18/12/2025

Detalhes do planejamento operacional da segurança pública para o Carnaval de 2024

Com o intuito de assegurar que o Carnaval 2024 transcorra com tranquilidade e segurança, foram definidas as estratégias de atuação das forças de segurança durante as festividades, com medidas específicas para o período compreendido entre os dias 9 e 13 de fevereiro.

O foco principal é garantir a segurança dos foliões e da população em geral; o monitoramento dos blocos de rua será reforçado com o uso de drones.

O Protocolo de Operações Integradas (POI) foi elaborado a partir de reuniões coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), contando com a participação de representantes dos órgãos envolvidos no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), bem como representantes de blocos carnavalescos e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Desde outubro do ano anterior, têm ocorrido reuniões entre os representantes dos órgãos envolvidos, visando a definir as melhores estratégias para a atuação conjunta. O objetivo é garantir a segurança e a tranquilidade dos foliões, sem negligenciar outras questões de segurança no Distrito Federal. O planejamento elaborado para o Carnaval 2024 integra o eixo 1 do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, direcionado para a criação de espaços seguros, alinhado com as principais necessidades da sociedade e promovendo a sinergia entre os órgãos governamentais, não governamentais e a sociedade civil.

Para monitorar a folia, o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 30 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF), estará ativo. Além disso, a segurança dos foliões será reforçada com o monitoramento por meio de câmeras e drones, ampliando a capacidade de monitoramento de multidões e áreas de difícil acesso.

A presença das forças de segurança será centralizada na Cidade da Segurança Pública, uma base localizada no centro da capital, que contará com estrutura montada no estacionamento norte da Torre de TV. A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil realizará vistorias nos dias de folia para verificar a segurança dos blocos, com possível interdição em caso de irregularidades.

O trânsito será gerenciado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com interdições programadas para o Plano Piloto e regiões administrativas, visando garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego. Diversos blocos terão impacto no trânsito, e medidas específicas serão tomadas para minimizar transtornos.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) trabalhará de forma preventiva, com ações de policiamento e fiscalização espalhadas pelas vias urbanas de todas as regiões administrativas. A Polícia Civil do DF estará presente com a Delegacia Móvel, possibilitando o registro de ocorrências policiais e o bloqueio de celulares roubados ou furtados.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuará na prevenção de incêndios e contará com equipes especializadas em atendimento pré-hospitalar. Será realizada uma campanha de conscientização para o Carnaval, destacando temas como respeito à diversidade, combate à violência de gênero, cuidados no trânsito e com a saúde.

Diante disso, qualquer pessoa que se sinta em situação de vulnerabilidade ou perigo durante os eventos pode buscar assistência junto aos agentes de segurança ou acionar a PMDF pelo número 190. A Delegacia Móvel da PCDF estará disponível na Cidade da Segurança, localizada em ponto estratégico no centro de Brasília.

Tribuna Livre, com informações da SSP-DF

Deixe um comentário

Leia também
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Assassino de revisor do Correio é sentenciado a 15 anos de prisão
Assassino de revisor do Correio é sentenciado a 15 anos de prisão
Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas
Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas
José Roberto Arruda se filia ao PSD e sinaliza corrida pelo Buriti
José Roberto Arruda se filia ao PSD e sinaliza corrida pelo Buriti
Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em veículos Alternativos
Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em registros de veículos Alternativos.
Multidão toma a rua do conjunto “J” de Santa Maria em encontro marcado na residência do líder comunitário Edson Cordeiro, com Renata d’Aguiar
Multidão toma a rua do conjunto “J” de Santa Maria em encontro marcado na residência do líder comunitário Edson Cordeiro, com Renata d’Aguiar.
Clube do Gato reabre loja virtual para manutenção dos resgates de animais
Clube do Gato reabre loja virtual para manutenção dos resgates de animais
Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro no Sol Nascente
Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro no Sol Nascente

Governo de Valparaíso de Goiás entrega novas viaturas à AMTT

Investimento reforça a fiscalização, a organização do trânsito e a mobilidade urbana no município A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás realiza, nesta quarta-feira (17), a entrega de novas viaturas à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), reafirmando o compromisso com a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Leia mais...

Ata do Copom defende manutenção da Selic em 15% por período prolongado

Documento aponta inflação pressionada pela demanda, incertezas no cenário interno e externo e reforça cautela na condução da política monetária Em comunicado divulgado nesta terça-feira (16/12), o Comitê de Política Monetária (Copom) defendeu a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano “por um período bastante prolongado”,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.