27/02/2024

Inscrições para 5,5 mil vagas em escolas técnicas encerram nesta quarta

Cursos ofertados em dez unidades espalhadas pelo DF vão de informática a administração e computação gráfica

As inscrições para os cursos de educação profissional técnica de nível médio e qualificação profissional da Secretaria de Educação (SEE) encerram-se nesta quarta-feira (5). Ao todo, são 5,5 mil vagas em dez unidades em todo o Distrito Federal, disponibilizadas neste link.

Os cursos estão distribuídos em diferentes eixos tecnológicos, como informática, computação gráfica, telecomunicação, eletrotécnica, administração, entre outros. Cada candidato pode inscrever-se em apenas uma unidade, curso, turno e um tipo de vaga.

O interessado também deve observar os centros de educação disponíveis, sendo eles os de Brazlândia – inaugurado pela atual gestão –, Ceilândia, Guará, Planaltina, Plano Piloto e Taguatinga, e as unidades escolares do Centro Educacional 02 do Cruzeiro, Cesas e Cejaep-EaD.Escola Técnica de Ceilândia é uma das unidades escolares com vagas abertas. No total, são 5,5 mil vagas em dez unidades do DF | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência BrasíliaPara inscrever-se nos cursos, o candidato deve estar cursando ou concluído o ensino fundamental (cursos de qualificação profissional), cursando ou ter concluído o ensino médio ou 3º segmento da educação de jovens e adultos (EJA).

A duração dos cursos de qualificação profissional variam entre 160 horas ou 200 horas, e os técnicos vão de um ano a um ano e meio. “A educação profissional, em particular, é essencial para que trabalhadores e trabalhadoras tenham empregabilidade, oportunizem contratações, atendam às demandas e aos arranjos produtivos locais, tenham autonomia e poder de decisão em suas vidas e carreiras. Tudo isso por meio do desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para os nossos tempos”, avalia a diretora de Educação Profissional da Secretaria de Educação, Joelma Bomfim.

A Secretaria de Educação conta com 18 unidades escolares que focam na transformação das pessoas por meio da profissionalização e inserção no mundo do trabalho, gerando mais de 13 mil vagas anuais em cursos de qualificação profissional e técnicos de nível médio.

“Além disso, parcerias estão sendo formadas com o intuito de alcançar um número maior de cidadãos, incentivando a permanência, o êxito e a elevação da escolaridade dos nossos estudantes por meio da educação profissional e tecnológica. Estamos desenhando novos formatos, com a possibilidade de auxílio estudantil, incentivo docente [capacitação e premiações], empreendedorismo pessoal, projeto de vida no itinerário formativo técnico e profissional”, acrescenta a diretora.

Sorteio

‌As vagas são sorteadas e o resultado está previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (7), às 18h, no site da Secretaria de Educação. O sorteio para os candidatos inscritos nas vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) será realizado separadamente, por meio eletrônico, na mesma data, horário e local do sorteio geral.

Após a ocupação das vagas disponíveis em primeira chamada, os candidatos excedentes poderão compor as vagas remanescentes em segunda chamada ou até o preenchimento total das vagas, conforme ordem de classificação no sorteio.

Matrícula

‌O CPF informado no ato da inscrição deverá, obrigatoriamente, ser do candidato que concorrerá à vaga. Após confirmação, as alterações somente poderão ser realizadas por meio do e-mail cadastrado pelo candidato.

A matrícula na primeira chamada, dentro do número de vagas, será realizada presencialmente no período de 10 a 13 de julho, na escola onde o candidato foi contemplado.

‌O candidato deverá apresentar os seguintes documentos (original e cópia):
→ Identidade (RG);
→ CPF;
→ Duas fotos 3×4;
→ Comprovante de residência;
→ Comprovante de escolaridade (declaração, histórico escolar ou diploma).

Os candidatos com deficiência, além dos documentos citados acima, devem apresentar um laudo médico atualizado e cópia simples, atestando tipo e grau de deficiência, emitido nos últimos 12 meses. Para os candidatos com TEA, o laudo médico possui prazo de validade indeterminado.

Unidades escolares com vagas abertas
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola Técnica de Brasília (CEP – ETB)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola de Música de Brasília (CEP-EMB)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola Técnica do Guará Professora Tereza Ondina Maltese (CEP- ETG)
⇒ Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep-EaD)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola Técnica de Ceilândia (CEP-ETC)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola Técnica Deputado Juarezão (CEP-ETDJ)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola Técnica de Planaltina (CEP- ETP)
⇒ Centro de Educação Profissional: Escola de Sabores Oscar (CEP-ESO)
⇒ Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas)
⇒ Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CED 02 Cruzeiro)

‌*Com informações da Secretaria de Educação

Para inscrever-se nos cursos, o candidato deve estar cursando ou concluído o ensino fundamental (cursos de qualificação profissional), cursando ou ter concluído o ensino médio ou 3º segmento da educação de jovens e adultos (EJA).

Foto: Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
As urnas utilizadas na eleição para o Conselho Tutelar recebem dados e informações relacionadas aos candidatos.
As urnas utilizadas na eleição para o Conselho Tutelar recebem dados e informações relacionadas aos candidatos.
A Ouvidoria-Geral já registrou mais de 234 mil atendimentos em 2023.
A Ouvidoria-Geral já registrou mais de 234 mil atendimentos em 2023.
Policial penal é o primeiro do DF a liderar curso de ação tática especial
Policial penal é o primeiro do DF a liderar curso de ação tática especial
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação
Semana começa com 227 vagas nas agências do trabalhador
Semana começa com 227 vagas nas agências do trabalhador
Campanha no metrô alerta para a violência contra a mulher
Campanha no metrô alerta para a violência contra a mulher
Projeto do GDF é premiado em fórum de nutricionistas da assistência social
Projeto do GDF é premiado em fórum de nutricionistas da assistência social
Recuperação da Avenida Sayonara irá beneficiar 8 mil motoristas no Gama
Recuperação da Avenida Sayonara irá beneficiar 8 mil motoristas no Gama
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anuncia um novo recorde anual de temperatura em todas as estações do Distrito Federal
O Inmet anuncia um novo recorde de temperatura em todas as estações do Distrito Federal
Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo
Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo
DF3
Programa de microcrédito do governo gerou quase mil empregos em 2023
Alunas do DF conquistam ouro em etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia
Alunas do DF conquistam ouro em etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia

Combate à dengue é tema de quatro cursos online para servidores

Formações são indicadas para profissionais da educação e da saúde. As aulas são gratuitas e online, podendo ser assistidas a qualquer momento pelos participantes A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) oferece quatro cursos relacionados ao combate à dengue para servidores da saúde e da educação. As capacitações são

Leia mais...

DF ultrapassa um milhão de cadastros atualizados no SUS

Mais de 97% das atualizações do Recadastra SUS foram feitas presencialmente; com dados dos usuários mais confiáveis, a rede pública consegue otimizar a fila de espera por exames e consultas Sete meses após lançar a campanha Recadastra SUS, o Distrito Federal chegou a 1.054.928 cadastros atualizados no Sistema Único de

Leia mais...

Caesb disponibiliza serviço gratuito de autoleitura de hidrômetros

Todos os clientes da companhia podem aderir à iniciativa, especialmente aqueles que não conseguem receber leiturista em casa durante o dia Pensando no conforto e bem-estar dos brasilienses, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) disponibiliza o serviço de autoleitura, no qual o próprio usuário fornece a leitura

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.