26/05/2024

Parceria destina investimento de R$ 315 milhões para a duplicação da BR-080 com pavimentação rígida.

Governador Ibaneis Rocha: “Para nós que militamos na política do DF essa obra é de suma importância para todos. Tivemos a oportunidade de trabalhar muito para que ela fosse incluída no PAC. Nós pedimos ao governo federal a prioridade a essa obra da BR-080 e essa obra vai ser entregue no nosso mandato, essa é uma das vitórias mais importantes da história de Brazlândia em seus 90 anos” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

A via anteriormente conhecida como “rodovia da morte”, atualmente experimenta um tráfego intenso de 80 mil motoristas diariamente e passará por um processo de alargamento para promover a segurança na região.

A BR-080, que é a única saída do Distrito Federal não duplicada, passará por um processo de alargamento em um trecho de 24 km, conectando Brazlândia a Taguatinga. A duplicação dessa via, com um investimento total de R$ 315 milhões, beneficiará aproximadamente 80 mil motoristas que transitam diariamente por essa região. A iniciativa resulta de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a União.

O projeto abrange o trecho entre o entroncamento com a DF-001, em Taguatinga, até a divisa do DF com Goiás, nas proximidades do Povoado da Vendinha. Inserida no Plano de Governo 2023-2026, a obra foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em agosto deste ano.

Uma vez concluída, a BR-080 se tornará uma via de melhor circulação, promovendo uma ligação mais eficiente da área leste do DF com o estado de Goiás, bem como com outros estados da região, como Tocantins e Mato Grosso. Além disso, fortalecerá o setor agrícola em uma região que desempenha um papel crucial nesse segmento para o Distrito Federal.

O governador Ibaneis Rocha enfatizou a importância da obra, destacando que a BR-080 será totalmente duplicada na saída de Brasília, proporcionando melhorias significativas no trânsito. Durante a assinatura da ordem de serviço para o início dos trabalhos, o governador ressaltou o papel essencial da obra na história de Brazlândia.

Na execução da obra, o asfalto será substituído por pavimento rígido, um material mais resistente, duradouro e de fácil manutenção. Com maior espessura que o asfalto, o pavimento rígido tem uma expectativa de durabilidade de até 20 anos e é capaz de suportar cargas mais pesadas, como caminhões e ônibus, sem sofrer deformações significativas.

O diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, explicou que a tecnologia do pavimento rígido de concreto será implantada na obra, e a pista antiga será totalmente restaurada. A intenção é licitar a extensão do quilômetro 24 até a divisa com o estado de Goiás, efetivamente duplicando toda a BR-080 na saída de Brasília.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que a realização da obra atende a um pedido do GDF dentro do PAC, fortalecendo o pacto federativo. Ele enfatizou que a obra representará uma mudança significativa na qualidade de vida dos moradores de Brazlândia e acelerará o fluxo de veículos na região.

O início da obra foi comemorado por moradores locais, como Viviane Moreira da Associação Rural Gabriela Monteiro (Argam), que destacou a importância da duplicação para a segurança dos usuários da rodovia. O presidente do Sindibras, Hélio Camilo Marra, também elogiou a iniciativa, reconhecendo seu impacto positivo no setor de transportes e na produtividade da região.

Além da BR-080, o GDF já concluiu o alargamento da DF-001 na saída da Estrutural em um trecho de 8,2 km, proporcionando melhorias no tráfego na região de Brazlândia. O governo também está focado em outras melhorias viárias, incluindo a restauração de um trecho de 7,6 km da DF-180, entre o entroncamento da BR-070 e a BR-080.

Tribuna Livre, com informações da Segov/DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
DF 3Política distrital vai tratar de prevenção e enfrentamento de desaparecimento de pessoas
Política distrital vai tratar de prevenção e enfrentamento de desaparecimento de pessoas
Programa Cidadania nas Escolas certifica 395 estudantes de escolas do Itapoã
Programa Cidadania nas Escolas certifica 395 estudantes de escolas do Itapoã
DF 1DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas
DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas
DF 4Intervenções no trânsito do fim de semana em Vicente Pires, Ceilândia e Guará
Intervenções no trânsito do fim de semana em Vicente Pires, Ceilândia e Guará
DF 3Reforma de pontes sobre o Córrego Guará começa neste sábado (25)
Reforma de pontes sobre o Córrego Guará começa neste sábado (25)
DF 2Atletas mirins dos centros olímpicos visitam octógono do Jungle Fight 126
Atletas mirins dos centros olímpicos visitam octógono do Jungle Fight 126
DF 1Agro do Quadrado: Produção de grãos no DF cresce com qualidade no DNA
Agro do Quadrado: Produção de grãos no DF cresce com qualidade no DNA
DF 4Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol
Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol
DF 3Programa Cartão Prato Cheio vai além da segurança alimentar e nutricional
Programa Cartão Prato Cheio vai além da segurança alimentar e nutricional
DF 2GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027
GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027
DF 1Rede pública de saúde do DF aumenta número de leitos pediátricos e de ambulâncias
Rede pública de saúde do DF aumenta número de leitos pediátricos e de ambulâncias
DF 4Últimos dias de inscrição para a primeira turma dos cursos de corte, costura e serigrafia
Últimos dias de inscrição para a primeira turma dos cursos de corte, costura e serigrafia

DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas

‌Desde 2019, foram construídos 220,52 km; capital tem a segundo maior conjunto de vias para ciclistas no país. GDF trabalha para interligar trechos e aumentar a mobilidade da população A malha cicloviária do Distrito Federal tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, ela tem uma extensão de 687,12 km, distribuída em

Leia mais...

Marinhas do Brasil e dos EUA realizam operação em apoio ao RS

Operação tem como objetivo transferir doações para as vítimas das enchentes no estado de maneira mais ágil A Marinha do Brasil (MB) conduz, na próxima segunda-feira (27/5), uma operação de apoio à população do Rio Grande do Sul em meio à situação de calamidade pública causada pelas enchentes. A ação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.