22/02/2024

O Brasil está caminhando para possivelmente alcançar um recorde alarmante, com a previsão de registrar até 4,2 milhões de casos de dengue ao longo de 2024.

Para a secretária, o início da campanha de vacinação contra a doença é “uma vitória da ciência”. Foto: Mosquito

“Nunca atingimos essa cifra. Portanto, há uma grande preocupação”, detalhou nesta sexta-feira (9/2) Ethel Maciel, responsável pela Secretaria de Vigilância em Saúde.

O Ministério da Saúde (MS) estima que o Brasil possa registrar, somente em 2024, até 4,2 milhões de casos de dengue, o que estabeleceria um recorde de infectados pela doença na história do país. Nos dois primeiros meses deste ano, a pasta já contabiliza 395.103 casos prováveis.

“A estimativa do Ministério da Saúde é que possamos chegar a 4,2 milhões de casos. Nunca chegamos a esse número. Por isso, a preocupação e também a pressão que isso pode gerar nos serviços de saúde”, explicou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde.

“Estamos observando uma antecipação dos casos que não havíamos visto nas últimas epidemias de dengue. Normalmente, há um aumento nos casos no final de março e início de abril. Este ano, já estamos vendo o crescimento dos casos desde janeiro”, acrescentou.

Vacinas contra a dengue A vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) começou na semana passada, mas será restrita devido à baixa quantidade de doses. Na primeira remessa, foram distribuídas 752.184 doses (confira a distribuição por município abaixo). O Ministério da Saúde espera alcançar a cobertura total da vacina contra a dengue nos 521 municípios, do público-alvo (crianças de 10 a 11 anos), até o final de março.

Para a secretária, o início da campanha de vacinação contra a doença é “uma vitória da ciência”. “Nós, que trabalhamos com doenças infecciosas, estamos celebrando muito este dia, com a primeira dose da vacina no sistema público do mundo”, afirmou.

Ethel Maciel ressalta que o cronograma deve ser seguido rigorosamente devido ao número limitado de doses, que estão “contadas”. “Qualquer desvio do planejado pode causar problemas em toda a nossa operação”.

Além de ter uma população acima de 100 mil habitantes, um dos critérios para definir a prioridade dos municípios – que receberão um número maior de doses e têm prioridade na lista – foi a elevada circulação do sorotipo 2, capaz de causar doença mais grave.

O primeiro lote já foi enviado ao Distrito Federal e Goiás, na quinta-feira (8/2). Nesta sexta-feira (9/2), a capital federal iniciou a campanha de vacinação para o grupo prioritário.

Segundo o ministério, também haverá remessas para municípios da Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão. O envio para os demais está previsto para os próximos dias.

Tribuna Livre, com informações do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
No Brasil, G20 inicia debates sobre aliança global contra a fome
No Brasil, G20 inicia debates sobre aliança global contra a fome
Senado aprova fim da “saidinha” de presos
Senado aprova fim da “saidinha” de presos
Dezessete presos fogem de penitenciária no Piauí
Dezessete presos fogem de penitenciária no Piauí
Caçada aos fugitivos em "terreno complexo"
Caçada aos fugitivos em "terreno complexo"
Fugitivo de Mossoró já havia escapado e justificado fuga em carta; confira
Fugitivo de Mossoró já havia escapado e justificado fuga em carta; confira
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel.
"Oportunidade aproveitada": agentes rechaçam corrupção em fuga de Mossoró
"Oportunidade aproveitada": agentes rechaçam corrupção em fuga de Mossoró
Novas informações sobre a fuga no Rio Grande do Norte são descobertas; confira
Novas informações sobre a fuga no Rio Grande do Norte são descobertas; confira.
Porto da Pedra é rebaixada do Grupo Especial no carnaval do Rio
Porto da Pedra é rebaixada do Grupo Especial no carnaval do Rio
Valdemar Costa Neto sai da sede da Polícia Federal após ser detido
Valdemar Costa Neto sai da sede da Polícia Federal após ser detido.
Mourão convoca as Forças Armadas a responderem aos 'abusos' do STF
Mourão convoca as Forças Armadas a responderem aos 'abusos' do STF.
Eduardo Bolsonaro comentou sobre a operação, afirmando que "Atualmente, a política é conduzida principalmente no Supremo Tribunal Federal (STF)"
Eduardo Bolsonaro comentou sobre a operação, afirmando que "Atualmente, a política é conduzida principalmente no Supremo Tribunal Federal (STF)".

No Brasil, G20 inicia debates sobre aliança global contra a fome

O ministro do Desenvolvimento Social participou da abertura dos três dias de reuniões que discutirão o termo de adesão dos países ao projeto internacional O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, participou nesta quarta-feira (21/2) da primeira reunião da Força Tarefa do G20

Leia mais...

Saúde pública do DF terá o reforço de mais 741 profissionais

Contratação de 200 médicos temporários, 156 enfermeiros e demais profissionais foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha durante evento de combate à dengue no Sol Nascente/Pôr do Sol O Distrito Federal vai ganhar 741 profissionais da saúde para reforçar o quadro de atendimento à população. O anúncio foi feito pelo governador

Leia mais...

Volta às aulas conturbada no CEM 404 Santa Maria

Aluno armado com faca fere o sargento Daniel Matos Na manhã da terça-feira (20), por volta das 11 horas, os policiais do Batalhão Escolar, 1º Sgt Daniel Matos e o 2º Sgt Euzimar, foram solicitados pela diretora do CEM 404 Santa Maria para prestarem apoio, pois havia um aluno na

Leia mais...

Inscritos no programa de voluntariado da Codhab são convocados

Duzentas pessoas passarão por entrevista e análise curricular nos dias 28 e 29 de fevereiro A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) convocou, nesta quarta-feira (20), os inscritos no programa de voluntariado. Ao todo, 200 pessoas foram alistadas no processo seletivo. O Edital nº 77/2024 foi publicado no

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.