11/12/2025

Idoso de 84 anos é resgatado de telhado por guarda-vidas voluntário

Câmera no capacete de Robson registrou resgates em tragédia do Rio Grande do Sul — Foto: Arquivo pessoal

Eronel Rodrigues foi levado a uma escola municipal transformada em abrigo. Robson da Cruz, de 34 anos, deixou o litoral riograndense para atuar nos resgates.

Idoso de 84 anos é resgatado de telhado por guarda-vidas voluntário

A câmera acoplada no capacete registrou o momento em que Robson da Cruz, de 34 anos, chegou para resgatar um idoso de 84 anos que estava sobre o telhado de uma casa e perguntou: “Seu Leonel, deixa eu falar uma coisa: sabia que o senhor tem o mesmo nome do meu pai?”.

O resgate aconteceu em 4 de maio, em Canoas, na Grande Porto Alegre, um dos municípios mais afetados pelas enchentes que atingiram o estado. A tragédia já deixou mais de 113 mortos e de 140 desaparecidos.

“Eu deitei tranquilo às 21h, não tinha nada de água aqui na rua”, se surpreendeu o idoso, ao ser resgatado. Ele também se lembra de outro alagamento em sua rua, ocorrido quando ele tinha apenas 27 anos de idade.

“Em 1967, peguei a última enchente, aqui [na rua] dava 0,5 metro”, afirma, referindo-se ao nível da água na época, bastante inferior ao visto agora. Naquele ano, Porto Alegre sofreu com uma grande enchente. Apenas depois daquela catástrofe, e já na década de 70, foi construído um sistema para evitar inundações, com diques, casas de bombas e comportas.

Seu Leonel, na verdade, se chama Eronel Rodrigues. Depois do resgate de 4 de maio, foi levado a uma escola municipal temporariamente transformada em abrigo. Lá, encontrou mais solidariedade. A pedagoga Eveline Pacheco, de 36 anos, que atua como voluntária, contou que a primeira preocupação foi conseguir uma bolsa de colostomia, da qual o idoso faz uso.

Depois de conseguir o acessório hospitalar, ela e outros voluntários se uniram para arrecadar recursos para que Eronel reconstrua sua vida, já que ele chegou só com a roupa do corpo e mora sozinho em sua casa.

“Seu Eronel é um homem muito carismático, respeitoso e bondoso, com seus 84 anos de vida, passando por tudo isso, não deixa de ter fé e manter um sorriso no rosto. É um grande guerreiro”, disse Eveline.

Nesta quarta-feira (8), ele gravou um vídeo de agradecimento aos seus resgatistas: “Agradeço pelos salvamentos, vocês são muito simpáticos e de muita coragem”.

Guarda-vidas voluntário usa até uma prancha

O resgate de seu Eronel foi um dos mais marcantes Robson, que há mais de uma semana atua sem parar como voluntário nos resgates. Ele trabalha como guarda-vidas em Tramandaí, no litoral do Rio Grande do Sul.

Até o começo do mês, seu perfil nas redes sociais era marcado por fotos na praia, surfe e dias ensolarados.

O idoso contou que estava indo pescar tainhas, quando viu a tragédia na TV. “Pensei: ‘vai dar enchente outra vez, desta vez eu vou ajudar e ser útil para as pessoas'”, recorda.

Ele mobilizou outros colegas guarda-vidas, e o primeiro ponto de parada foi município de Montenegro. Ao lgongo de mais de uma semana de resgates, também já passou por Canoas e Porto Alegre, e nos próximos dias deve ir para São Leopoldo.

Para os salvamentos, o grupo conta com barcos emprestados e até com uma prancha grande, usada par apraticar stand up paddle. Com ela, já foram resgatadas pessoas ilhadas e animais de estimação.

A câmera no capacete registrou os bastidores dos salvamentos: idosos encharcados, animais acuados pela água e a dificuldade de andar sobre telhados.

Tribuna Livre, com informações do G1

Deixe um comentário

Leia também
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia

Inclusão do projeto na pauta provocou reações dos congressistas, que se dividiram entre defender anistia e criticar a medida O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta 3ª feira (9.dez.2025) projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro. O deputado

Leia mais...

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.