti é o responsável pelo
ensaio. Ele já trabalhou com grandes veículos como a National Geographic, Le
Monde e Marie Claire. No entanto, ao ser questionada pelo Daily Mail, a
Balenciaga negou que tomaria ações legais contra Gabriele.

Os bichinhos de pelúcia mostrados nas imagens da campanha
são na verdade “sacolas de pelúcia” vendidas pela empresa. No entanto, os itens
não estão disponíveis nos sites da marca.

Histórico de polêmicas

Peças da Balenciaga costumam criar polêmicas, principalmente
pelos preços altos somados a designers controversos. Um dos casos mais recentes
é o “Paris Sneaker”, um tênis com acabamento desgastado, propositalmente,
com aparência suja e com direto a furos.

Os sapatos foram desenhados por Demna Gvsalia e estão
disponíveis em três cores: vermelho, preto e branco. Eles são vendidos em
versões com cano alto e modelos mude, na mesma estética, mas com a parte
traseira diferente.

E quem quiser levar os modelos para casa terá que pagar
uma pequena fortuna. As opções de cano alta estão saindo por 625 dólares, cerca
de R$ 3,2 mil, e de cano baixo por 495 dólares, cerca de R$ 2,5 mil, de acordo
com o site Hypebeast.

 

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