10/12/2025

Lula embarca para o Japão e Vietnã, com escala nos Estados Unidos

Lula decolou no VC-1, conhecido como o "Aerolula", rumo ao Aeroporto Internacional George Bush, em Huston, no Texas. Depois, embarcará no KC-30, da Força Aérea, rumo a Tóquio. - (crédito: Ricardo Stuckert/PR)

Lula decolou na noite deste sábado (22/3) de Brasília, e fará uma escala em Houston, Texas, para trocar a aeronave. Ele desembarca no Japão na segunda-feira (24).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou neste sábado (22/3) rumo a compromissos no Japão e no Vietnã que terá na próxima semana. O avião presidencial decolou às 20h51 da Base Aérea de Brasília, levando uma comitiva formada por ministros e parlamentares.

Como de praxe, o comando da Presidência da República passa para o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, no momento do embarque. Ele assume como presidente em exercício até a volta do titular.

Lula decolou no VC-1, conhecido como o “Aerolula”, rumo ao Aeroporto Internacional George Bush, em Huston, no Texas. A chegada está prevista para as 4h15 deste domingo (23), no horário local (6h15 no horário de Brasília). O tempo de voo é de pouco mais de sete horas.

O presidente vai trocar de aeronave durante a escala, embarcando no KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), um Airbus A330-200. A escolha ocorreu por conta da maior autonomia da segunda aeronave, que fica entre 12 e 15 horas no ar. Com a mudança, será possível voar direto dos Estados Unidos para o Japão, sem fazer outras paradas.

•             Leia também: “Vamos comprar alguns aviões”, diz Lula após incidente com Aerolula

Por outro lado, o avião é menos confortável que o VC-1, e não tem acesso à internet. Ele usa a mesma configuração utilizada em aeronaves da aviação comercial, com primeira classe, executiva e econômica.

Acompanham Lula os ministros Juscelino Filho (Comunicação), Camilo Santana (Educação), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura), e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

Também estarão presentes os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além dos ex-presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), entre outras autoridades.

Agenda comercial na pauta

A primeira visita será ao Japão, onde Lula chega na segunda-feira (24). O presidente fará uma visita de Estado, com recepção no Palácio Imperial, em Tóquio, pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako. A primeira-dama Rosângela da Silva também estará presente. Lula ainda fará uma reunião bilateral com o primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, e participará de um fórum empresarial.

Já na quinta-feira (27) o presidente e sua comitiva irão a Hanói, no Vietnã, e terá reunião com o primeiro-ministro Pham Minh Chin, entre outros compromissos. Lula embarca de volta ao Brasil no sábado seguinte (29). Nos dois países, Lula quer aumentar o comércio com o Brasil e abrir mercados para produtos brasileiros.

Tribuna Livre, com informações da Secom PR

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.