19/06/2024

O inaugural atendimento do serviço “DF Libras” teve lugar em Sobradinho.

Programa facilita a comunicação entre pessoas surdas e servidores públicos, com a ajuda de intérpretes que atendem em formato online | Foto: Divulgação/SEPD-DF

O programa lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) simplifica a comunicação entre pessoas surdas e servidores públicos, contando com a assistência de intérpretes que oferecem suporte online.

Nesta terça-feira (12), o “DF Libras” entrou em operação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sobradinho, apresentando o QR Code que viabiliza a interação entre servidores, pessoas surdas e intérpretes da empresa ICOM, responsáveis pelo atendimento. Durante o evento, uma solicitante buscou informações sobre o Cadastro Único e o Benefício de Prestação Continuada.

Ana Lúcia Alves, uma pessoa surda assistida na ocasião, enfatizou a importância da iniciativa para sua independência. Ela comentou: “Sentimos que era necessário isso acontecer, porque nem sempre tínhamos intérpretes disponíveis, e agora ficou muito mais fácil, além de facilitar a nossa autonomia”.

O Governo do Distrito Federal (GDF) planeja estender o “DF Libras” a todos os órgãos do governo, visando tornar os serviços prestados à sociedade acessíveis, com rapidez e comprometimento com quem busca orientação pública.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos, destaca que a ferramenta garantirá autonomia não apenas para o cidadão surdo, mas também para os órgãos que adotarem os totens. Ele ressaltou: “O programa é uma importante conquista alcançada neste governo, pois permite o serviço de interpretação em Libras em tempo real, por meio de videoconferências. A pessoa surda poderá se comunicar de maneira rápida e eficaz”.

Waldimar Carvalho, diretor de Acessibilidade Comunicacional da SEPD-DF, destaca as diversas dificuldades de comunicação enfrentadas por indivíduos surdos, enfatizando que a implementação da CIL On-Line deverá mudar esse cenário. Ele expressou sua satisfação com o lançamento da ferramenta e o apoio oferecido pelo GDF à comunidade surda, destacando que o serviço funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD-DF)

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