23/04/2025

Moraes manda PF investigar presidente da CPI do MST

Parlamentar supostamente participou de ‘atos antidemocráticos’

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou a Polícia Federal investigar o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), por supostamente incentivar ações “antidemocráticas” no Rio Grande do Sul e em Brasília. O deputado foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cujo objetivo é apurar as invasões de terra realizadas pelos militantes.

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região endossou o pedido feito pelo Ministério Público Federal ao STF, alegando que “diversos inquéritos correlatos tramitam de modo concentrado na Suprema Corte, inclusive envolvendo pessoas sem prerrogativa de foro, mas investigadas lá por força de eventual conexão”.

Moraes determinou, então, que a Polícia Federal (PF) dê continuidade às investigações. “Encaminhem-se os autos à PF, para continuidade das investigações”, diz trecho do documento enviado pelo ministro. A documentação referente ao caso foi disponibilizada à PF, na sexta-feira, 19.

CPI do MST

Em 26 de abril, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, leu o requerimento da CPI do MST. Com 171 assinaturas, o requerimento recebeu o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Segundo um levantamento da FPA, desde o início da nova gestão petista, o MST invadiu 35 terras no Brasil.

Foto: Divulgação/MST

Agência Estado

Deixe um comentário

Leia também
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
LULU
Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Mauro Vieira é convocado a esclarecer asilo a ex-primeira-dama do Peru

Comissão de Relações Exteriores do Senado quer aclarar os fundamentos do asilo diplomático para Nadine Heredia. Ida de ministro à audiência deve ocorrer em maio A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (22/4), convite ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos

Leia mais...

Glauber Braga protocola recurso contra cassação na CCJ da Câmara

Deputado levou recurso pessoalmente a Secretaria Geral da Casa, acompanhando de parlamentares e apoiadores O deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) recorreu, nesta terça-feira (22/4), à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara contra a decisão do Conselho de Ética da Casa que cassou seu mandato. Agora, caberá ao colegiado

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.