19/12/2025

Inelegibilidade de Bolsonaro repercute entre senadores; confira

Decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi recebida com críticas por aliados e comemoração por governistas Enquanto parlamentares governistas comemoram a decisão, muitos dos aliados de Bolsonaro condenaram a decisão.

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), vice do governo de Bolsonaro, classificou o resultado do processo como cassação da “vontade popular”. “Assim, a justiça eleitoral do Brasil se notabiliza por cassar a vontade popular, como fez com Deltan Dallagnol agora faz com Jair Bolsonaro. ‘Oh, Tempora, Oh Mores’”.

O presidente do PP e ex-ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), foi outro que defendeu Bolsonaro e afirmou que ele foi condenado por ser um líder amado pelo povo.

Já o ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL-RN) usou as redes para expressar solidariedade ao ex-presidente. “Como líder da oposição no Senado, tenho a responsabilidade de defender o legado econômico que nos tirou da maior recessão de nossa história, os valores da família, a vida desde a concepção, o combate à descriminalização das drogas e a defesa das liberdades. Vamos continuar unidos em torno dessas ideias, que são um legado para as futuras gerações”.

Luis Carlos Heinze (PP-RS) considerou ter sido uma manobra para retirar o ex-presidente da corrida eleitoral de 2026. “O TSE ignorou a jurisprudência e decidiu tirar da corrida eleitoral de 2026 um candidato com chances reais, um ex-presidente que obteve 58 milhões de votos no último pleito. Até quando a técnica será desprezada nas decisões judiciais?”.

Jorge Seif (PL-SC) afirmou em vídeo que “as pessoas de bem” apoiam Bolsonaro. “Nada irá apagar a sua história e ninguém poderá cassar a vontade do povo. Somos milhões ao seu lado, capitão! Vamos em frente, com força e fé! Conta comigo, meu presidente, Jair Messias Bolsonaro!”.

Comemorações governistas

Senadores da base do governo, por outro lado, comemoraram a decisão da Corte Eleitoral. Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que Bolsonaro “fez um passeio completo pelo crime – comum, eleitoral e de responsabilidade – e produziu provas contra si”.

Mesmo não compondo mais a base aliada do governo, já que migrou do União Brasil para o Podemos, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que concorreu à corrida presidencial de 2022, pontuou que “não há perseguição política, o que existe é responsabilização pelos atos cometidos”.

Senadores usaram as redes sociais para reagir à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desta sexta-feira (30/6), de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos.

(crédito: AFP)

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-163218_294893_5050
Vara de execuções penais estima progressão de regime para ex-presidente
f1280x720-153034_284709_5050
Na pista! ministro do stf gilmar mendes se separa
logoMPDFT-14
Ministério público do df fiscaliza postos de combustíveis em ação nacional
f1280x720-163434_295109_5050
Arcebispo põe fim à vigília pró-bolsonaro em igreja e enfrenta apoiadores
image-400-aa873f8471b1c5668ea5c9b04d2200b5
Violência contra a mulher: brasil registra números alarmantes em 2024
f1280x720-162693_294368_5050
Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?
image-400-2790deea6825088e5226623ea35e6ac1
Inscrições abertas para webinar sobre violência digital contra mulheres
f1280x720-162634_294309_5050
Ex-presidente do inss é preso sob acusação de receber propina milionária
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª

Marinho aponta “erro grosseiro” no Orçamento e aciona o TCU

Líder da Oposição no Senado afirma que Fazenda subestimou despesas obrigatórias e alerta comissão mista que vota a Lei Orçamentária Anual nesta semana. O senador Rogério Marinho (PL-RN) acionou o TCU (Tribunal de Contas da União) para apurar o que classifica como “erro grosseiro” nas estimativas de despesas obrigatórias do

Leia mais...

Motta é “um procrastinador de problemas”, diz Sóstenes.

Líder do PL critica presidente da Câmara e afirma que poderia disputar o comando da Casa. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta 2ª feira (15.dez.2025), em reunião com jornalistas, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), “procrastina problemas”. Ele também disse que tem interesse

Leia mais...

Governo Lula prestigia entidade investigada na CPMI do roubo aos aposentados

Contag é acusada de haver tirado R$3,4 bilhões em “descontos associativos” sem autorização A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) foi reconduzida pelo governo federal ao Conselho de Participação Social por mais dois anos, mantendo assim sua presença em um dos principais fóruns de articulação entre

Leia mais...

Flávio Bolsonaro vai para cima de Lulinha

Filho de Jair Bolsonaro apresentou representação contra o filho de Lula por possível envolvimento nos crimes apurados no escândalo do INSS Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro decidiu ir para cima de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, que teve seu nome citado recentemente em fatos

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações envolvem trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do estado. As ações são necessárias para garantir mais segurança, estabilidade e qualidade no fornecimento de

Leia mais...

Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas

Polícia deverá apresentar lista organizada de depoimentos sobre o caso e, a partir disso, produzir relatórios Nesta segunda-feira (15/12), a Justiça do Distrito Federal autorizou que a defesa de Adriana Villela tenha acesso completo a provas anexadas ao processo por homicídio qualificado que tramita no Tribunal do Júri de Brasília.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.