24/04/2024

DF já aplicou mais de 1,3 milhão de vacinas em 2023

No Dia Nacional da Imunização, Secretaria de Saúde ressalta ações para ampliar cobertura vacinal

Celebrado em 9 de junho, o Dia Nacional da Imunização é uma data a ser comemorada no Distrito Federal. Somente em 2023, já foram mais de 1,3 milhão de doses aplicadas, envolvendo tanto as vacinas previstas no calendário de rotina quanto as campanhas contra a covid-19 e a influenza.

Os números têm sido alcançados por uma soma de esforços: além das cerca de 100 salas de vacina em funcionamento nos dias úteis, a pasta tem investido nas ações externas, com atividades em espaços públicos como o Zoológico, supermercados, escolas, órgãos públicos, feiras, estações de metrô e outras áreas de grande concentração de pessoas. Outro destaque é o Carro da Vacina, que leva a proteção à casa das pessoas.

“Nessa corrente em busca de aumentarmos a nossa cobertura vacinal, estamos presentes em vários espaços do DF com nossas ações externas. Também temos feito uma busca ativa de toda a população. Não podemos permitir que nenhuma doença imunoprevenível volte a ocupar o nosso território”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Somente no mês de maio, foram mais de 80 mil doses aplicadas nessas ações específicas. O destaque ficou para o dia 27, Dia D de Vacinação, quando foram aplicadas 55.513 doses.

A cada iniciativa, a estratégia tem mostrado sua validade. “Estava em uma reunião perto e já estava indo embora. Achei ótimo ter sido abordada para vacinar”, afirmou a advogada Jéssica Emídio Sousa, que aproveitou a tenda montada junto ao Palácio do Buriti, na quarta-feira (7), para garantir a imunização.

Jorge Azevedo, motorista do Jardim Zoológico de Brasília, também estava em uma agenda de trabalho e aderiu à oportunidade. “Meu pai faleceu de covid-19. A gente tem de tomar. Terá ação no Zoo também, mas decidi não esperar. Já me garanti”, declarou o funcionário.

Proteção Coletiva

Desde o primeiro dia de 2023 até 6 de junho, foram aplicadas pouco mais de 566 mil doses contra a covid-19. Atualmente, a campanha está aberta para todas as pessoas com pelo menos seis meses de idade. É a mesma faixa etária para a qual também está liberada a vacina contra a gripe (influenza). Neste caso, foram outras 572 mil doses aplicadas, muitas vezes na mesma ocasião, já que é possível tomar os dois imunizantes no mesmo dia.

Outras 177 mil doses de vacinas contra outras doenças, como meningite, pólio, pneumonia, hepatite, entre outras, foram aplicadas. Neste caso, conforme o calendário de vacinação.

“Este é um número muito importante. A população tem aderido ao nosso chamado, comparecendo não só a essas ações, mas também às unidades básicas de saúde (UBSs). Quanto mais pessoas protegidas, menor a chance de doenças tão perigosas voltarem a rondar a nossa população, como o sarampo, a pólio e até mesmo a influenza e a covid-19”, apontou a gerente da Rede de Frio Central do DF, Tereza Luiza Pereira.

A dona de casa Marcela Paiva, 31, garantiu sua imunização e de toda família no último Dia D. Ela e as filhas, Sophia, 9, e Ana Luísa, 5, foram até o ponto temporário montado na Estação de Metrô Ceilândia Centro e tomaram as doses dos imunizantes contra covid-19 e influenza. “Esse tipo de ação é muito importante para a gente ter essa proteção contra as doenças e que, às vezes, na correria de todo dia, deixamos passar”, disse Marcela.

O trabalho logístico garante o recebimento das doses enviadas pelo Ministério da Saúde e a distribuição para as salas de vacina em todas as regiões do Distrito Federal. A lista dos locais de vacinação é atualizada diariamente no site da Secretaria de Saúde, inclusive com os locais e horários de atendimento nos fins de semana.

A infectologista pediátrica Marcela Costa, da SES, também destaca a segurança das aplicações. “Todas as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações são seguras, possuem autorização de uso pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e passam por um rígido processo de avaliação de qualidade antes de chegar ao usuário”, garante.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

A secretária Lucilene Florêncio destaca as ações especiais promovidas para aumentar cada vez mais a cobertura vacinal do DF

| Foto: Divulgação/Agência Saúde-DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
As urnas utilizadas na eleição para o Conselho Tutelar recebem dados e informações relacionadas aos candidatos.
As urnas utilizadas na eleição para o Conselho Tutelar recebem dados e informações relacionadas aos candidatos.
A Ouvidoria-Geral já registrou mais de 234 mil atendimentos em 2023.
A Ouvidoria-Geral já registrou mais de 234 mil atendimentos em 2023.
Policial penal é o primeiro do DF a liderar curso de ação tática especial
Policial penal é o primeiro do DF a liderar curso de ação tática especial
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação
Semana começa com 227 vagas nas agências do trabalhador
Semana começa com 227 vagas nas agências do trabalhador
Campanha no metrô alerta para a violência contra a mulher
Campanha no metrô alerta para a violência contra a mulher
Projeto do GDF é premiado em fórum de nutricionistas da assistência social
Projeto do GDF é premiado em fórum de nutricionistas da assistência social
Recuperação da Avenida Sayonara irá beneficiar 8 mil motoristas no Gama
Recuperação da Avenida Sayonara irá beneficiar 8 mil motoristas no Gama
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anuncia um novo recorde anual de temperatura em todas as estações do Distrito Federal
O Inmet anuncia um novo recorde de temperatura em todas as estações do Distrito Federal
Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo
Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo
DF3
Programa de microcrédito do governo gerou quase mil empregos em 2023
Alunas do DF conquistam ouro em etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia
Alunas do DF conquistam ouro em etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua

Nas últimas 24 horas, os bombardeios israelenses mataram 32 palestinos, segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza A guerra entre Israel e Hamas em Gaza completou 200 dias nesta terça-feira (23), sem sinais de que uma trégua estaria próxima, nem de que o movimento islamista estaria disposto a

Leia mais...

Atividade de extensão debaterá saúde mental e políticas públicas

Iniciativa da Universidade do Distrito Federal é aberta para a comunidade acadêmica, bem como para o público externo; inscrições podem ser feitas até o dia 7 de maio “Diálogos sobre saúde mental, políticas públicas e universidade” é o tema da extensão universitária proposta pela docente Kíssila Mendes, da Universidade do

Leia mais...

Equatorial alerta para nova onda de calor em Goiás

Massa de ar quente eleva temperaturas acima da média e deve provocar aumento no consumo de energia nos próximos dias. Goiânia, 23 de abril de 2024 – Os termômetros devem registrar altas temperaturas nesta semana em todo estado. Uma massa de ar quente e seco está influenciando no aumento das

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.