03/12/2025

Haddad concorda em retirar da medida provisória a reoneração da folha de pagamento.

Os ministros Fernando Haddad e Alexandre Padilha na reunião com líderes do Senado - (crédito: Diogo Zacarias/MF)

Durante a reunião com líderes do Senado, o ministro comprometeu-se a abordar o assunto por meio de um projeto de lei, o qual será apresentado até sexta-feira.

Durante a crise entre o Congresso e o governo Lula, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, avançaram nas negociações com o Parlamento sobre a Medida Provisória 1.202/2023, que tratava da reoneração da folha de pagamentos e causou desconforto nas duas Casas.

Após uma reunião de duas horas entre Haddad, Padilha e líderes governistas do Senado, foi indicado que um consenso para solucionar a polêmica estava próximo. A expectativa é de que Haddad apresente um projeto de lei alternativo até sexta-feira para evitar que a MP seja devolvida pelo Congresso.

Enviada ao Legislativo no final de dezembro, a MP buscava reonerar a folha de pagamentos de 17 setores da economia, revogar os benefícios concedidos à área de eventos por meio do Perse, extinguir a alíquota reduzida da contribuição previdenciária para determinados municípios e limitar a compensação de créditos decorrentes de decisões judiciais transitadas em julgado.

A ideia era retirar os trechos referentes à reoneração da folha e aos municípios da MP e incluí-los em um novo projeto de lei a ser enviado ao Congresso em regime de urgência. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou que houve acordo sobre o método de encaminhamento da matéria e que o tema da MP gerou grande ruído na mesa.

Ele destacou que a elaboração de um projeto de lei seria a melhor abordagem para fomentar o diálogo e obter votos. Por enquanto, não foi decidido se a alíquota previdenciária reduzida para municípios e o Perse serão mantidos na MP 1.202. O formato da apresentação do projeto, como substitutivo ou nova MP, ainda está indefinido.

Os parlamentares ainda precisam determinar a receita para compensar a despesa resultante da prorrogação da desoneração da folha para 17 setores da economia, que não está prevista no Orçamento. Estimativas apontam que o impacto dessa medida ultrapassa R$ 20 bilhões, excluindo os municípios. O

ministro Haddad demonstrou otimismo em alcançar um acordo com o Congresso e pretende concluir o novo projeto de lei até o final da semana. Ele reiterou que a matéria abordará a reoneração da folha de pagamentos e a questão dos municípios.

A mudança na MP foi solicitada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelos líderes para separar duas das quatro matérias da MP 1.202 em um projeto de lei com urgência constitucional, visando a melhorar o ambiente político.

As conversas estão fluindo melhor no Senado do que na Câmara, segundo reconhecimento dos líderes.

Tribuna Livre, com informações do Ministério da Fazenda

Deixe um comentário

Leia também
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no Itapoã

Vítima apresentava suspeita de fratura na perna direita quando foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) Um acidente de trânsito deixou um motociclista ferido na manhã desta segunda-feira (1º/12), em frente a um supermercado, no Itapoã. A colisão envolveu um Fiat Siena vermelho e uma motocicleta

Leia mais...

Dupla é detida durante roubo de veículo em Ceilândia

Caso ocorreu nessa segunda-feira (1º/12). O veículo subtraído foi recuperado e restituído à vítima Na madrugada dessa segunda-feira (1º/12), policiais flagraram duas pessoas roubando um veículo durante patrulhamento em Ceilândia. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos se separaram e fugiram em direções distintas. Um deles foi localizado em

Leia mais...

Jovem morto por leoa sonhava em ser domador na áfrica

Um jovem de 19 anos, identificado como Gerson de Melo Machado, perdeu a vida em um trágico incidente. Gerson, que sofria de esquizofrenia, nutria o sonho de se tornar domador de leões no continente africano. A história de Gerson é marcada por um ciclo de abandono, violações e a ausência

Leia mais...

Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator

A Microsoft inovou ao lançar o MAI-Image-1, seu primeiro gerador de imagens desenvolvido internamente. A ferramenta representa um avanço estratégico da empresa na construção de inteligências artificiais (IAs) próprias. O modelo transforma descrições textuais em imagens de alta qualidade, caracterizadas por realismo, iluminação apurada e diversidade visual. O MAI-Image-1, acessível

Leia mais...

Brasil conquista novos mercados e impulsiona exportações desde 2023

O Brasil tem expandido sua presença no comércio internacional, alcançando a expressiva marca de 496 novos mercados abertos para seus produtos desde o início de 2023. Essa expansão é resultado de uma série de acordos econômicos estratégicos que visam diversificar os destinos das exportações brasileiras e impulsionar o crescimento econômico

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.