10/11/2025

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o ressurgimento global da dengue.

Tedros adhanom relata nesta quarta que o surto de dengue no Brasil faz parte de um grande aumento de casos da doença em escala global - (crédito: AFP PHOTO / RKI / ANDREA MAENNEL / ANDREA SCHNARTENDORFF)

Adhanom declarou que o Brasil está empenhado em conter a doença e destacou a importância de aumentar a produção de vacinas.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, destacou nesta quarta-feira, 7, que o surto de dengue observado no Brasil é parte de um aumento significativo em escala global da doença. Adhanom elogiou os esforços do Brasil em lidar com a situação e por introduzir a vacina contra a dengue no país, acrescentando que a OMS está pronta para auxiliar no desenvolvimento de mais imunizantes. O diretor da OMS está no Brasil desde o início da semana e se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira.

“Estamos observando um surto global, com relatórios da OMS provenientes de 80 países em todas as cinco regiões, exceto a Europa. Há um ressurgimento global da dengue, e acreditamos que isso está relacionado às mudanças climáticas”, afirmou Adhanom.

Ele reconheceu os esforços do Brasil em conter a doença e destacou a importância de aumentar a produção de vacinas. Adhanom mencionou o papel fundamental do Brasil na produção de vacinas contra a COVID-19, enfatizando sua contribuição para o acesso a imunizantes em países mais pobres.

“O Brasil está fazendo o melhor que pode. O foco está no controle dos vetores, mas também há vacinas produzidas pelo Brasil. Embora a produção precise ser aumentada, com os esforços em andamento, acredito que em breve a dengue estará sob controle”, disse ele, acrescentando: “O Brasil é um dos países que está trabalhando na produção local de vacinas. Isso beneficia não só o Brasil, mas principalmente os países de renda baixa e média.”

Adhanom também destacou instituições científicas brasileiras importantes, como o Instituto Butantan e a Fiocruz, e mencionou a parceria em desenvolvimento com o Butantan para acelerar a produção local de novas vacinas avançadas.

Na segunda-feira, Adhanom se encontrou com o presidente Lula no Palácio do Planalto, onde discutiram a possibilidade de o Brasil se tornar um fornecedor de vacinas contra a dengue. Atualmente, o Instituto Butantan está finalizando o desenvolvimento de um imunizante. A única vacina aprovada contra a dengue no Brasil até o momento é a Qdenga, do laboratório Takeda.

O Brasil tem enfrentado um aumento nos casos de dengue desde o final do ano passado, com um total de 364.855 casos prováveis e 40 mortes registradas somente em 2024. Na terça-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um pronunciamento nacional convocando a população a ajudar no combate e prevenção à doença.

Embora a situação exija uma coordenação de emergência, a ministra descartou, por enquanto, a possibilidade de um decreto de emergência nacional, enfatizando que o país está em estado de alerta e preocupação nacional, mas não justifica uma emergência nacional, dadas as diferentes condições socioambientais e regimes de chuva em todo o país.

Tribuna Livre, com informações da Agência Estado

Deixe um comentário

Leia também
lanamento-starlink-scaled-1
Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação
saints-row-iV-scaled-1
Os jogos com edições de colecionador mais caras da história
aisha-bowe-blue-origin-041425-1-4ca5597d02804a429554c51def058c6d-1200x675-1
Mulher negra rompe barreiras e inspira futuras gerações no espaço
iphone-air-perfil-scaled-1
Iphone air: aparelho ultrafino não atinge expectativas de venda
SamAltman-1200x675-1
Altman e os acordos da openai: um risco calculado ou aposta audaciosa?
tech-james-watson-dna-1200x675-1
Pai da genética: james watson, descobridor do dna, falece aos 97 anos
O narcossubmarino transportando 1,7 toneladas de cocaína que foi interceptado no Atlântico
O narcossubmarino transportando 1,7 toneladas de cocaína que foi interceptado no Atlântico
Avião de carga cai e deixa sete mortos nos EUA
Avião de carga cai e deixa sete mortos nos EUA
Trabalhador fica preso sob escombros após desabamento de torre em Roma
Trabalhador fica preso sob escombros após desabamento de torre em Roma
Shein proíbe venda de bonecas sexuais após indignação com aparência infantil dos produtos
Shein proíbe venda de bonecas sexuais após indignação com aparência infantil dos produtos
Relatório entregue a governo Trump por Castro pede sanções antiterrorismo contra Comando Vermelho
Relatório entregue a governo Trump por Castro pede sanções antiterrorismo contra Comando Vermelho
Tarifaço terá audiência decisiva na Suprema Corte nesta quarta, e Trump diz que não vai comparecer
Tarifaço terá audiência decisiva na Suprema Corte nesta quarta, e Trump diz que não vai comparecer

Mulheres aceleram no automobilismo e miram vagas na fórmula 1

O automobilismo, um esporte tradicionalmente dominado por homens, tem visto um aumento significativo no interesse e participação feminina. Apesar de representarem apenas 4% dos pilotos profissionais no Brasil, segundo dados da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o número de mulheres envolvidas no esporte, tanto nas pistas quanto fora delas, está

Leia mais...

Alain Prost Defende: Caso Mosley Deve Ser Interno à FIA

O tetracampeão mundial de Fórmula 1, Alain Prost, manifestou sua opinião sobre o caso envolvendo Max Mosley, ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Prost defende que o escândalo sexual no qual Mosley se viu envolvido deve ser resolvido internamente pela FIA, sem a necessidade de um julgamento público externo.

Leia mais...

Família de Hidrolândia busca por estudante desaparecida

Ana Beatriz saiu de casa para comprar um lanche em um supermercado próximo à sua residência por volta das 9h e não retornou A família de Ana Beatriz, uma estudante de 13 anos de Hidrolândia, pede ajuda para encontrar a adolescente, que desapareceu na manhã de quarta-feira (5). Ela saiu

Leia mais...

Concurso de Desenho do GDF premia 12 crianças

Trabalhos de filhos, enteados e netos de servidores vão estampar calendário institucional de 2026 A tarde desta quinta-feira (6) foi marcada por sorrisos, cores e emoção no auditório da Escola de Governo (Egov). Doze crianças, entre 5 e 12 anos, foram premiadas na 5ª edição do Concurso de Desenho 2025,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.