As partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo provocaram fortes oscilações no consumo de energia elétrica no Brasil, com queda acentuada durante o jogo e retomada expressiva nos intervalos e ao fim da partida. No confronto contra a Escócia, na última quarta-feira (24), a demanda caiu de cerca de 90 mil megawatts (MW) às 19h para uma redução de 9.058 MW até o fim do primeiro tempo, às 19h53, segundo o painel de monitoramento em tempo real do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Antes mesmo do início da partida, o ONS já havia identificado recuo no consumo. Às 18h25, a carga estava em 98 mil MW e caiu 7 mil MW até a bola rolar, o que equivale à carga média de Minas Gerais. Durante a pausa, o consumo voltou a subir: em nove minutos, houve elevação de 5,6 mil MW, volume apontado pelo órgão como a maior rampa de elevação de carga em intervalos de jogos do Brasil nas últimas três Copas do Mundo.
Com o reinício da disputa, a demanda voltou a cair e atingiu o menor nível, de 78.236 MW, às 20h59, três minutos antes do fim da partida. Depois da confirmação da classificação da seleção como líder do grupo C, o consumo voltou a subir 8.546 MW em cerca de 18 minutos.
O ONS informou que mantém uma operação especial durante a Copa para acompanhar oscilações provocadas pela mobilização dos torcedores. Segundo o diretor-geral do órgão, Marcio Rea, o comportamento do público, “da sala de casa às festas de rua”, influencia diretamente a operação do sistema elétrico.
Com informações da Agência Brasil