17/11/2025

Enfermeira serial killer é condenada pela morte de sete bebês em caso que chocou Reino Unido

Ela matou os bebês entre junho de 2015 e junho de 2016, aplicando neles injeções letais de ar, quando trabalhava no Hospital Condessa de Chester, na cidade de Chester, noroeste da Inglaterra.

SWNSLucy Letby foi considerada culpada pelo assassinato de sete recém-nascidos e pela tentativa de assassinato de outros seis

A enfermeira Lucy Letby foi considerada culpada nesta sexta-feira (18/8) pelo assassinato de sete recém-nascidos, tornando-se a maior assassina de bebês do Reino Unido em tempos modernos.

Ela matou os bebês entre junho de 2015 e junho de 2016, aplicando neles injeções letais de ar, quando trabalhava no Hospital Condessa de Chester, na cidade de Chester, noroeste da Inglaterra.

Letby também foi considerada culpada da tentativa de assassinato de outros seis bebês na unidade neonatal do hospital, e o júri ficou indeciso com relação a outros quatro casos de tentativa de assassinato.

O júri ouviu evidências durante nove meses, período no qual foram apresentadas alegações de que Letby deliberadamente injetou ar em bebês, alimentou outros à força com leite e envenenou alguns com insulina.

Durante o julgamento, Letby insistiu que não machucou nenhum dos bebês e apontou problemas de falta de higiene e pessoal no hospital.

O promotor disse que Letby estava de plantão no momento em que cada bebê perdeu os sentidos.

Restrições legais impedem a divulgação dos nomes dos bebês ou de quaisquer detalhes que possam identificá-los.

O que se sabe é que, dos sete mortos, cinco eram meninos e duas eram meninas. Dois dos meninos eram irmãos de um grupo de trigêmeos.

O julgamento durou mais de dez meses e acredita-se que seja o mais longo julgamento de assassinato da história do Reino Unido.

Detetives da Polícia de Cheshire acreditam que Lucy Letby pode ser responsável por outros ataques a bebês.

A polícia está revisando todas as 4 mil admissões de bebês nas unidades neonatais dos dois hospitais onde Letby trabalhou entre 2012 e 2016 – o Condessa de Chester e o Hospital para Mulheres de Liverpool.

‘Ela fazia mal a bebês, num ambiente que deveria ser seguro’

“Em suas mãos, substâncias inócuas como ar, leite, fluidos – ou medicamentos como a insulina – se tornariam letais. Ela perverteu seu aprendizado e transformou sua arte em uma arma para infligir dano, sofrimento e morte”, disse nesta sexta-feira a promotora sênior Pascale Jones.

“Repetidamente, ela fazia mal a bebês, em um ambiente que deveria ser seguro para eles e suas famílias”.

A enfermeira “foi encarregada de proteger alguns dos bebês mais vulneráveis… mal sabiam aqueles que trabalhavam ao lado dela que havia um assassino entre eles”, disse Jones.

O ex-diretor do Hospital Condessa de Chester, que estava no comando na época dos assassinatos dos bebês, divulgou um comunicado após a decisão judicial pedindo desculpas pelo ocorrido.

“Todos os meus pensamentos estão com as crianças no centro deste caso e suas famílias e entes queridos neste momento incrivelmente difícil”, disse Tony Chambers, o ex-diretor executivo.

“Sinto muito pelo que todas as famílias passaram.”

Responsáveis pelo hospital teriam ignorado avisos

O principal consultor da unidade, Stephen Brearey, levantou preocupações sobre Letby pela primeira vez em outubro de 2015.

Brearey disse à BBC que os chefes do hospital não investigaram as acusações contra a enfermeira e tentaram silenciar os médicos.

O hospital também demorou a chamar a polícia, apesar de meses de avisos de que a enfermeira poderia estar matando bebês.

Ian Harvey, ex-diretor médico do Countess of Chester Hospital, disse em uma declaração ser necessária uma investigação completa sobre os fatos.

“Acredito que deve haver um inquérito que analise todos os eventos que levaram a este julgamento e vou ajudá-lo da maneira que puder”, disse o ex-diretor médico.

O governo ordenou uma investigação independente após os veredictos contra Lucy Letby.

Serão analisadas pelo governo as “circunstâncias por trás dos assassinatos e tentativas de assassinato de bebês no Hospital Condessa de Chester para ajudar a garantir que as famílias obtenham as respostas de que precisam”.

Quem é Lucy Letby?

Lucy Letby nasceu em 4 de janeiro de 1990 e cresceu em Hereford, no centro-oeste da Inglaterra, com sua mãe e seu pai, John e Susan, que assistiram a grande parte do julgamento da filha da galeria pública.

Letby disse aos jurados que sempre quis trabalhar com crianças. Ela foi a primeira pessoa de sua família a ir para a universidade e estudou enfermagem por três anos na Universidade de Chester.

Durante seus estudos, ela completou vários estágios, a maioria no Hospital Condessa de Chester, onde viria a cometer os crimes pelos quais foi condenada nesta sexta-feira.

Ela se qualificou como enfermeira em setembro de 2011 e começou a trabalhar em tempo integral no hospital a partir de janeiro de 2012 antes de se qualificar para trabalhar com bebês em terapia intensiva na primavera de 2015.

Lucy Letby foi considerada culpada pelo assassinato de sete recém-nascidos e pela tentativa de assassinato de outros seis

BBC Geral  (crédito: SWNS)

Deixe um comentário

Leia também
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar

Ônibus do DF terão adesivos para prevenir acidentes

Medida deve alertar pedestres, ciclistas e motociclistas sobre ponto cego dos motoristas de coletivos A partir de fevereiro de 2026, todos os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal deverão circular com adesivos alertando sobre o risco de acidentes com os coletivos. A medida é prevista na Portaria

Leia mais...

Ios 26.1 ou 18.7.2: qual a melhor atualização para seu iphone?

A Apple disponibilizou duas novas atualizações para iPhone: iOS 26.1 e iOS 18.7.2. Ambas visam aprimorar a segurança e corrigir falhas, mas o iOS 26.1 se destaca pela inclusão de novos recursos. Usuários podem escolher qual atualização instalar. O iOS 26.1 apresenta uma extensa lista de correções, abordando um número

Leia mais...

Prefeitura de Valparaíso de Goiás dá início às obras dos Condomínios São Francisco I, II e III

Empreendimento habitacional será construído pela BP Incorporadora e promete mais moradia, desenvolvimento e qualidade de vida para os valparaisenses. Empreendimento habitacional será construído pela BP Incorporadora e promete mais moradia, desenvolvimento e qualidade de vida para os valparaisenses. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás lança, nesta sexta-feira (14), às 15h30,

Leia mais...

Em 2032, chuva de meteoros rara pode iluminar os céus terrestres

O ano de 2032 poderá ser palco de um evento astronômico singular. O asteroide 2024 YR4, uma rocha espacial com aproximadamente 60 metros de diâmetro, capturou a atenção de astrônomos no ano anterior devido a uma, inicialmente considerada, pequena possibilidade de colisão com a Terra. Embora os cálculos mais recentes

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.