07/12/2025

Kowloon, a cidade murada que se tornou o local mais densamente povoado do mundo no final do século 20.

Em apenas 2,7 hectares de terra, chegaram a viver até 50 mil pessoas em alguns momentos - (crédito: Getty Images)

A demolição de Kowloon marcou o encerramento de um estilo de vida singular em Hong Kong , uma cidade sem leis e serviços mínimos, mas que ostentava um forte senso de comunidade.

Há três décadas, a demolição da cidade murada de Kowloon marcou o encerramento de um modo de vida singular em Hong Kong. Uma porção de terra, deixada como um enclave em meio à Hong Kong controlada pelos britânicos, transformou-se em um dos lugares mais densamente povoados do planeta, com 2,7 hectares da antiga cidade murada permanecendo nominalmente sob o controle da China continental. Essa peculiaridade transformou o local em uma área sem lei. Passaram-se 26 anos desde a transferência de soberania de Hong Kong do Reino Unido para a China e 30 anos desde a demolição de Kowloon, mas aqueles que viveram nessa cidade abarrotada ainda recordam o sentimento especial de comunidade que ela proporcionava.

Kowloon, com suas origens na dinastia Song (960-1279), passou por diversas fases ao longo dos séculos. Mesmo após a cessão da ilha de Hong Kong para os britânicos em 1842, a cidade murada permaneceu sob controle chinês, tornando-se um local peculiar de ausência legal devido à política britânica de não intervenção. Durante a 2ª Guerra Mundial, Kowloon se transformou em lar de imigrantes e grupos ilegais, expandindo-se verticalmente devido à impossibilidade de expansão horizontal.

A cidade murada tornou-se notória por suas condições de vida precárias, criminalidade, prostituição e consumo de drogas, mas, paradoxalmente, ela abrigava uma comunidade unida que resistiu aos esforços do governo de Hong Kong para expulsá-la. Em 1987, antecipando a devolução de Hong Kong à China, os governos chinês e britânico decidiram demolir a cidade murada.

A demolição iniciou-se em março de 1993, marcando o fim de uma era. Atualmente, a área transformou-se em um parque público memorial com um lago. Embora tenha sido um local de vida difícil, Kowloon permanece uma parte preciosa da história de seus antigos moradores, como Albert Ng, agora pastor em Hong Kong, que ainda sonha em voltar, considerando-a seu lar, gostando ou não dessa realidade.

Tribuna Livre, com informações da BBC NEWS

Deixe um comentário

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.