28/12/2025

O plano de Haddad para evitar ‘imposto mais caro do mundo’

– o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) calcula que o imposto único pode ser de mais de 28%.

O Ministério da Fazenda está tentando aprovar a reforma tributária no Senado. No entanto, a lista de exceções está pressionando a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) – o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) calcula que o imposto único pode ser de mais de 28%.

Mas o ministro Fernando Haddad já tem algumas cartas na manga para compensar as exceções, caso elas sejam mantidas, e aliviar no IVA. A equipe econômica deve buscar na reforma do imposto de renda uma forma de balancear a reforma tributária sobre consumo.

A princípio, o secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, estimava que o IVA teria uma alíquota em torno de 25%. Por outro lado, ele já alertou que quanto mais exceções, maior será a carga tributária.

Reforma do imposto de renda

Segundo informações do Broadcast, o desgaste público com a divulgação do estudo do Ipea levou a Fazenda a mudar de estratégia e adiar de agosto para o fim do ano o envio ao Congresso da tributação da renda.

A Fazendo já espera encontrar resistência de setores que, hoje, apoiam o atual ministro. Nesta segunda fase da reforma, está pautada a tributação de lucros e dividendos. Haddad já adiantou que não abre mão da taxação sobre lucros provenientes de participações de residentes no Brasil em offshores.

Em entrevista para O Globo, Haddad disse que quer negociar com o empresariado antes de enviar o projeto de lei ao Congresso.

Segundo Appy, parte da reestruturação do Imposto de Renda da Pessoa Física e da folha de pagamentos já está pronta, sendo que o objetivo será corrigir distorções na taxação entre mais ricos e mais pobres. “A ideia é de passar a tributar a distribuição dividendos, mas muito provavelmente com uma redução da tributação nas empresas (IRPJ)”, disse em entrevista ao Inteligência Financeira.

Super-ricos

Haddad também está de olho nos fundos exclusivos, também chamados de ‘super-ricos’. Ontem, após uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira, o ministro afirmou que irá encaminhar proposta para tributar os fundos exclusivos no Orçamento de 2024, que será apreciação do Congresso em agosto.

Os fundos exclusivos atualmente oferecem oportunidades de investimento favoráveis para os brasileiros mais ricos, tributando os rendimentos apenas quando distribuídos aos investidores. Tentativas de tributá-los foram feitas por governos anteriores sem sucesso.

Haddad e equipe econômica querem compensar as exceções da reforma tributária com imposto sobre lucros e dividendos.

 (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-163426_295101_5050
Um estado brasileiro planeja proibir supermercados aos domingos
flavio-bolsonaro-2-640x370
Bolsonaro burla monitoramento eletrônico enquanto filho convoca apoiadores
japonesa-casamento-ia
Casamentos digitais: solitários buscam companhia em inteligência artificial
Ramagem-e1746027118404-770x433-1
Chip internacional de ramagem levanta suspeitas sobre votação do pl antifacção
pessoatomandocafefotomarcossantos015
Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas
AFP__20251027__827N9NR__v3__HighRes__TopshotBrazilUnClimateCop30-620x620-1-e1763291997919
Lobistas de combustíveis fósseis dominam a cop30 com número recorde de participantes
alckmin-apex_mcamgo_abr_170520231818-4
Alckmin saúda corte em tarifas, mas aponta imposto do café como barreira
f1280x720-154594_286269_5050
Alívio na economia: brasil conquista r$ 51 bilhões após acordo tarifário com os eua
54879511412_c116fd07d7_o-1
Trump altera tarifas de importação, mas mantém taxação sobre brasil
Novo título: crédito de carbono em xeque e tensões em santa catarina na revista liberta
min-trabalho-caged_mcamgo_abr_261020221818-3
Pf aponta ex-ministro como peça central em esquema no inss
spotify-logo
Spotify é processado por suposta fraude em streams de artistas famosos

Manchester United vence Newcastle pela Premier League

Dorgu marcou gol que colocou Red Devils na cola da zona de classificação para a Champions O resultado fez os Red Devils subirem para a 5ª posição na tabela, com 29 pontos. Com isso, o time de Manchester colou na zona se classificação para a Uefa Champions League. Esse não

Leia mais...

Olympique de Marselha faz sondagem por Jorge Carrascal, do Flamengo

O atacante Jorge Carrascal entrou no radar do futebol europeu. O atacante Jorge Carrascal entrou no radar do futebol europeu. Nesta semana, o Flamengo recebeu uma sondagem do Olympique de Marselha, da França, para buscar informações sobre a situação do jogador. A diretoria rubro-negra, no entanto, recusou inicialmente qualquer avanço

Leia mais...

Ataque com faca e spray deixa 14 feridos no Japão

Uma pessoa foi detida, segundo a imprensa japonesa Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (16) em um ataque com arma branca em uma fábrica no centro do Japão, durante o qual um líquido não identificado também foi atirado em direção às vítimas. “Catorze pessoas foram levadas pelos serviços

Leia mais...

Zelensky anuncia que se reunirá com Trump em breve

Anúncio ocorre após a última rodada de negociações entre as delegações de Washington e Kiev ter resultado em um plano atualizado de 20 pontos para encerrar a guerra O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse nesta sexta-feira (26) que se reunirá em breve com seu homólogo americano, Donald Trump, como parte

Leia mais...

Filho de Otto Alencar renuncia ao mandato de deputado federal.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou o suplente, Charles Fernandes (PSD-BA), para assumir o mandato de forma definitiva. Com a renúncia de Otto Alencar Filho (PSD-BA) ao mandato de deputado federal na última 3ª feira (23.dez.2025), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já convocou o suplente para

Leia mais...

Abraji repudia ataques contra Malu Gaspar após reportagem sobre Moraes.

Instituição afirma que ataques “misóginos” contra mulheres jornalistas “infelizmente se tornaram comuns”. A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) divulgou na 5ª feira (25.dez.2025) uma nota em que repudiou os ataques on-line sofridos por Malu Gaspar, colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews. Os ataques vieram depois de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.