21/06/2024

Mais de 1,3 mil alunos se formam no 1º ciclo de 2023 do programa RenovaDF

A solenidade, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, contou com a participação do governador Ibaneis Rocha, que fez a entrega simbólica dos diplomas

Após três meses de capacitação profissional e recuperação dos equipamentos públicos do Distrito Federal, os alunos do 1º ciclo de 2023 do programa RenovaDF concluíram a etapa de qualificação e vão para o mercado de trabalho com habilidades básicas de construção civil e formados no curso de auxiliar de manutenção.

Para celebrar o fim desta fase, os 1.305 aprendizes se reuniram no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, para a solenidade de formatura. O governador do DF, Ibaneis Rocha, participou da entrega simbólica dos diplomas, ao lado de diversas autoridades.

Na cerimônia, o chefe do Executivo local destacou a importância da iniciativa como inserção social, ao qualificar ao mesmo tempo em que oferece uma bolsa auxílio aos participantes durante o curso. “Esse programa tem dado oportunidade para milhares de pessoas do Distrito Federal. A gente tem o orgulho de levar adiante cada um dos seus ciclos, não só pelo que vocês fazem pela cidade, mas pelas oportunidades que vocês levam”, definiu.

Ibaneis aproveitou para dar um conselho aos formandos: “É agarrar as oportunidades e saber que isso é muito importante para dar qualidade de vida para as suas famílias. Tenho certeza que centenas de vocês vão conseguir espaço no mercado de trabalho e vão recomeçar a vida”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, anunciou: “Todas as pessoas que se formaram aqui serão inseridas no banco de dados de intermediação de trabalho, para que a gente possa ofertar esse cadastro para todas as empresas”. O titular da pasta também disse que o histórico aponta que os recém-formados costumam ter empregabilidade no período de sete meses pós-curso.

Diversidade e reconhecimento internacional

Uma das características do programa é a participação ampla do público feminino, que corresponde a 65% dos integrantes, além da presença de imigrantes e indígenas. “Isso é muito importante. A força feminina que é o grande esteio das famílias da cidade. E nós temos a participação de pessoas que vêm de outro países e que não tiveram oportunidade nos próprios países. Abrimos esse programa para a grande população do Distrito Federal”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

Essas particularidades do programa têm feito com que a iniciativa reverbere pelo Brasil e o mundo afora. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, o RenovaDF influenciou projetos no Paraná , fora do Brasil, em Marrocos e Camarões. “Isso para gente é muito gratificante, perceber que os observatórios internacionais olham para o RenovaDF como um programa de inserção social e estão levando isso como uma experiência positiva”, disse.

Também presente à formatura, a representante da Organização Internacional para as Migrações (OIM) Brasil, entidade da Organização das Nações Unidas (ONU), Socorro Tabosa, revelou que o projeto tem servido de exemplo para outros países: “O RenovaDF, para as Nações Unidas, é um exemplo de boa prática que deve ser continuado”.

O presidente em exercício do Sistema Fibra, Pedro Verano, defendeu que o programa é uma parceria de sucesso entre público e privado. “O RenovaDF é emoção do início ao fim. O governo vem com esse lado social e consegue dar tranquilidade por três meses para os estudantes. Pelo lado da indústria, a gente qualifica”, destacou.

Como funciona

O programa RenovaDF é uma parceria da Sedet com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). A ação foi lançada em maio de 2021. Até o ano passado, já haviam sido realizados sete ciclos, quando 11 mil pessoas foram formadas e 1.320 equipamentos públicos reformados em 20 regiões administrativas. Nesta etapa, foram contempladas as regiões do Plano Piloto, Cruzeiro, Planaltina, Paranoá e Ceilândia.

O projeto consiste na qualificação profissional de pessoas desempregadas na área de construção civil. As aulas são ministradas em espaços públicos, como praças, parques infantis, quadras poliesportivas e campos de gramado sintético. Ao mesmo tempo em que os alunos aprendem, ajudam a restaurar equipamentos públicos aplicando as práticas do curso.

O curso tem duração total de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas cada. Em cada uma das fases, o candidato tem direito a uma bolsa no valor de um salário mínimo. Recebe, ainda, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais, além do uniforme do programa.

Atualmente, o 2º ciclo de 2023 está em atuação nas ruas do DF com 1,5 mil alunos. Já o 3º ciclo de 2023 terá a divulgação dos 2,5 mil selecionados para a etapa, que está prevista para começar em 20 de junho. Ao todo, o ano de 2023 terá seis ciclos.

“Nós temos 65% de mulheres nesse programa. A força feminina que é o grande esteio das famílias da cidade. E nós temos a participação de pessoas que vêm de outro países e que não tiveram oportunidade nos próprios países”, destacou o governador Ibaneis Rocha

| Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
As urnas utilizadas na eleição para o Conselho Tutelar recebem dados e informações relacionadas aos candidatos.
As urnas utilizadas na eleição para o Conselho Tutelar recebem dados e informações relacionadas aos candidatos.
A Ouvidoria-Geral já registrou mais de 234 mil atendimentos em 2023.
A Ouvidoria-Geral já registrou mais de 234 mil atendimentos em 2023.
Policial penal é o primeiro do DF a liderar curso de ação tática especial
Policial penal é o primeiro do DF a liderar curso de ação tática especial
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação
Semana começa com 227 vagas nas agências do trabalhador
Semana começa com 227 vagas nas agências do trabalhador
Campanha no metrô alerta para a violência contra a mulher
Campanha no metrô alerta para a violência contra a mulher
Projeto do GDF é premiado em fórum de nutricionistas da assistência social
Projeto do GDF é premiado em fórum de nutricionistas da assistência social
Recuperação da Avenida Sayonara irá beneficiar 8 mil motoristas no Gama
Recuperação da Avenida Sayonara irá beneficiar 8 mil motoristas no Gama
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anuncia um novo recorde anual de temperatura em todas as estações do Distrito Federal
O Inmet anuncia um novo recorde de temperatura em todas as estações do Distrito Federal
Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo
Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo
DF3
Programa de microcrédito do governo gerou quase mil empregos em 2023
Alunas do DF conquistam ouro em etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia
Alunas do DF conquistam ouro em etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia

Por que Vietnã desafia os EUA para receber Putin

A viagem de Putin ao Vietnã está sendo interpretada como uma demonstração do apoio que a Rússia ainda possui na região. Os líderes do Vietnã e da Rússia disseram nesta quinta-feira (20/6) que querem reforçar os laços entre os países em uma reunião na capital vietnamita, Hanói. O presidente do

Leia mais...

Marcos do Val e Gilvan da Federal batem boca em aeroporto

Episódio ocorre logo depois que os políticos protagonizaram uma discussão na CCJ do Senado Federal O senador Marcos do Val (Podemos-ES) e o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) discutiram, na manhã desta quinta-feira (20/6), no Aeroporto de Vitória Eurico de Aguiar Salles, no Espírito Santo. A relação entre os parlamentares

Leia mais...

Chrystian receberia transplante de rim da esposa no final do ano

Chrystian sofria de uma condição genética chamada rim policístico O cantor Chrystian, que faleceu aos 67 anos na última quarta-feira (19), estava se preparando para um transplante de rim no final deste ano, com sua esposa Key Vieira sendo a doadora. Chrystian sofria de uma condição genética chamada rim policístico,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.