28/02/2024

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o ressurgimento global da dengue.

Tedros adhanom relata nesta quarta que o surto de dengue no Brasil faz parte de um grande aumento de casos da doença em escala global - (crédito: AFP PHOTO / RKI / ANDREA MAENNEL / ANDREA SCHNARTENDORFF)

Adhanom declarou que o Brasil está empenhado em conter a doença e destacou a importância de aumentar a produção de vacinas.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, destacou nesta quarta-feira, 7, que o surto de dengue observado no Brasil é parte de um aumento significativo em escala global da doença. Adhanom elogiou os esforços do Brasil em lidar com a situação e por introduzir a vacina contra a dengue no país, acrescentando que a OMS está pronta para auxiliar no desenvolvimento de mais imunizantes. O diretor da OMS está no Brasil desde o início da semana e se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira.

“Estamos observando um surto global, com relatórios da OMS provenientes de 80 países em todas as cinco regiões, exceto a Europa. Há um ressurgimento global da dengue, e acreditamos que isso está relacionado às mudanças climáticas”, afirmou Adhanom.

Ele reconheceu os esforços do Brasil em conter a doença e destacou a importância de aumentar a produção de vacinas. Adhanom mencionou o papel fundamental do Brasil na produção de vacinas contra a COVID-19, enfatizando sua contribuição para o acesso a imunizantes em países mais pobres.

“O Brasil está fazendo o melhor que pode. O foco está no controle dos vetores, mas também há vacinas produzidas pelo Brasil. Embora a produção precise ser aumentada, com os esforços em andamento, acredito que em breve a dengue estará sob controle”, disse ele, acrescentando: “O Brasil é um dos países que está trabalhando na produção local de vacinas. Isso beneficia não só o Brasil, mas principalmente os países de renda baixa e média.”

Adhanom também destacou instituições científicas brasileiras importantes, como o Instituto Butantan e a Fiocruz, e mencionou a parceria em desenvolvimento com o Butantan para acelerar a produção local de novas vacinas avançadas.

Na segunda-feira, Adhanom se encontrou com o presidente Lula no Palácio do Planalto, onde discutiram a possibilidade de o Brasil se tornar um fornecedor de vacinas contra a dengue. Atualmente, o Instituto Butantan está finalizando o desenvolvimento de um imunizante. A única vacina aprovada contra a dengue no Brasil até o momento é a Qdenga, do laboratório Takeda.

O Brasil tem enfrentado um aumento nos casos de dengue desde o final do ano passado, com um total de 364.855 casos prováveis e 40 mortes registradas somente em 2024. Na terça-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um pronunciamento nacional convocando a população a ajudar no combate e prevenção à doença.

Embora a situação exija uma coordenação de emergência, a ministra descartou, por enquanto, a possibilidade de um decreto de emergência nacional, enfatizando que o país está em estado de alerta e preocupação nacional, mas não justifica uma emergência nacional, dadas as diferentes condições socioambientais e regimes de chuva em todo o país.

Tribuna Livre, com informações da Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Controvérsia de Lula com Israel ameaça ofuscar plano do Brasil para o G20?
Controvérsia de Lula com Israel ameaça ofuscar plano do Brasil para o G20?
Após comentários de Lula sobre o Holocausto, a oposição pede impeachment e o governo se declara 'indignado' com Israel
Após comentários de Lula sobre o Holocausto, a oposição pede impeachment e o governo se declara 'indignado' com Israel.
Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto é 'ignorante' e 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelense
Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto é 'ignorante' e 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelense
'Putin matou meu marido', diz viúva do opositor russo Navalny
'Putin matou meu marido', diz viúva do opositor russo Navalny
Russos seguem fazendo manifestações em memória do opositor Navalny
Russos seguem fazendo manifestações em memória do opositor Navalny
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel.
Netanyahu diz que terá "dura conversa de repreensão" com embaixador do Brasil
Netanyahu diz que terá "dura conversa de repreensão" com embaixador do Brasil
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, falece na prisão
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, falece na prisão.
Rússia emite mandados de busca e prisão contra líderes europeus; veja quem
Rússia emite mandados de busca e prisão contra líderes europeus; veja quem
Condenado à prisão perpétua homem envolvido na morte do presidente do Haiti
Condenado à prisão perpétua homem envolvido na morte do presidente do Haiti.
Na Venezuela, uma comitiva liderada por María Corina foi alvo de um ataque com paus e pedras
Na Venezuela, uma comitiva liderada por María Corina foi alvo de um ataque com paus e pedras.
Biden confunde Macron com o ex-presidente francês Mitterrand
Biden confunde Macron com o ex-presidente francês Mitterrand.

Nomeados mais 83 agentes de Vigilância Ambiental

Convocação dos novos servidores aprovados foi publicada no DODF desta terça-feira (27) Na edição desta terça (27) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o GDF publicou 83 novas nomeações para o cargo de agente de Vigilância Ambiental em Saúde. A convocação é destinada a preencher os 150 cargos previstos

Leia mais...

Portaria reforça regras para uso correto do Cartão Mobilidade no DF

Orientações da Secretaria de Transportes e Mobilidade estão publicadas na edição desta terça-feira (27) do DODF O uso do Cartão Mobilidade pelos passageiros do Sistema de Transporte Público Coletivo está regulamentado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) em portaria publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial do

Leia mais...

Faço da prioridade da população a minha prioridade.

Bem articulado com todos os Poderes de Novo Gama, dentre eles o Executivo,  com DF e demais município do Entorno, Renato Caldas mostra a que veio. Renato Caldas é reconhecido como um dos vereadores mais atuantes de Novo Gama. Sua dedicação e comprometimento com a comunidade são admiráveis, sempre buscando

Leia mais...

Combate à dengue é tema de quatro cursos online para servidores

Formações são indicadas para profissionais da educação e da saúde. As aulas são gratuitas e online, podendo ser assistidas a qualquer momento pelos participantes A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) oferece quatro cursos relacionados ao combate à dengue para servidores da saúde e da educação. As capacitações são

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.