24/02/2024

O Irã realizou a execução de quatro homens acusados de espionagem em favor de Israel.

Chefe do Exército do Paquistão, General Syed Asim Munir (2D), conversando com o Ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian (E), durante uma reunião em Rawalpindi. - (crédito: Pakistan's Inter Service Public Relation (ISPR) / AFP)

Segundo a Anistia Internacional, a condenação à morte foi proferida contra eles “após um julgamento secreto que claramente careceu de justiça”.

Quatro integrantes da minoria curda no Irã, acusados de espionagem em favor de Israel, foram enforcados nesta segunda-feira (29/1), apesar dos apelos de organizações de direitos humanos que contestaram a imparcialidade do julgamento. Os indivíduos foram detidos em julho de 2022 enquanto planejavam uma operação contra um centro do Ministério da Defesa em Isfahan, região central do Irã, que estava sob responsabilidade do Mossad, conforme relatado pela agência Mizan Online da Autoridade Judiciária Iraniana.

O Ministério da Inteligência anunciou à época ter “identificado uma rede de agentes da organização sionista de espionagem, e todos os seus membros foram detidos”, de acordo com a Mizan. Condenados à morte em setembro de 2023, os quatro foram enforcados na madrugada desta segunda-feira.

A agência judicial informou que esses homens foram recrutados pela Mossad cerca de um ano e meio antes da operação e, posteriormente, foram enviados para países africanos para participar de “cursos de formação em centros militares desses países”.

A execução dos quatro homens, todos com menos de 30 anos, parecia inevitável, e seus familiares foram convocados no domingo para uma última reunião. A Anistia Internacional classificou a sentença de morte como resultado de um “julgamento secreto manifestamente injusto”, baseado em confissões obtidas sob tortura e sem garantias de um processo justo.

Joanna Taimasi, esposa de um dos executados que atualmente reside no exterior, expressou sua indignação nas redes sociais, declarando: “Não vou perdoar nem esquecer o que aconteceu hoje!”. Originários de áreas habitadas por curdos no oeste do Irã, esses jovens foram “privados de seus direitos fundamentais à representação legal, visitas e até mesmo comunicação com suas famílias”, conforme denunciado pela associação pró-direitos curda Hengaw em um comunicado. A entidade lamentou que mesmo segundo os padrões da República Islâmica do Irã, os requisitos mínimos para um julgamento justo não foram atendidos neste caso.

Tribuna Livre, com informações da Agence France-Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Controvérsia de Lula com Israel ameaça ofuscar plano do Brasil para o G20?
Controvérsia de Lula com Israel ameaça ofuscar plano do Brasil para o G20?
Após comentários de Lula sobre o Holocausto, a oposição pede impeachment e o governo se declara 'indignado' com Israel
Após comentários de Lula sobre o Holocausto, a oposição pede impeachment e o governo se declara 'indignado' com Israel.
Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto é 'ignorante' e 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelense
Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto é 'ignorante' e 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelense
'Putin matou meu marido', diz viúva do opositor russo Navalny
'Putin matou meu marido', diz viúva do opositor russo Navalny
Russos seguem fazendo manifestações em memória do opositor Navalny
Russos seguem fazendo manifestações em memória do opositor Navalny
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel.
Netanyahu diz que terá "dura conversa de repreensão" com embaixador do Brasil
Netanyahu diz que terá "dura conversa de repreensão" com embaixador do Brasil
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, falece na prisão
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, falece na prisão.
Rússia emite mandados de busca e prisão contra líderes europeus; veja quem
Rússia emite mandados de busca e prisão contra líderes europeus; veja quem
Condenado à prisão perpétua homem envolvido na morte do presidente do Haiti
Condenado à prisão perpétua homem envolvido na morte do presidente do Haiti.
Na Venezuela, uma comitiva liderada por María Corina foi alvo de um ataque com paus e pedras
Na Venezuela, uma comitiva liderada por María Corina foi alvo de um ataque com paus e pedras.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o ressurgimento global da dengue
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o ressurgimento global da dengue.

Tendas de hidratação contam com apoio do programa Jovem Candango

Adolescentes são responsáveis pela coleta de dados da população para preenchimento de formulários; ao todo, serão remanejados 600 colaboradores, conforme a demanda dos espaços Desde quinta-feira (22), as tendas de hidratação de pacientes com dengue espalhadas pelo Distrito Federal contam com a atuação dos participantes do Jovem Candango. Os adolescentes

Leia mais...

Portaria estabelece procedimentos para regularização fundiária em APMs

Publicação estabelece procedimentos no DF sobre Áreas de Proteção de Mananciais e é um importante instrumento para a preservação das águas e da biodiversidade do Cerrado Nesta sexta-feira (23), foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a Portaria Conjunta nº 2/2024, que estabelece procedimentos de análise técnica para regularização fundiária

Leia mais...

Varjão recebe Dia D de combate à dengue neste sábado (24)

Entre os serviços ofertados estão testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, atendimentos em casos de dengue e vacinação Neste sábado (24) é a vez do Varjão receber o Dia D de combate à dengue. A 7ª edição começa às 9h, na Quadra 2, Conjunto E, Lote 2 da região administrativa.

Leia mais...

Ações de combate à dengue intensificadas no Plano Piloto

Trabalho está sendo realizado diariamente na região com limpeza, retirada de entulhos e capina, além da aplicação de inseticida. Cerca de 50 toneladas de inservíveis são retiradas por dia na região O Governo do Distrital Federal (GDF), por meio da Administração do Plano Piloto, têm intensificado as ações de combate

Leia mais...

Campanha aponta sinais de alerta que antecedem o feminicídio

Material divulgado pela Secretaria da Mulher destaca a importância de estar atenta aos sinais que antecedem crimes violentos cometidos por parceiros, que podem ir desde manipulação até agressões verbais e físicas A cada 24 horas, três mulheres são vítimas de feminicídio no Brasil. O dado alarmante consta da plataforma Violência

Leia mais...

DF terá mais R$ 4 bilhões disponíveis para investimentos

Cenário positivo foi apresentado pelo governador Ibaneis Rocha ao Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Valor pode chegar a R$ 6 bilhões com financiamentos e mudança da nota de crédito da capital da letra C para A O bom cenário econômico do Distrito Federal foi apresentado ao Grupo de Líderes Empresariais

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.