08/11/2025

Iphone air: aparelho ultrafino não atinge expectativas de venda

Lucas Soares

O iPhone Air, o smartphone mais fino já lançado pela Apple, enfrenta um cenário de vendas abaixo do esperado, com relatos de devoluções e indícios de redução na produção logo após o seu lançamento. A busca por um design inovador parece ter se chocado com as necessidades dos consumidores, gerando um contraste entre a expectativa criada e a realidade do produto.

Um dos exemplos de insatisfação vem de um ex-gerente sênior de produtos da Apple, Robert Purdy, que após um mês de uso, optou por devolver o aparelho. Segundo ele, problemas com a qualidade do som em chamadas no viva-voz, dificuldades na reprodução simultânea de música e, principalmente, a qualidade das fotos, inferior ao iPhone 17 Pro utilizado em seu casamento, foram determinantes para sua decisão.

“O desempenho não foi dos melhores. Eles estão sacrificando tudo”, declarou Purdy, reconhecendo a elegância do design, mas questionando a adequação do Air como um dispositivo principal para o dia a dia.

Levantamentos de mercado apontam para uma baixa adesão ao modelo. Nas primeiras semanas de vendas nos Estados Unidos, apenas um em cada dez compradores de iPhone optou pelo Air. Um indicativo da demanda abaixo do esperado é a disponibilidade imediata do aparelho no site da Apple, contrastando com os prazos de entrega de até três semanas enfrentados pelos modelos da linha iPhone 17.

Dados de uma empresa de pesquisa, revelam que 29% dos compradores de iPhone no último trimestre escolheram modelos da nova geração, com foco nos modelos Pro e Pro Max, deixando o Air em segundo plano.

A busca pela extrema finura do dispositivo resultou em concessões em componentes essenciais. O sistema de som foi simplificado para um único alto-falante superior, eliminando o efeito surround. A câmera traseira conta com apenas uma lente, sem as opções teleobjetiva ou ultra-angular. Além disso, a bateria tem menor capacidade do que a do modelo básico do iPhone 17, que custa menos.

Em resposta à demanda inferior ao esperado, a Apple já teria iniciado ajustes na produção do Air, conforme fontes familiarizadas com a cadeia de suprimentos. Um analista da área prevê um corte de 80% na capacidade produtiva até o início de 2026.

Especialistas do setor avaliam o lançamento do Air como um sucesso de marketing, mas não de vendas. O modelo gerou grande expectativa e atenção em torno de seu lançamento, mas não conseguiu atrair um público amplo. Contudo, o Air pode representar um passo importante na busca da Apple por inovação, abrindo caminho para futuros dispositivos dobráveis.

A Apple não se manifestou sobre o assunto. Em uma teleconferência recente, o CEO da empresa, Tim Cook, afirmou que a empresa está satisfeita com a recepção do iPhone. O Air representa uma das apostas mais ousadas da Apple em design desde o iPhone X, em um momento em que as vendas de smartphones da empresa se mantêm estáveis desde 2021.

Fonte: olhardigital.com.br

Leia também
SamAltman-1200x675-1
Altman e os acordos da openai: um risco calculado ou aposta audaciosa?
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
IRÃQ
Pai de jovem iraniana morta por violar código de vestimenta é preso no Irã
FUGITIVO
Brasileiro capturado: Danilo Cavalcante diz à polícia que planejava fugir
MILLEI
Lula é um "socialista com vocação autoritária", classifica Javier Milei
FORAGIDO
Brasileiro foragido nos EUA trocou tiros com morador e mobiliza 500 policiais

Concurso de Desenho do GDF premia 12 crianças

Trabalhos de filhos, enteados e netos de servidores vão estampar calendário institucional de 2026 A tarde desta quinta-feira (6) foi marcada por sorrisos, cores e emoção no auditório da Escola de Governo (Egov). Doze crianças, entre 5 e 12 anos, foram premiadas na 5ª edição do Concurso de Desenho 2025,

Leia mais...

Avião de carga cai e deixa sete mortos nos EUA

O avião explodiu ao atingir estabelecimentos comerciais perto do aeroporto. Uma longa coluna de fumaça preta foi formada sobre a região Sete pessoas morreram e várias ficaram feridas na terça-feira (4/11) na queda de um avião de carga da empresa de logística UPS logo após a decolagem do Aeroporto Internacional

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.