11/12/2025

Lewandowski avalia que abusos policiais são “casos isolados”

Lewandowski reitera ainda durante o discurso que confia nas corporações, mas que o governo não pode compactuar com casos de violência - (crédito: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados)

Ministro da Justiça e Segurança Pública deve baixar ato normativo para prever uso progressivo da força

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que vê com grande preocupação episódios de violência policial e que quer “crer que os abusos são casos isolados”. O comentário do ministro ocorreu durante a 10ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social em Brasília, Lewandowski afirmou ainda que estuda editar um ato normativo que prevê um uso mais progressivo da força policial.

“Se nós queremos ser um país democrático, um país civilizado, as forças de segurança precisam observar rigorosamente os direitos e as garantias de todos os cidadão e cidadãs brasileiras.(…) Queremos evitar o ‘atirar primeiro e perguntar depois’. Eu quero crer que os abusos sejam isolados. São casos gravíssimos de abuso de desrespeito total pelos direitos e garantias fundamentais das pessoas, o que é inadmissível.”

A fala do ministro ocorre depois de que um policial em São Paulo jogou um homem de uma ponte na madrugada do último dia 2 e foi flagrado por câmeras de testemunhas. Lewandowski reitera ainda durante o discurso que confia nas corporações, mas que o governo não pode compactuar com casos de violência.

“É claro que temos grande confiança nas corporações policiais, sejam elas militares ou civis, mas nós não podemos compactuar com esses casos e que esperamos e temos certeza que são casos isolados de violência contra os civis, contra pessoas que são, muitas vezes, meros suspeitos, que são encontrados nas ruas e cidades desse país, vítimas de uma violência absolutamente injustificada”, completa o ministro. 

Tribuna Livre, com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Leia também
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia

Inclusão do projeto na pauta provocou reações dos congressistas, que se dividiram entre defender anistia e criticar a medida O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta 3ª feira (9.dez.2025) projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro. O deputado

Leia mais...

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.