15/11/2025

Bolsonaro compara fiscalização do Pix a interesse amoroso velado

O então presidente Jair Bolsonaro e a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro, durante um evento no Palácio do Planalto em 2021 - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“Ninguém manda flores para uma mulher se nós não temos alguma intenção com ela”, disse o ex-presidente ao falar sobre o aumento da fiscalização proposto pelo governo Lula

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comparou nesta segunda-feira (20/1), o interesse do governo em aumentar a fiscalização do Pix com o interesse romântico que os homens teriam ao enviar flores a uma mulher. Segundo o ex-presidente, ninguém manda flores a uma mulher sem ter uma intenção oculta.

“(Quando o governo) faz uma instrução normativa, ele quer alguma coisa. Ninguém manda flores, nós homens, para as mulheres se nós não temos alguma intenção com elas. Namorar, (se está) apaixonado, a não ser que seja aniversário dela, outra data qualquer”, disse Bolsonaro ao canal AuriVerde Brasil.

“O Jair Bolsonaro que criou o Pix, o Lula começou a preparar o clima para todos que ganhavam mais que R$ 5 mil por mês, de uma forma de outra terem um encontro com o erro”, emendou.

O ex-presidente se referia à normativa da Receita Federal que aumentava a fiscalização sobre as transações financeiras, incluindo o Pix. Com uma forte atuação nas redes sociais, a oposição conseguiu pressionar o governo a voltar atrás, o que foi visto por especialistas como um tiro no pé.

Bolsonaro não criou o Pix

A afirmação de Bolsonaro sobre ter criado o Pix é falsa. Em 2022, o então candidato usou o Pix como um dos trunfos de seu governo, mas quando a ferramenta foi lançada, em 2020, Bolsonaro não sabia do que se tratava.

Em 5 de outubro daquele ano, cerca de um mês antes do lançamento do Pix, Bolsonaro foi elogiado por um apoiador na saída do Palácio da Alvorada pela iniciativa. Ele confundiu o Pix com um assunto de aviação civil e, quando corrigido pelo apoiador, disse não ter tomado conhecimento.

Na campanha eleitoral de 2022, o sindicato dos servidores do Banco Central (Sinal) rebateu as falas de Bolsonaro sobre o assunto depois de uma entrevista do então presidente ao Jornal Nacional.

Tribuna Livre, com informações do canal  AuriVerde Brasil.

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Limite o uso: 7 dicas para passar menos tempo no instagram

A busca por um uso mais consciente do Instagram é crescente. A plataforma, conhecida por seus conteúdos personalizados, vídeos envolventes e a famosa rolagem infinita, pode facilmente consumir horas do dia sem que o usuário perceba. No entanto, existem estratégias simples e recursos nativos que possibilitam retomar o controle e

Leia mais...

Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Universidade de Brasília (UnB) uniram forças em um diálogo promissor, visando aprofundar a cooperação institucional em prol da pauta vitimária. O encontro, realizado na reitoria da UnB, sinaliza um esforço conjunto para aprimorar o atendimento e fortalecer os direitos

Leia mais...

Jogos assustadores: oito títulos de terror chegando em 2026

O ano de 2026 promete ser um marco para os fãs de jogos de terror, com uma seleção diversificada de títulos que abrangem desde remakes de clássicos até novas propriedades intelectuais com potencial para redefinir o gênero. Prepare-se para uma onda de sustos, atmosferas densas e produções de alta qualidade.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.