08/12/2025

O Ministério Público (MP) e a Polícia Federal (PF) indicam que o Primeiro Comando da Capital (PCC) realizou pesquisas sobre os endereços dos parlamentares Arthur Lira e Rodrigo Pacheco como parte de uma “missão”.

Segundo relatório, facção criminosa pesquisou endereços de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco - (crédito: Lula Marques/ Agência Brasil)

Uma investigação conduzida pelo Ministério Público e pela Polícia Federal revelou uma pesquisa detalhada sobre as residências dos presidentes da Câmara e do Senado. Até o momento, não há informações sobre qual seria o propósito dessa ação nem quem seria o responsável pelo plano.

Relatórios de inteligência do Ministério Público Federal de São Paulo e da Polícia Federal indicam que o Primeiro Comando da Capital (PCC) realizou uma minuciosa pesquisa sobre os endereços dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para uma “missão”. No entanto, o documento não especifica qual seria o plano executado. A informação foi divulgada antecipadamente nesta quinta-feira (7/12) pelo jornal Folha de São Paulo.

Conforme apontado pelo Ministério Público, além de levantar a localização das residências oficiais dos líderes do Congresso, a facção criminosa enviou um grupo seleto de membros para Brasília a fim de executar a missão. Em um celular de um dos alvos da investigação, os agentes da PF encontraram fotos aéreas das residências oficiais de Lira e Pacheco, acompanhadas de comentários sobre os imóveis. Essas imagens foram capturadas na internet em 29 de novembro de 2022.

A descoberta desse plano ocorreu no contexto do inquérito que desmantelou uma ação do PCC para sequestrar o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Em setembro, a Justiça Federal do Paraná acatou a denúncia do Ministério Público contra nove suspeitos de planejar o crime.

A polícia também identificou pesquisas sobre imóveis para compra na Península dos Ministros, no Lago Sul, em Brasília, área onde ficam localizadas as residências dos líderes do Legislativo. Para os investigadores, esses dados “demonstram que houve determinação da cúpula para que esse setor do PCC, a célula Restrita, realizasse esses levantamentos das referidas autoridades da República”.

O relatório indica que, em 9 de maio deste ano, dois meses após a operação que visava Sergio Moro, Janeferson Gomes, conhecido como Nefo e apontado como chefe da ‘célula Restrita,’ acionou outros membros do PCC para a missão. Também foram registrados gastos com “aparelhos celulares, aluguel de imóvel, transporte, seguro, IPTU, alimentação, hospedagem, mobília do imóvel, compra de eletroeletrônicos”. Segundo o Ministério Público, pelo menos 44 mil reais foram destinados ao plano da facção.

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

O consumo de energia por data centers está previsto para um aumento exponencial na próxima década, impulsionado principalmente pela expansão da inteligência artificial. Um relatório recente aponta que a demanda energética dessas instalações deverá atingir 106 gigawatts até 2035, um salto considerável em relação aos 40 gigawatts atuais. A expansão

Leia mais...

Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registrou a trajetória do juiz Flavio Augusto Martins Leite, titular do 2º Juizado Especial Cível de Brasília, por meio do Programa História Oral. A entrevista, conduzida pelo desembargador Roberval Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT, ocorreu no Memorial TJDFT –

Leia mais...

Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Ministra Marina Silva recebe atendimento médico após sofrer uma fratura na coluna. O incidente ocorreu durante suas férias, enquanto realizava atividades domésticas. A ministra sentiu uma dor intensa e repentina na região lombar enquanto movia vasos de plantas em sua residência. Diante do desconforto, ela buscou assistência médica imediata. Após

Leia mais...

Justiça condena traficantes que vendiam drogas em festas no DF

O grupo atuava em dois núcleos, de comércio distribuição. Pizzaria no Guará era usada de fachada para movimentar recursos A Justiça do DF condenou oito integrantes de uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas no Distrito Federal. O grupo havia sido investigado pela Polícia Civil (PCDF), durante a Operação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.