23/06/2024

Marina Silva comemora “decisão técnica” do Ibama sobre foz do Amazonas

Ibama negou o pedido da Petrobras para exploração de petróleo e gás natural na foz do Amazonas. “Decisão será cumprida”, diz a ministra

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), defendeu nesta terça-feira (23/5) a “decisão técnica” do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que negou pedido de exploração de petróleo e gás natural na foz do Amazonas.

“O parecer do Ibama foi contrário [à exploração na foz do Amazonas] e, a partir de agora, o que está estabelecido é o cumprimento da lei: todas as frentes de exploração de petróleo e projetos de alta complexidade passarão pela avaliação ambiental estratégica”, declarou Marina.

“É uma decisão técnica e a decisão técnica em um governo republicano, em um governo democrático, ela é cumprida e é respeitada com base em evidência”, completou a ministra do Meio Ambiente.

Marina Silva se encontrou nesta terça com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. A reunião foi mediada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), no Palácio do Planalto, e teve na pauta a negativa para exploração de petróleo e gás natural na foz do Amazonas.

“Foi uma reunião exatamente para trazer as evidências e o procedimento que está estabelecido para o conjunto das ações”, ressaltou Marina.

A Petrobras, por sua vez, anunciou que irá recorrer da decisão do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, que acompanhou um parecer de 10 técnicos do órgão sobre possíveis danos ambientais na exploração de combustíveis fósseis na região.

Abalo no governo Lula

A decisão do Ibama afetou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Marina Silva defendeu anteriormente a não exploração da foz do Amazonas pretendida pela Petrobras. Por outro lado, Silveira destacou que as perfurações seriam destinadas para pesquisas sobre a região.

Entre os atritos está a saída do senador Randolfe Rodrigues, líder do governo Lula no Congresso, da Rede Sustentabilidade, partido da ministra do Meio Ambiente, logo após a decisão do Ibama.

Randolfe então passou a tecer duras críticas contra a decisão do Ibama e declarou que a exploração poderia trazer benefícios socioeconômicos para o seu estado, o Amapá.

Abalo no governo Lula

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Ministro Barroso afirma que a alternância de poder é uma parte essencial da vida.
Ministro Barroso afirma que a alternância de poder é uma parte essencial da vida.
Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
Lula busca sintonia com Lira para tocar acordos
Decisão do STF contra réus do 8/1 é criticada por dupla punição e deve ser alvo de recursos
Decisão do STF contra réus do 8/1 é criticada por dupla punição e deve ser alvo de recursos
TCU pede informações ao governo sobre ações de combate a fraudes em compras internacionais
TCU pede informações ao governo sobre ações de combate a fraudes em compras internacionais
MARCO TEMPORAL
Marco temporal: a histórica vitória dos indígenas no Supremo
DINO
Lula é alertado sobre uma consequência negativa de indicar Dino ao STF
LULA
Lira alerta que governo deve ter cuidados com "excessos" da PF
LULA
Presidente Lula participa de jantar com empresários em Nova York
CONGRESSO
Candidaturas de mulheres e negros sob ataque em propostas no Congresso
voo
Lula vai para Cuba e Estados Unidos, e passa Presidência a Alckmin
RODRIGO
Senado vai apresentar PEC para criminalizar porte de drogas
XANDE
8/1: Defesa de acusado diz que julgamento é político; Moraes rebate

Brasília sediará Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) se une a especialistas globais para promover práticas sustentáveis e políticas de lixo zero Entre 25 e 27 de junho, Brasília será o palco da terceira edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. O evento, que será realizado no Museu Nacional da República, conta

Leia mais...

Mais de 1,5 milhão de pessoas atendidas pelos programas sociais do GDF

Do Cartão Prato Cheio ao Cartão Gás, passando pela Política de Assistência Estudantil, benefícios geraram, desde 2019, investimento de R$ 1,9 bilhão, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social e impulsionando a economia Investir em pessoas e no desenvolvimento delas é uma ação perene do Governo do Distrito Federal (GDF).

Leia mais...

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

Sessão virtual começou hoje e vai até 28 de junho. O Supremo Tribunal Federal (STF) (foto) retomou nesta sexta-feira (21), em Brasília, a discussão sobre o atendimento de pessoas transexuais no Sistema Único de Saúde (SUS).  A Corte julga em plenário virtual a liminar proferida em 2021 pelo ministro Gilmar

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.