16/06/2024

‘Cabelo grisalho’ e ‘verdadeiro comandante do Wagner’: saiba quem é o preferido de Putin para o lugar de Prigojin

Presidente russo propôs a troca de comando do grupo de paramilitares, em reunião com a presença do chefe dos mercenários, cinco dias após o motim fracassado do mês passado, diz CNN

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sugeriu o nome de um novo líder para ocupar a chefia do Grupo Wagner no lugar de Yevgeny Prigojin, que liderou uma rebelião fracassada contra Moscou, no mês passado, segundo a agência de notícias Reuters. A agência aponta Andrey Troshev, um veterano do grupo, que é conhecido como “Sedoi”, que significa “cabelo grisalho” em russo, como o escolhido de Putin.

Segundo as informações da Reuters, o nome de Troshev — com o codinome “Sedoi” —aparece em documentos relacionados a sanções aplicadas pela União Europeia a pessoas ligadas ao regime de Putin, por causa da invasão da Ucrânia. A identidade dele também foi confirmada por documentos oficiais do governo francês, por reportagens na mídia russa e por fontes ouvidas pela Reuters.

A rede CNN diz que, de acordo com a narrativa dos comentários de Putin — que foram divulgados pelo jornal Kommersant — o presidente russo parece ter criado uma divisão entre integrantes de alto escalão do Grupo Wagner e Prigojin.

O paradeiro do chefe do grupo paramilitar permanece um mistério desde a fracassada rebelião contra o Kremlin nos dias 23 e 24 de junho. Há uma semana, o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, afirmou que o líder dos mercenários está na Rússia, onde transita livremente, apesar de acordo para que ele permanecesse no país vizinho. No entanto, ele não foi visto em público desde o levante contra o líder do Kremlin.

Segundo a CNN, o jornal Kommersant relata que as declarações do presidente russo ocorreram durante uma reunião, cinco dias depois da rebelião dos mercenários, em que participaram o próprio Prigojin e outros integrantes de alto escalão do Wagner. A reportagem do jornal, diz a CNN, indica que, entre as opções oferecidas por Putin aos paramilitares, foi sugerido a manutenção das atividades do grupo, sob o comando de “Sedoi” ou “cabelo grisalho” — o comandante paramilitar identificado como Andrey Troshev.

Quem é Andrey Troshev

Andrey Troshev é coronel reformado das forças russas e um dos fundadores do Grupo Wagner, como informa a CNN. Ele nasceu em Leningrado — nome soviético da cidade de São Petersburgo — em 1962, como confirmaram fontes ouvidas pela Reuters, que também descreveram o atual paramilitar como um ex-combatente das então forças soviéticas no Afeganistão, homenageado duas vezes pela bravura com a medalha da Ordem da Estrela Vermelha. Após a queda da União Soviética, Troshev lutou no norte do Cáucaso e ganhou a medalha mais importante do país, de Héroi da Rússia, em 2016, pelo ataque à Palmira, na Síria, contra o Estado Islâmico.

De acordo com a Reuters, canais pró-Wagner no Telegram também confirmam que Troshev é conhecido como “cabelo grisalho” e que é um dos mais antigos comandantes do grupo. A agência também reporta que o jornal Kommersant mencionou que Putin teria dito, durante o encontro, que “Sedoi” “vinha sendo o verdadeiro comandante do Wagner”.

Em um documento da União Europeia a que a Reuters teve acesso, o mercenário é descrito como “diretor-executivo” e fundador do Wagner. “Andrey Troshev se envolveu diretamente nas operações militares do Wagner na Síria”, registra o documento, que ainda completa “e esteve particularmente envolvido na área de Deir al-Zoir. Desse modo, ele oferece contribuição crucial para os esforços de guerra de (o presidente sírio) Bashar al-Assad”.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de reunião no Kremlin Alexander Kazakov/

Foto: AFP/Sputnik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

Justiça expede mandado de prisão contra Maurício Sampaio

Defesa prepara um novo habeas corpus O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) expediu na tarde desta sexta-feira (14), os mandados de prisão de Maurício Sampaio e policial militar reformado Ademá Figueiredo, condenados pelo assassinato do radialista Valério Luiz de Oliveira em 2012. O despacho foi assinado pelo juiz Lourival

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.