26/05/2024

Câmara dos Estados Unidos aciona OEA sobre decisões de Moraes

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Presidente de subcomissão da Câmara dos EUA diz ter recebido denúncias de “violações de direitos humanos” relacionadas a decisões de Moraes

A Câmara dos Estados Unidos enviou à Organização dos Estados Americanos (OEA) um pedido de informações sobre denúncias de “censura”, “abusos de autoridade” e “violações em massa da liberdade de expressão” no Brasil.

O documento é assinado pelo presidente da Subcomissão Global de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes dos EUA, deputado republicano Chris Smith. Ele se refere a decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para bloqueio de perfis em redes sociais e canais de comunicação na web mantidos por acusados de envolvimento nos atos do 8 de Janeiro e em outros que antecederam as depredações.

Chris Smith alega ter recebido, na subcomissão do Congresso americano, “graves alegações” de violação dos direitos humanos no Brasil. A carta foi enviada à presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Roberta Clarke, e ao relator especial para a Liberdade de Expressão da entidade, Pedro José Vaca Villarreal.

“A Subcomissão foi informada sobre graves alegações de violações de direitos humanos cometidas por autoridades brasileiras em grande escala. Mais notavelmente, foram feitas alegações credíveis de violações em massa da liberdade de expressão, incluindo a censura imposta através de abusos da autoridade judicial e o amordaçamento dos meios de comunicação da oposição”, afirma o deputado norte-americano.

“Tendo em vista o mandato da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, e particularmente do relator especial para a Liberdade de Expressão, de promover o respeito aos direitos humanos e à liberdade de expressão, inclusive para monitorar e coletar relatórios relevantes, informações sobre os desdobramentos no Brasil, peço respeitosamente que compartilhe qualquer informação que tenha sobre essas violações dos direitos humanos”, solicitou o congressista.

Smith também questionou o comitê da OEA sobre “passos e medidas” que vêm sendo adotados pela entidade sobre a situação no Brasil e de que formas o Congresso dos EUA poderia atuar na questão.

Em abril, o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA divulgou um relatório no qual acusou os governos do Brasil e dos Estados Unidos de buscar silenciar críticos nas redes sociais. O texto foi publicado após uma série de críticas do bilionário Elon Musk, dono do X, contra determinações de Moraes.

Em suas decisões sigilosas, Alexandre de Moraes costuma justificar que medidas como suspensão de contas de investigados são necessárias para a manutenção do Estado Democrático de Direito.

Deputada expõe foto de Moraes

Durante audiência realizada nesta terça-feira (7/5) pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA, uma foto do ministro Alexandre de Moraes foi exposta pela deputada Elvira Salazar. A audiência debateu os temas da liberdade de expressão e liberdade de imprensa e divulgou trechos de outras decisões de Moraes determinando o bloqueio de perfis no X e em outras redes sociais.

Tribuna Livre, com informações do Portal Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Lula lança obras contra enchentes em Araraquara e exalta Edinho Silva
Lula lança obras contra enchentes em Araraquara e exalta Edinho Silva
SENADOTSE condena Flávio Bolsonaro e Zambelli por associar Lula a satanista
TSE condena Flávio Bolsonaro e Zambelli por associar Lula a satanista
MORO“Julgamento muito técnico, independente”, diz Moro após rejeição de cassação no TSE
“Julgamento muito técnico, independente”, diz Moro após rejeição de cassação no TSE
CÂMARACâmara aprova projeto que pune invasores de terra e atinge o MST
Câmara aprova projeto que pune invasores de terra e atinge o MST
Lira defende consenso pela desoneração da folha das municípios
Lira defende consenso pela desoneração da folha das municípios
Lula anuncia novas regras para renegociação de dívidas dos municípios
Lula anuncia novas regras para renegociação de dívidas dos municípios
'Maioria no Senado é favorável ao fim da reeleição' para o Executivo, diz Pacheco
'Maioria no Senado é favorável ao fim da reeleição' para o Executivo, diz Pacheco
Pimenta reconhece divergência com Leite
Pimenta reconhece divergência com Leite
Brasil Emprestou Valor Bilionário Ao FMI Após Ser Um Dos Maiores Devedores
Brasil Emprestou Valor Bilionário Ao FMI Após Ser Um Dos Maiores Devedores
Lula tem deficit quase igual ao da covid, mesmo sem pandemia
Lula tem deficit quase igual ao da covid, mesmo sem pandemia.
Ministério Público pede multa a Lula por pedir votos para Boulos
Ministério Público pede multa a Lula por pedir votos para Boulos
Senado pede ao STF suspensão de liminar para resolver desoneração
Senado pede ao STF suspensão de liminar para resolver desoneração

DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas

‌Desde 2019, foram construídos 220,52 km; capital tem a segundo maior conjunto de vias para ciclistas no país. GDF trabalha para interligar trechos e aumentar a mobilidade da população A malha cicloviária do Distrito Federal tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, ela tem uma extensão de 687,12 km, distribuída em

Leia mais...

Marinhas do Brasil e dos EUA realizam operação em apoio ao RS

Operação tem como objetivo transferir doações para as vítimas das enchentes no estado de maneira mais ágil A Marinha do Brasil (MB) conduz, na próxima segunda-feira (27/5), uma operação de apoio à população do Rio Grande do Sul em meio à situação de calamidade pública causada pelas enchentes. A ação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.