Biden já teve erros públicos semelhantes no passado. Um dos mais lembrados ocorreu em setembro de 2022, quando chamou uma congressista falecida em uma conferência que ela ajudou a organizar.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma confusão ao mencionar seu homólogo francês, Emmanuel Macron, durante um discurso de campanha compartilhado nas redes sociais. No evento realizado em Las Vegas no domingo (4), o líder americano, de 81 anos, relatou uma anedota sobre a reação de Macron a um discurso durante uma reunião do G7 em 2020.
Ao referir-se ao governante francês, Biden equivocadamente mencionou François Mitterrand, ex-presidente da França que faleceu há quase 30 anos, em vez de Macron. Apesar do erro, o presidente americano corrigiu-se imediatamente, reconhecendo a nacionalidade correta de Macron.
“Mitterrand da Alemanha, quero dizer, da França, olhou para mim e disse: ‘Sabe, o que, por que, por quanto tempo está de volta?'” compartilhou Biden no vídeo do evento. A Casa Branca, posteriormente, corrigiu a transcrição, inserindo o nome correto de Macron entre parênteses.
François Mitterrand governou a França de 1981 a 1995 e faleceu em 1996, enquanto Macron assumiu a presidência do país em 2017.
O vídeo com o erro de Biden rapidamente se disseminou pela rede social, gerando comentários e compartilhamentos. Esse não é o primeiro equívoco público do presidente americano, que já cometeu erros semelhantes no passado, como em setembro de 2022, quando chamou uma congressista falecida durante uma conferência que ela ajudou a organizar.
No contexto político, Donald Trump, antecessor de Biden e possível adversário nas próximas eleições presidenciais, também cometeu erros semelhantes. No mês passado, ele confundiu Nikki Haley, uma rival de partido, com a ex-presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, durante um discurso de campanha, levantando questionamentos sobre sua aptidão mental.
Tribuna Livre, com informações da Agence France-Presse