26/07/2024

DF está há quatro anos livre do sarampo

Esquemas de vacinação contra o sarampo começam com as crianças a partir de um ano, mas também incluem adultos de até 59 anos | Foto: Arquivo/Agência Saúde-DF

Brasil completou dois anos sem a infecção. Vacinação foi fundamental para eliminar a doença, mas é necessário manter a adesão em alta

Unidades básicas de saúde do Distrito Federal e no restante do país contam com vacinas contra o sarampo para imunizar desde bebês a partir de um ano de idade até adultos com 59 anos. O resultado desse esforço é que o Brasil atingiu nesta semana a marca de dois anos livre da doença. No Distrito Federal, o último caso foi registrado em fevereiro de 2020, há mais de quatro anos.

“A eliminação do sarampo, que era uma das principais causas de mortalidade e morbidade infantil antes da introdução das vacinas de maneira ampla, é consequência direta do tremendo sucesso das campanhas de vacinação”, comemora o assessor de mobilização institucional e social para a prevenção de endemias da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Victor Bertollo Gomes Porto. No DF, são mais de 100 salas de vacinação com atendimento de segunda a sexta-feira.

Nem sempre foi assim. De acordo com o Ministério da Saúde, em 1990, o Brasil registrou 61.471 casos de sarampo, com 478 mortes, sendo 19 no Distrito Federal, onde foram confirmados 4.372 casos naquele ano. Apesar de a vacina ser aplicada no país desde 1967, só em 1992 foi feita a primeira campanha nacional de vacinação. O número de casos, então, despencou: em 1995, pela primeira vez, ficou abaixo de mil, com 972. Em 2001, houve apenas um caso.

Em 2016, o Brasil recebeu o título de país livre da doença, porém, em 2018, ocorreram 9.325 casos, com um novo pico de 20.901 em 2019. “O sarampo tem uma enorme capacidade de transmissibilidade. Assim, quando começam a aparecer situações de baixa cobertura vacinal fora do Brasil, sobretudo em regiões da América do Norte e Europa, que possuem grande intercâmbio comercial e de pessoas com o país, aumenta de forma significativa a chegada de pessoas infectadas. Se tivermos coberturas vacinais satisfatórias, isto é, acima de 95%, nosso panorama epidemiológico permanece estável. O grande risco acontece quando aqui também as coberturas vacinais diminuem”, alerta o médico infectologia da SES-DF David Urbaez. Foi o que aconteceu entre 2018 e 2022.

Na capital brasileira, onde há trânsito de pessoas de todas as partes do Brasil e do exterior, a SES-DF se mantém atenta a eventuais casos vindos de outros locais. “A grande maioria dos casos confirmados que ocorreram no DF após 1999 foram importados ou relacionados a importação”, explica a diretora de vigilância epidemiológica da SES-DF, Juliane Malta. Os últimos pacientes diagnosticados aqui tinham vínculo epidemiológico com os estados de Rio de Janeiro e São Paulo: as pessoas haviam viajado para lá e foram diagnosticadas com a doença aqui. Todos foram tratados e tiveram alta.

A vigilância também está de olho na adesão às vacinas. Em 2023, a cobertura vacinal contra o sarampo no DF chegou a 73,7% para a segunda dose do imunizante e 89,5% para a primeira aplicação, índices abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), de 95% para a cobertura vacinal.

“Para continuarmos livre do sarampo, precisamos manter as altas coberturas vacinais, com as cadernetas atualizadas. Lembrando que a vacina contra o sarampo não é só para crianças, é para as pessoas com até 59 anos. Quem está nessa faixa etária, precisa se manter com a vacina tríplice viral atualizada que, além de proteger contra o sarampo, também imuniza contra a caxumba e a rubéola”, finaliza a gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira.

Tribuna Livre, com informações da SES-DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Metrô-DF suspende operação em Ceilândia para troca de trilhos no próximo domingo (21)
Metrô-DF suspende operação em Ceilândia para troca de trilhos no próximo domingo (21)
Viva Flor e monitoramento de agressores preservam a vida de 1,6 mil mulheres no DF
Viva Flor e monitoramento de agressores preservam a vida de 1,6 mil mulheres no DF
Mais 70 famílias em situação de vulnerabilidade deixam as ruas e ganham apartamentos no Sol Nascente
Após seca histórica, indústria do AM acende alerta para clima em 2024
Após seca histórica, indústria do AM acende alerta para clima em 2024
Defesa Civil do RS divulga balanço após chuvas recentes
Defesa Civil do RS divulga balanço após chuvas recentes
Rogério Correia: "Congresso não confia deixar verbas na mão de Nikolas"
Rogério Correia: "Congresso não confia deixar verbas na mão de Nikolas"
Suspeitos de matar crianças em festa infantil são identificadosAlemão, Fabiano, Beirola, Bola Sete e Biscoito são os cinco procurados pela Polícia - (crédito: Redes sociais)
Suspeitos de matar crianças em festa infantil são identificados
Procon acompanha variação de preço do arroz branco no DF
Procon acompanha variação de preço do arroz branco no DF
Suspeito de tráfico é preso após tentar fugir em carro com filha de 5 anos em Goiânia
Suspeito de tráfico é preso após tentar fugir em carro com filha de 5 anos em Goiânia
Gabinete de Guerra de Israel defende responder ataque do Irã; dúvida é como e quando´
Gabinete de Guerra de Israel defende responder ataque do Irã; dúvida é como e quando´
Saiba o que fazer em caso de acidente com escorpiões e como evitá-los
PM salva mulher e crianças de carro arrastado pela chuva, no Setor São Judas Tadeu
PM salva mulher e crianças de carro arrastado pela chuva, no Setor São Judas Tadeu

PF abre investigação para apurar ataque cibernético em Ministério

Criminosos que atuam pela internet realizaram invasão nos sistemas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos A Polícia Federal abriu uma investigação preliminar para apurar o ataque cibernético contra sistemas internos e administrativos do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A investida criminosa ocorreu na terça-feira

Leia mais...

Juiz determina que médica que sequestrou bebê continue na prisão

Audiência de custódia foi realizada no Fórum de Itumbiara na manhã desta quinta-feira (25/7) O processo sobre a médica Cláudia Soares Alves, presa em flagrante pelo sequestro de um recém-nascido, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), na terça-feira (23/7), correrá sob segredo de Justiça. A decisão

Leia mais...

Divulgado edital para as eleições de gestores escolares

Objetivo é preencher as vagas remanescentes de gestores das unidades de ensino da rede pública O edital com as normas do processo eleitoral para a escolha de gestores da rede pública de ensino do Distrito Federal foi publicado nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial do DF (DODF). O objetivo do

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.