03/12/2025

Nesta quarta-feira, o Senado deve analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proíbe militares da ativa de participarem de eleições.

O texto, que teve a relatoria de Jorge Kajuru (PSB-GO), determina que candidatos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica só podem ir para a reserva remunerada se tiverem pelo menos 35 anos de serviço - (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O texto proposto visa proibir que os militares das Forças Armadas que se candidatem em eleições permaneçam na ativa, exigindo que passem para a reserva ao registrarem suas candidaturas.

O plenário do Senado tem agendada para esta quarta-feira (7/2) a análise da proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece um aumento de 25 anos no tempo de serviço necessário para que os militares possam se candidatar às eleições sem perder sua remuneração (42/2023). A autoria da proposta é do senador Jaques Wagner (PT-BA), e ela foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em novembro do ano passado.

Em um trecho de sua justificativa, o senador petista afirma: “Para manter a plenitude da segurança externa do país, é fundamental que os militares estejam plenamente focados em sua missão constitucional, sem desviarem seu foco para as atividades políticas, que devem ser deixadas a outras categorias que não tenham a nobre e relevante missão de promover a defesa nacional”.

O texto, relatado por Jorge Kajuru (PSB-GO), estipula que os candidatos das Forças Armadas só poderão ser transferidos para a reserva remunerada se tiverem completado pelo menos 35 anos de serviço. Atualmente, um militar com mais de 10 anos de serviço é temporariamente transferido para uma espécie de inatividade remunerada, conhecida como agregação, e pode retornar à ativa caso não seja eleito.

Se um militar diplomado em um cargo político, ele passa automaticamente para a reserva remunerada, onde continua recebendo pagamento do governo. De acordo com a proposta, se um militar não tiver completado 35 anos de serviço, ele será transferido para a reserva não remunerada no momento do registro de sua candidatura. Atualmente, esse procedimento é aplicado apenas a militares com menos de 10 anos de serviço.

Para ser aprovada, a PEC necessita de duas rodadas de discussão e votação, com o apoio de pelo menos três quintos dos membros do Senado em cada fase, o que corresponde a 41 senadores. Caso seja aprovada, a proposta seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

A iniciativa do Planalto em articular a PEC, em conjunto com o líder do governo no Senado, surge como resposta à politização das Forças Armadas ocorrida durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

Leia também
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no Itapoã

Vítima apresentava suspeita de fratura na perna direita quando foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) Um acidente de trânsito deixou um motociclista ferido na manhã desta segunda-feira (1º/12), em frente a um supermercado, no Itapoã. A colisão envolveu um Fiat Siena vermelho e uma motocicleta

Leia mais...

Dupla é detida durante roubo de veículo em Ceilândia

Caso ocorreu nessa segunda-feira (1º/12). O veículo subtraído foi recuperado e restituído à vítima Na madrugada dessa segunda-feira (1º/12), policiais flagraram duas pessoas roubando um veículo durante patrulhamento em Ceilândia. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos se separaram e fugiram em direções distintas. Um deles foi localizado em

Leia mais...

Jovem morto por leoa sonhava em ser domador na áfrica

Um jovem de 19 anos, identificado como Gerson de Melo Machado, perdeu a vida em um trágico incidente. Gerson, que sofria de esquizofrenia, nutria o sonho de se tornar domador de leões no continente africano. A história de Gerson é marcada por um ciclo de abandono, violações e a ausência

Leia mais...

Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator

A Microsoft inovou ao lançar o MAI-Image-1, seu primeiro gerador de imagens desenvolvido internamente. A ferramenta representa um avanço estratégico da empresa na construção de inteligências artificiais (IAs) próprias. O modelo transforma descrições textuais em imagens de alta qualidade, caracterizadas por realismo, iluminação apurada e diversidade visual. O MAI-Image-1, acessível

Leia mais...

Brasil conquista novos mercados e impulsiona exportações desde 2023

O Brasil tem expandido sua presença no comércio internacional, alcançando a expressiva marca de 496 novos mercados abertos para seus produtos desde o início de 2023. Essa expansão é resultado de uma série de acordos econômicos estratégicos que visam diversificar os destinos das exportações brasileiras e impulsionar o crescimento econômico

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.