05/02/2025

Compreenda a iniciativa de concessão da Rodoviária do Plano Piloto.

Com a gestão da rodoviária pelo governo, as soluções para as questões sociais são mais demoradas, e as obras passam por tramitação mais lenta devido à necessidade de contratos específicos | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Em análise na Câmara Legislativa, a proposta de lei do Poder Executivo busca aprimorar o modelo de operação do espaço público frequentado por 650 mil pessoas diariamente.

Com o intuito de aprimorar as condições do Complexo da Rodoviária do Plano Piloto, frequentado por 650 mil pessoas diariamente, o Governo do Distrito Federal (GDF) propôs a concessão da gestão do espaço público por meio de uma parceria público-privada (PPP). O Projeto de Lei nº 2260/2021 autoriza a prestação do serviço, abrangendo reforma, recuperação, ampliação, gestão, operação e exploração da Rodoviária do Plano Piloto e da Galeria dos Estados ao longo de 20 anos.

Esta proposta do Executivo passou pela análise do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), encontrando-se agora em tramitação na Câmara Legislativa (CLDF). Em 5 de dezembro, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e encaminhada para apreciação pelos parlamentares.

Para esclarecer dúvidas acerca do projeto, a Agência Brasília elaborou perguntas e respostas sobre o tema, ressalvando que ajustes podem ocorrer durante o debate na CLDF antes da aprovação.

A Rodoviária do Plano Piloto será privatizada? Não. O governo propõe a concessão da gestão do complexo da Rodoviária do Plano Piloto, abrangendo recuperação, modernização, conservação e exploração, por um período de 20 anos. Todas as obras, serviços e ações da concessionária passarão por análise e autorização prévias dos órgãos competentes do GDF, com fiscalização da Semob.

Qual a vantagem de conceder a Rodoviária do Plano Piloto ao setor privado? O objetivo é proporcionar maior eficiência, dinamismo e segurança às cerca de 650 mil pessoas que transitam diariamente pelo local. A gestão privada permite soluções mais ágeis para questões sociais e uma tramitação mais rápida de obras, contribuindo para a preservação contínua do espaço, vital para os modais de transporte público do DF.

Quais são as principais melhorias propostas pelo projeto de concessão? Os investimentos serão imediatos, abrangendo a modernização do espaço, reorganização das lojas, reforma das baias para ônibus e criação do terminal e baias do BRT. A Rodoviária terá um ambiente adequado e seguro para passageiros e usuários do terminal.

Haverá algum custo a mais para a população? As passagens de ônibus irão aumentar devido à concessão? Não haverá custo adicional para os usuários. O governo utiliza a tarifa técnica, subsidiando o custo do sistema. Caso haja revisão devido à taxa de acostagem a ser paga às empresas de ônibus pela futura concessionária, a modulação da tarifa técnica será ajustada, evitando aumento da passagem para os usuários.

O DF vai pagar pela tarifa de acostagem dos ônibus do DF e do Entorno? Atualmente, as empresas de ônibus não pagam tarifa de acostagem ao GDF. Com a concessão, a taxa será cobrada, sendo responsabilidade das empresas efetuarem o pagamento. O governo e as empresas poderão negociar a forma de pagamento, mas o projeto de concessão não aborda essa negociação. As empresas do Entorno também serão obrigadas a pagar a tarifa de acostagem, sem assumir custos pelo governo do DF.

Os lojistas da rodoviária perderão as permissões atuais? Todos os permissionários terão prioridade para permanecer nos locais que ocupam, mantendo a mesma atividade e sem pagamento de taxas.

A concessão pode afetar também o acesso das pessoas à rodoviária? A concessão não limitará a liberdade de ir e vir dos cidadãos. Pelo contrário, haverá uma reorganização para tornar o deslocamento mais tranquilo, seguro e acessível, especialmente para pessoas com necessidades especiais e ciclistas.

