22/02/2024

O Santos foi eliminado da Copa do Brasil de 2024 após sofrer uma derrota no Brasileirão.

Torcida do Santos durante treino aberto na Vila Belmiro. Foto: Raul Baretta/Santos FC

Com 43 pontos, o time pode atingir no máximo 49 pontos se vencer nas últimas duas rodadas, o que o colocaria, no melhor cenário, na 10ª posição.

A derrota para o Fluminense nesta quarta-feira (29) confirmou a exclusão do Santos entre os 92 times que garantiriam vaga na próxima edição da Copa do Brasil. O resultado estabeleceu que o Santos não possui mais possibilidade matemática de alcançar a oitava posição no Brasileirão. Atualmente com 43 pontos, o Peixe, em seu melhor desempenho nas últimas duas rodadas, poderia atingir apenas 49 pontos, o que o colocaria, no máximo, na 10ª colocação.

A vaga na Copa do Brasil será destinada apenas ao melhor time não classificado para a Libertadores, sendo que o Athletico, atual oitavo colocado com 52 pontos, ocupa essa posição. Apesar de já garantido na próxima edição do torneio devido ao título estadual, o Athletico abriria uma nova vaga para o estado do Paraná caso permaneça em 8º lugar.

A eventual classificação de outros times paulistas não beneficiaria o Santos, que não alcançou as oito primeiras posições no Paulistão. Se o Red Bull Bragantino, atual 6º colocado no Brasileirão, assegurar uma vaga na Libertadores, isso abriria espaço para o Botafogo-SP, 7º colocado no estadual. O Corinthians, em possível 8º lugar no campeonato nacional, não garantiria automaticamente a vaga na Copa do Brasil, pois o próximo na fila seria o Mirassol.

A CBF modificou as regras de classificação para a Copa do Brasil de 2024, distribuindo 80 das 92 vagas para o mata-mata através dos campeonatos estaduais – sendo que São Paulo tem direito a seis, sendo cinco pelo Paulistão. As outras 12 vagas serão destinadas aos campeões da Série B, Copa Verde, Copa do Nordeste e times classificados para a Libertadores – podendo ser nove; caso sejam menos, as vagas restantes são distribuídas com base no desempenho no Brasileirão.

O Santos é o único entre os 20 times da Série A 2023 que não estará presente na Copa do Brasil 2024. Todas as outras equipes garantiram sua participação no maior torneio eliminatório do país através dos estaduais, do Brasileirão ou de títulos que conferem vaga na Libertadores, como é o caso de São Paulo e Fluminense.

Tribuna Livre, com informações da CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Coronado discute sua carreira internacional ao ingressar no Corinthians
Coronado discute sua carreira internacional ao ingressar no Corinthians.
Ronaldo fala sobre o interesse do Internacional, mas diz que foco está no Atlético Goianiense
Ronaldo fala sobre o interesse do Internacional, mas diz que foco está no Atlético Goianiense
Técnico Dorival vai à Europa ver jogadores antes de 1ª lista
Técnico Dorival vai à Europa ver jogadores antes de 1ª lista
O Vasco solicitou a impugnação do clássico contra o Fluminense devido a erros de arbitragem
O Vasco solicitou a impugnação do clássico contra o Fluminense devido a erros de arbitragem.
Ex-jogador do Ajax é condenado a seis anos de prisão por tráfico de drogas
Ex-jogador do Ajax é condenado a seis anos de prisão por tráfico de drogas
O Corinthians revive momentos difíceis semelhantes ao ano do rebaixamento e agora trabalha para se reerguer e buscar uma reação
O Corinthians revive momentos difíceis semelhantes ao ano do rebaixamento e agora trabalha para se reerguer e buscar uma reação.
O Corinthians reconhece que seu principal objetivo é evitar o rebaixamento após completar metade do Campeonato Paulista
O Corinthians reconhece que seu principal objetivo é evitar o rebaixamento após completar metade do Campeonato Paulista.
São Paulo e James rescindirão contrato por decisão do jogador colombiano
São Paulo e James rescindirão contrato por decisão do jogador colombiano.
O Conselho Pleno da OAB aprovou a criação do Tribunal de Justiça Desportiva Unificado
O Conselho Pleno da OAB aprovou a criação do Tribunal de Justiça Desportiva Unificado.
O Corinthians decide rescindir o contrato com o técnico Mano Menezes após uma sequência de quatro derrotas consecutivas
O Corinthians decide rescindir o contrato com o técnico Mano Menezes após uma sequência de quatro derrotas consecutivas.
Corinthians sofre a quarta derrota consecutiva diante do Novorizontino e aprofunda sua crise
Corinthians sofre a quarta derrota consecutiva diante do Novorizontino e aprofunda sua crise.
Palmeiras está próximo de concretizar a contratação por empréstimo do atacante Lázaro, anteriormente vinculado ao Flamengo
Palmeiras está próximo de concretizar a contratação por empréstimo do atacante Lázaro, anteriormente vinculado ao Flamengo.

No Brasil, G20 inicia debates sobre aliança global contra a fome

O ministro do Desenvolvimento Social participou da abertura dos três dias de reuniões que discutirão o termo de adesão dos países ao projeto internacional O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, participou nesta quarta-feira (21/2) da primeira reunião da Força Tarefa do G20

Leia mais...

Saúde pública do DF terá o reforço de mais 741 profissionais

Contratação de 200 médicos temporários, 156 enfermeiros e demais profissionais foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha durante evento de combate à dengue no Sol Nascente/Pôr do Sol O Distrito Federal vai ganhar 741 profissionais da saúde para reforçar o quadro de atendimento à população. O anúncio foi feito pelo governador

Leia mais...

Volta às aulas conturbada no CEM 404 Santa Maria

Aluno armado com faca fere o sargento Daniel Matos Na manhã da terça-feira (20), por volta das 11 horas, os policiais do Batalhão Escolar, 1º Sgt Daniel Matos e o 2º Sgt Euzimar, foram solicitados pela diretora do CEM 404 Santa Maria para prestarem apoio, pois havia um aluno na

Leia mais...

Inscritos no programa de voluntariado da Codhab são convocados

Duzentas pessoas passarão por entrevista e análise curricular nos dias 28 e 29 de fevereiro A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) convocou, nesta quarta-feira (20), os inscritos no programa de voluntariado. Ao todo, 200 pessoas foram alistadas no processo seletivo. O Edital nº 77/2024 foi publicado no

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.