03/12/2025

Nesta quarta-feira, o Senado deve analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proíbe militares da ativa de participarem de eleições.

O texto, que teve a relatoria de Jorge Kajuru (PSB-GO), determina que candidatos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica só podem ir para a reserva remunerada se tiverem pelo menos 35 anos de serviço - (crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O texto proposto visa proibir que os militares das Forças Armadas que se candidatem em eleições permaneçam na ativa, exigindo que passem para a reserva ao registrarem suas candidaturas.

O plenário do Senado tem agendada para esta quarta-feira (7/2) a análise da proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece um aumento de 25 anos no tempo de serviço necessário para que os militares possam se candidatar às eleições sem perder sua remuneração (42/2023). A autoria da proposta é do senador Jaques Wagner (PT-BA), e ela foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em novembro do ano passado.

Em um trecho de sua justificativa, o senador petista afirma: “Para manter a plenitude da segurança externa do país, é fundamental que os militares estejam plenamente focados em sua missão constitucional, sem desviarem seu foco para as atividades políticas, que devem ser deixadas a outras categorias que não tenham a nobre e relevante missão de promover a defesa nacional”.

O texto, relatado por Jorge Kajuru (PSB-GO), estipula que os candidatos das Forças Armadas só poderão ser transferidos para a reserva remunerada se tiverem completado pelo menos 35 anos de serviço. Atualmente, um militar com mais de 10 anos de serviço é temporariamente transferido para uma espécie de inatividade remunerada, conhecida como agregação, e pode retornar à ativa caso não seja eleito.

Se um militar diplomado em um cargo político, ele passa automaticamente para a reserva remunerada, onde continua recebendo pagamento do governo. De acordo com a proposta, se um militar não tiver completado 35 anos de serviço, ele será transferido para a reserva não remunerada no momento do registro de sua candidatura. Atualmente, esse procedimento é aplicado apenas a militares com menos de 10 anos de serviço.

Para ser aprovada, a PEC necessita de duas rodadas de discussão e votação, com o apoio de pelo menos três quintos dos membros do Senado em cada fase, o que corresponde a 41 senadores. Caso seja aprovada, a proposta seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

A iniciativa do Planalto em articular a PEC, em conjunto com o líder do governo no Senado, surge como resposta à politização das Forças Armadas ocorrida durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

Leia também
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Os 10 mais vistos: séries e programas que dominam os streamings

Os serviços de streaming se tornaram o principal destino para quem busca entretenimento de qualidade. Neste fim de novembro, uma variedade de produções tem atraído a atenção do público, desde dramas intensos até thrillers cheios de suspense e animes que cativam espectadores de todas as idades. Um levantamento recente aponta

Leia mais...

Cefet: ataque a tiros deixa duas servidoras mortas

Um trágico ataque a tiros em uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) resultou na morte de duas funcionárias da instituição. O autor dos disparos, também servidor do Cefet, é apontado como o responsável pelo ataque. As vítimas eram funcionárias da instituição. As informações preliminares indicam que o

Leia mais...

Último dia para doar roupas para egressos do sistema prisional

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Distrito Federal (GMF/DF), encerra nesta sexta-feira, 28 de novembro, a campanha de arrecadação de roupas e sapatos destinada a egressos do sistema prisional. A iniciativa

Leia mais...

Governo alivia bolso do consumidor com redução na conta de luz

Contas de luz terão um custo menor para os consumidores em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a mudança na bandeira tarifária, que passa da vermelha para a amarela. A alteração representa um alívio no orçamento das famílias, especialmente em um período de maior consumo de energia

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.