A concessão contempla os estacionamentos ao redor da rodoviária? Por que os estacionamentos passarão a ser cobrados? Os estacionamentos do Setor de Diversões Norte fazem parte do projeto, sendo os superiores e inferiores próximos ao Conjunto Nacional e ao Conic. Eles se tornarão pagos, com toda a receita revertida para a manutenção e modernização da rodoviária. Além disso, a outorga paga ao governo será destinada à melhoria do transporte público coletivo do DF.

O Metrô-DF integra o projeto? O Metrô-DF e suas estações não fazem parte da concessão.

Por que a Galeria do Estados foi incluída no projeto? A Galeria dos Estados foi incorporada para administrar as melhorias feitas pelo GDF nos últimos anos. O controle abrangerá apenas a área de comércios e lojas, mantendo as praças abertas para manifestações populares e culturais.

Houve algum tipo de consulta à população sobre o projeto? Sim. Foi realizado um período de consulta e audiência pública pela Semob, recebendo contribuições que foram analisadas e aproveitadas para aprimorar o projeto. Além disso, o processo foi analisado e aprovado pelo TCDF, Seduh, Iphan e Conplan.

Durante os 20 anos, quem fará a fiscalização da concessão? Um certificador avaliará a empresa concessionária e prestará contas ao GDF dentro do processo. Além disso, a fiscalização e controle das garantias previstas na parceria público-privada ficarão a cargo do GDF, por meio da Semob.

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

Leia também
Novas escolas da rede pública do DF recebem mobiliários para o ano letivo de 2025
Novas escolas da rede pública do DF recebem mobiliários para o ano letivo de 2025
Edital de licitação para construção da rodoviária da Estrutural será lançado nesta terça (4)
Edital de licitação para construção da rodoviária da Estrutural será lançado nesta terça (4)
Conclusão de escavação e montagem de túneis vai permitir funcionamento total do Drenar DF
Conclusão de escavação e montagem de túneis vai permitir funcionamento total do Drenar DF
df 1
Investimento em saúde mental de bombeiros reflete no bom atendimento à população do DF
Morre, aos 87 anos, a ex-deputada Eurides Brito
Morre, aos 87 anos, a ex-deputada Eurides Brito
Agências do trabalhador abrem a semana com 491 vagas para quem busca um emprego
Agências do trabalhador abrem a semana com 491 vagas para quem busca um emprego
Alerta de raios: Saiba como se proteger durante tempestades no Distrito Federal
Alerta de raios: Saiba como se proteger durante tempestades no Distrito Federal
Horta contribui com ressocialização de custodiados e oferece alimentos de qualidade a instituições sociais
Horta contribui com ressocialização de custodiados e oferece alimentos de qualidade a instituições sociais 
Programa de Saneamento Rural impulsiona segurança alimentar e hídrica no DF
Programa de Saneamento Rural impulsiona segurança alimentar e hídrica no DF
Evento oferece consultas gratuitas para mulheres em situação de vulnerabilidade, nesta segunda (3)
Evento oferece consultas gratuitas para mulheres em situação de vulnerabilidade, nesta segunda (3)
Projeto voltado para recuperação do Cerrado e educação ambiental é lançado no Jardim Botânico
Projeto voltado para recuperação do Cerrado e educação ambiental é lançado no Jardim Botânico
Cambuís abrem o calendário de floração de árvores do DF
Cambuís abrem o calendário de floração de árvores do DF

Horta contribui com ressocialização de custodiados e oferece alimentos de qualidade a instituições sociais 

Alimentos cultivados organicamente no Centro de Progressão Penitenciária, com apoio técnico da Emater-DF, são doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social; reeducandos envolvidos ganham o benefício com remição de pena Alface, cenoura, couve, tomate, mandioca, quiabo, pimentão, beterraba, maxixe, entre outros alimentos, são cultivados de modo orgânico na horta

Leia mais...

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Hugo Motta recebeu 444 votos e venceu disputa para presidência da Casa neste sábado (1º/2) O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito, neste sábado (1º/2), presidente da Câmara dos Deputados. Com 444votos, Motta conseguiu ser eleito com folga em relação aos demais candidatos, em primeiro turno. Motta disputou a presidência

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.