Ações de conscientização serão realizadas até o dia 27 de outubro em estações e trens para orientar mulheres que sofrem ou testemunham diferentes tipos de violência doméstica
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), em parceria com o Instituto Inside Brasil e com o apoio do Metrô-DF, lançou nesta manhã de quinta-feira (28), na Estação do Metrô Galeria, a campanha “Mulher, não se Cale!”. Essa iniciativa estará em andamento até o dia 27 de outubro e se espalhará por dois trens e diversas estações do Distrito Federal de forma itinerante. O objetivo da SMDF é alcançar diretamente cerca de 30 mil usuários do metrô e, indiretamente, sensibilizar 130 mil pessoas, promovendo conscientização e prevenção da violência contra as mulheres.
Na cerimônia de lançamento, estiveram presentes a vice-governadora Celina Leão, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, o secretário da Segurança Pública, Sandro Avelar, a deputada distrital Jane Klébia e a gerente de Projetos Especiais do Metrô, Letícia Divina. A vice-governadora enfatizou que a luta contra a violência de gênero é uma questão que envolve toda a sociedade, destacando a importância do apoio do Estado para que as mulheres possam sair da vulnerabilidade e romper o ciclo de violência, buscando empregos seguros e criando seus filhos com tranquilidade.
A campanha tem como propósito orientar mulheres que enfrentam ou testemunham violência doméstica, além de conscientizar os homens sobre a importância de não praticarem agressões e ampliar o debate sobre a violência de gênero. Giselle Ferreira, secretária da Mulher, ressalta: “A informação é fundamental para a proteção das mulheres. Vamos expandir a campanha para ocupar espaços públicos do DF e conscientizar a todos de que a causa das mulheres é uma preocupação de todos.”
Para alcançar um público maior, os estandes de divulgação, conscientização e apoio da campanha serão instalados em datas específicas nas estações de metrô Central, Galeria dos Estados, Águas Claras, Praça do Relógio e Ceilândia Centro, locais com maior circulação de pessoas. A equipe de mobilizadores, treinada pela SMDF, abordará as pessoas sobre os diferentes tipos de violência, seus impactos, causas subjacentes e direitos das mulheres, visando quebrar estereótipos de gênero e promover uma cultura de respeito e igualdade, rompendo o ciclo de violência.
Além disso, a campanha será visível em todas as estações do metrô do Distrito Federal, por meio de adesivos nos trens, escadas, paredes e cartazes. O estande também contará com um ambiente instagramável, projetado para abordar o tema com sensibilidade e encorajar a reflexão. Aqueles que compartilharem fotografias do local em suas redes sociais com a hashtag #mulhernaosecale receberão uma foto de alta qualidade como agradecimento.
As ações presenciais ocorrerão nas seguintes datas e estações:
Estação Galeria: 28 e 29 de setembro, 2 e 3 de outubro
Estação Central: 4, 5, 6, 9 e 10 de outubro
Estação Águas Claras: 11, 13, 16 e 17 de outubro
Estação Praça do Relógio: 18, 19, 20 e 23 de outubro
Estação Ceilândia Centro: 24, 25, 26, 27 e 28 de outubro
A campanha também terá presença visual nas seguintes estações e trens, de 28 de setembro a 28 de outubro:
Samambaia Sul
Furnas
Taguatinga Sul
Guará
Feira
Shopping
Arniqueira
108 Sul
102 Sul
Além disso, a campanha estará presente em trens itinerantes, abrangendo várias estações ao longo do mesmo período.
Com informações da Secretaria da Mulher.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria da Mulher