24/02/2024

As indicações de “preparação para guerra” emitidas pela Coreia do Norte

Analistas alertam que Kim Jong-un não deve ser ignorado - (crédito: KCNA)

Rejeitando a possibilidade de reunificação com a Coreia do Sul, Kim Jong-un adota uma postura e medidas mais extremas; especialistas avaliam as implicações práticas disso.

Dois especialistas conceituados em assuntos relacionados à Coreia do Norte chamaram a atenção ao afirmar que o líder do país, Kim Jong-un, estaria se preparando para uma guerra. Segundo esses especialistas, o principal indício desse cenário é a declaração pública de Kim Jong-un, na qual ele descarta o histórico objetivo de reconciliação e reunificação com a Coreia do Sul, apresentando agora os dois países como Estados independentes em estado de guerra entre si.

Robert L. Carlin, ex-especialista da CIA, e Siegfried S. Hecker, cientista nuclear que visitou a Coreia do Norte diversas vezes, expuseram essa análise em um artigo no site especializado 38 North. Essa interpretação causou alarme em Washington e Seul, gerando debates intensos nos círculos que monitoram a situação na Coreia do Norte.

Embora esses analistas vejam sinais de preparação para guerra, a maioria dos especialistas discorda dessa teoria. Entrevistamos sete especialistas na Ásia, Europa e América do Norte, e nenhum deles concordou com a previsão de guerra. Christopher Green, observador de assuntos relacionados à Coreia do centro de estudos Crisis Group, destacou que arriscar todo o regime em um conflito potencialmente cataclísmico não condiz com a abordagem historicamente maquiavélica dos norte-coreanos.

Apesar das divergências sobre a probabilidade de uma guerra, há consenso entre os especialistas de que as recentes ameaças de Kim Jong-un não podem ser ignoradas, e o regime tornou-se mais perigoso. Alguns analistas temem que um ataque de poder ofensivo limitado possa estar nos planos do país.

As ações recentes da Coreia do Norte, como disparos contra uma ilha sul-coreana, testes de mísseis e anúncios de abandono do objetivo de reunificação, geraram tensões. Embora a maioria acredite que uma guerra seja improvável, existe preocupação com a possibilidade de um ataque limitado, como bombardeios ou ocupação de ilhas contestadas.

Essa situação levanta questionamentos sobre as verdadeiras intenções de Kim Jong-un. Alguns especialistas acreditam que as provocações podem ser uma estratégia para atrair a atenção internacional e negociar, enquanto outros veem uma possível tentativa de consolidar o poder internamente. A incerteza em torno das motivações de Kim Jong-un destaca a importância do diálogo e da compreensão para evitar erros de análise e a escalada de conflitos.

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Controvérsia de Lula com Israel ameaça ofuscar plano do Brasil para o G20?
Controvérsia de Lula com Israel ameaça ofuscar plano do Brasil para o G20?
Após comentários de Lula sobre o Holocausto, a oposição pede impeachment e o governo se declara 'indignado' com Israel
Após comentários de Lula sobre o Holocausto, a oposição pede impeachment e o governo se declara 'indignado' com Israel.
Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto é 'ignorante' e 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelense
Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto é 'ignorante' e 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelense
'Putin matou meu marido', diz viúva do opositor russo Navalny
'Putin matou meu marido', diz viúva do opositor russo Navalny
Russos seguem fazendo manifestações em memória do opositor Navalny
Russos seguem fazendo manifestações em memória do opositor Navalny
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel.
Netanyahu diz que terá "dura conversa de repreensão" com embaixador do Brasil
Netanyahu diz que terá "dura conversa de repreensão" com embaixador do Brasil
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, falece na prisão
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, falece na prisão.
Rússia emite mandados de busca e prisão contra líderes europeus; veja quem
Rússia emite mandados de busca e prisão contra líderes europeus; veja quem
Condenado à prisão perpétua homem envolvido na morte do presidente do Haiti
Condenado à prisão perpétua homem envolvido na morte do presidente do Haiti.
Na Venezuela, uma comitiva liderada por María Corina foi alvo de um ataque com paus e pedras
Na Venezuela, uma comitiva liderada por María Corina foi alvo de um ataque com paus e pedras.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o ressurgimento global da dengue
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o ressurgimento global da dengue.

Tendas de hidratação contam com apoio do programa Jovem Candango

Adolescentes são responsáveis pela coleta de dados da população para preenchimento de formulários; ao todo, serão remanejados 600 colaboradores, conforme a demanda dos espaços Desde quinta-feira (22), as tendas de hidratação de pacientes com dengue espalhadas pelo Distrito Federal contam com a atuação dos participantes do Jovem Candango. Os adolescentes

Leia mais...

Portaria estabelece procedimentos para regularização fundiária em APMs

Publicação estabelece procedimentos no DF sobre Áreas de Proteção de Mananciais e é um importante instrumento para a preservação das águas e da biodiversidade do Cerrado Nesta sexta-feira (23), foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a Portaria Conjunta nº 2/2024, que estabelece procedimentos de análise técnica para regularização fundiária

Leia mais...

Varjão recebe Dia D de combate à dengue neste sábado (24)

Entre os serviços ofertados estão testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, atendimentos em casos de dengue e vacinação Neste sábado (24) é a vez do Varjão receber o Dia D de combate à dengue. A 7ª edição começa às 9h, na Quadra 2, Conjunto E, Lote 2 da região administrativa.

Leia mais...

Ações de combate à dengue intensificadas no Plano Piloto

Trabalho está sendo realizado diariamente na região com limpeza, retirada de entulhos e capina, além da aplicação de inseticida. Cerca de 50 toneladas de inservíveis são retiradas por dia na região O Governo do Distrital Federal (GDF), por meio da Administração do Plano Piloto, têm intensificado as ações de combate

Leia mais...

Campanha aponta sinais de alerta que antecedem o feminicídio

Material divulgado pela Secretaria da Mulher destaca a importância de estar atenta aos sinais que antecedem crimes violentos cometidos por parceiros, que podem ir desde manipulação até agressões verbais e físicas A cada 24 horas, três mulheres são vítimas de feminicídio no Brasil. O dado alarmante consta da plataforma Violência

Leia mais...

DF terá mais R$ 4 bilhões disponíveis para investimentos

Cenário positivo foi apresentado pelo governador Ibaneis Rocha ao Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Valor pode chegar a R$ 6 bilhões com financiamentos e mudança da nota de crédito da capital da letra C para A O bom cenário econômico do Distrito Federal foi apresentado ao Grupo de Líderes Empresariais

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.