28/02/2024

Justiça espanhola ordena extradição imediata aos EUA de braço direito de Hugo Chávez

Em sua fuga, o general aposentado de 63 anos passou por cirurgias estéticas, usava bigodes e perucas postiças e mudava de endereço a cada três meses, segundo a polícia, que o prendeu novamente na capital espanhola em setembro de 2021.

A Justiça da Espanha pediu à Interpol, nesta terça-feira (18), que realize imediatamente a extradição para os Estados Unidos do ex-chefe da inteligência militar venezuelana Hugo Carvajal, uma vez que esgotou os recursos para evitá-la.

Em 2020, os EUA acusaram Carvajal, que foi o braço direito do falecido presidente Hugo Chávez no exército da Venezuela por mais de uma década, de tráfico de drogas. Na mesma ação, mais de uma dez outros dirigentes do governo da Venezuela, incluindo Nicolás Maduro, foram acusados.

Nessa época, Carvajal morava em Madri, na Espanha. Em setembro de 2021, a polícia espanhola prendeu o ex-dirigente venezuelano e, desde então, ele está preso em uma penitenciária perto de Madri. Ele nega que tenha se envolvido com o tráfico de cocaína para os EUA.

Extradição da Espanha para os EUA

Antes da decisão da Justiça da Espanha, houve uma discussão sobre o caso no Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH). Na última quinta-feira, essa corte rejeitou um último recurso dos advogados de Carvajal para evitar sua extradição para os EUA.

Carvajal disse que nos EUA ele pode ser condenado à prisão perpétua sem possibilidade de apelação, e, na Europa, isso é considerado tratamento desumano.

Mas o TEDH considerou que Carvajal será julgado por um sistema de garantia, portanto pode se livrar de uma sentença severa caso se declare culpado ou chegar a um acordo com a Justiça dos EUA para reduzir sua sentença. Se, em última instância, for condenado à prisão perpétua, terá sempre a possibilidade de recorrer, então seu recurso foi rejeitado.

Cirurgia estética, perucas e bigodes postiços

Desde que a ordem de prisão foi emitida em Madri, em abril de 2019, Carvajal ficou foragido por mais de 20 meses.

Em sua fuga, o general aposentado de 63 anos passou por cirurgias estéticas, usava bigodes e perucas postiças e mudava de endereço a cada três meses, segundo a polícia, que o prendeu na capital espanhola em setembro de 2021.

Apesar de ter sido um figura importante no regime chavista durante anos, quando Maduro subiu ao poder, Carvajal passou para a oposição.

Acusação nos EUA

Ele é acusado pelos EUA de ter pertencido a um cartel junto com outras autoridades venezuelanas que traficavam drogas com a antiga guerrilha colombiana das Farc.

Um tribunal de Nova York o acusou, em 2011, de ter coordenado o envio de 5,6 toneladas de cocaína da Venezuela para o México em 2006, que posteriormente chegaram aos Estados Unidos, atos que podem levar à prisão perpétua.

Ele afirma que é perseguido por motivos políticos.

Ex-chefe da inteligência venezuelana Hugo Carvajal participou de audiência sobre a sua extradição para os Estados Unidos, no Tribunal Superior de Madri, na Espanha, na quinta-feira (12)

Por France Presse — Foto: Emilio Naranjo / Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

Faço da prioridade da população a minha prioridade.

Bem articulado com todos os Poderes de Novo Gama, dentre eles o Executivo,  com DF e demais município do Entorno, Renato Caldas mostra a que veio. Renato Caldas é reconhecido como um dos vereadores mais atuantes de Novo Gama. Sua dedicação e comprometimento com a comunidade são admiráveis, sempre buscando

Leia mais...

Combate à dengue é tema de quatro cursos online para servidores

Formações são indicadas para profissionais da educação e da saúde. As aulas são gratuitas e online, podendo ser assistidas a qualquer momento pelos participantes A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) oferece quatro cursos relacionados ao combate à dengue para servidores da saúde e da educação. As capacitações são

Leia mais...

DF ultrapassa um milhão de cadastros atualizados no SUS

Mais de 97% das atualizações do Recadastra SUS foram feitas presencialmente; com dados dos usuários mais confiáveis, a rede pública consegue otimizar a fila de espera por exames e consultas Sete meses após lançar a campanha Recadastra SUS, o Distrito Federal chegou a 1.054.928 cadastros atualizados no Sistema Único de

Leia mais...

Caesb disponibiliza serviço gratuito de autoleitura de hidrômetros

Todos os clientes da companhia podem aderir à iniciativa, especialmente aqueles que não conseguem receber leiturista em casa durante o dia Pensando no conforto e bem-estar dos brasilienses, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) disponibiliza o serviço de autoleitura, no qual o próprio usuário fornece a leitura

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.