07/08/2025

‘Grande lei’ de Trump é aprovada no Congresso: qual o impacto para os EUA?

Trump demonstra ter total controle do Partido Republicado ao conter dissidentes - (crédito: Reuters)

Projeto de gastos e impostos é extenso e afeta desde o Medicaid, programa de saúde para pessoas de baixa renda, e a Previdência Social até subsídios para alimentos e energia limpa.

O “grande e belo” projeto de lei de Donald Trump foi aprovado pelo Congresso americano ao passar pela Câmara dos Representantes por 218 votos a 214 nesta quinta-feira (3/7).

Apenas dois dos votos contrários foram dados por membros do Partido Republicano, o mesmo de Trump. Eles faziam parte de um grupo de correligionários de Trump que havia prometido fazer frente ao projeto, mas a maioria foi convencida a aderir. Todos os democratas votaram contra.

O projeto de lei de gastos e impostos de Trump havia sido aprovado pelo Senado na terça-feira (1/7) e já havia passado pela Câmara no final de maio, mas, como foi alterado pelos senadores, teve de voltar à Câmara.

Agora, ele será enviado para Trump para sanção, o que ele indicou que fará nesta sexta-feira (4/7), quando os Estados Unidos comemora sua Independência.

O projeto é extenso e aborda desde o Medicaid, programa de saúde para pessoas de baixa renda, e a Previdência Social até subsídios para alimentos e energia limpa.

O Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês) estima que o projeto de lei pode adicionar US$ 3,3 trilhões aos déficits federais nos próximos dez anos e deixar milhões sem cobertura de saúde. A Casa Branca contesta essa informação.

Entre as medidas, estão:

•             Torna permanentes os cortes de impostos do primeiro governo Trump. Em 2017, Trump aprovou uma legislação que reduziu os impostos para empresas e pessoas físicas na maioria das faixas de renda. Essas medidas deveriam expirar em dezembro;

•             Cria novos requisitos de trabalho para quem se inscrever em planos de saúde subsidiados pelo Medicaid e torna os critérios de elegibilidade mais rigorosos. O CBO afirma que essas medidas podem fazer com que quase 12 milhões de americanos fiquem sem assistência de saúde até o final da próxima década;

•             Faz grandes cortes em programas de energia limpa. Empresas de energia eólica e solar terão isenções fiscais gradualmente reduzidas, e serão eliminadas isenções fiscais para painéis solares residenciais;

•             Acaba com impostos sobre gorjetas. Cumprindo uma das principais promessas de campanha de Trump, o projeto permite que os trabalhadores deixem de pagar impostos sobre um determinado valor das gorjetas e horas extras que recebem.

Aprovação ‘coroa grande fase’ de Trump

Com a aprovação deste projeto de lei, Trump demonstra mais uma vez que seu governo está em um ótimo momento, avalia Gary O’Donoghue, correspondente-chefe da BBC News na América do Norte.

“A aprovação deste projeto de lei vai muito além da soma de suas partes para Donald Trump”, diz O’Donoghue.

“Sim, ele consolida alguns de seus principais objetivos em relação aos cortes de impostos e à política de imigração, mas também representa a coroação de seu controle total do Partido Republicano no Congresso e do país.”

Apesar das objeções de alguns republicanos, Trump os convenceu alguns a irem contra seus princípios de conservadorismo fiscal de longa data e levou outros a colocar sua própria sobrevivência política em risco ao apoiar a medida, pontua O’Donoghue.

“Acrescente a isso uma série de outras vitórias nos últimos dias na Otan, no Oriente Médio e na economia, é difícil não reconhecer que o presidente está em uma grande fase.”

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Leia também
Príncipe Harry é absolvido de acusações de assédio em ONG africana
Príncipe Harry é absolvido de acusações de assédio em ONG africana
A cidade rural no Texas para onde Elon Musk está transferindo seu império empresarial
A cidade rural no Texas para onde Elon Musk está transferindo seu império empresarial
Caminhão baú carregado com frango explode na GO-070 em Itaberaí
Caminhão baú carregado com frango explode na GO-070 em Itaberaí
Análise: Lula fala sobre quase tudo, menos sobre a Venezuela
Análise: Lula fala sobre quase tudo, menos sobre a Venezuela
Zagueiro goiano é campeão da Copa do Brasil Sub-17, com o Fluminense
Zagueiro goiano é campeão da Copa do Brasil Sub-17, com o Fluminense
Os interesses dos idosos avançam de forma vagarosa na Câmara dos Deputados
Os interesses dos idosos avançam de forma vagarosa na Câmara dos Deputados.
MISÉRIA
Opinião:O braço direito de Lula enxovalha Brasília ao invés de ajudá-la
esporte
Confira a escalação da Seleção Brasileira para próximos amistosos
OPINIÃO Alexandre Garcia: Existe crime de opinião no Brasil?
Conselho a Lula: por que não muda de assunto?
Aprenda a viver em qualquer situação e seja feliz com Jesus

Falta de acordo mantém a BR-319 no abandono

Pavimentação da rodovia que liga Manaus a Porto Velho opõe defensores do meio ambiente e políticos e empresários. Enquanto não se chega a uma solução, quem precisa utilizar a estrada amarga o prejuízo A pavimentação da BR-319, que se estende por 918km da Floresta Amazônica entre Manaus e Porto Velho

Leia mais...

Ações de vigilância sanitária protegem a saúde da população

Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado nesta terça (5); órgão da Secretaria de Saúde promove práticas educativas e inspeções Prevenir, diminuir e até eliminar riscos à saúde da população, seja por meio de ações educativas, fiscalizações e, se necessário, apreensões. É essa a meta dos 148 servidores da Vigilância

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.