Parlamentar reafirmou a necessidade de o governo melhorar a articulação política
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira, 5, que o Congresso Nacional é conservador e liberal. A fala do parlamentar ocorreu em entrevista à CNN Brasil.
Lira se encontrou hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir questões relacionadas à articulação política do governo.
“O Congresso não é um Congresso que foi eleito progressista de esquerda”, observou Lira. “É um Congresso reformador, liberal, conservador, que tem posicionamentos próprios.”
O presidente da Câmara destacou que a dinâmica política não é a mesma de antes. Agora, os parlamentares sofrem pressão dos eleitores também nas redes sociais. Ele ressaltou a importância de o governo se mobilizar e estar mais atento à articulação política.
Mesmo com as críticas, Lira elogiou a tentativa de Lula de aprovar projetos de interesse do governo. De acordo com o parlamentar alagoano, o governo tem acumulado vitórias em pautas com as quais a Câmara se comprometeu. Essas vitórias se devem a partidos como PSDB, Cidadania, União Brasil, Progressistas e Republicanos, mesmo considerando as dificuldades dessas legendas.
Lira e a reforma tributária
O presidente da Câmara ainda acrescentou que o foco agora será a reforma tributária. “Pedi o envolvimento do governo, e o presidente tem interesse nessa matéria”, informou o parlamentar. “Combinamos que a reforma tributária tem de ir ao plenário da Câmara ainda nesse semestre, antes do recesso parlamentar.”
Nesta segunda-feira, 5, Lira participou de uma reunião com Lula
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados