04/12/2025

Parlamentares apresentam pedido para a criação da CPI do Abuso de Autoridade, sinalizando a possibilidade de a Câmara dos Deputados investigar o Supremo Tribunal

Marcel van Hattem (Novo-RS) afirma que só foi possível alcançar as 171 assinaturas necessárias para a instalação da comissão por causa da morte de Cleriston Pereira da Cunha no Presídio da Papuda - (crédito: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

O requerimento obteve as 171 assinaturas imprescindíveis para a constituição da comissão, surgindo em decorrência do falecimento de Cleriston Pereira da Cunha, detido após os eventos de 8 de janeiro.

Os deputados da oposição ao governo Lula protocolaram, nesta quarta-feira, 29, a solicitação para instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do “Abuso de Poder”, nome atribuído pelo núcleo bolsonarista, com o intuito de investigar eventuais excessos no Poder Judiciário. As principais linhas de investigação propostas até o momento são a condução do inquérito das fake news e o julgamento dos réus pelos eventos de 8 de janeiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) é o autor da proposta. Ele destacou que a obtenção das 171 assinaturas necessárias para a instalação da comissão só foi possível devido ao falecimento de Cleriston Pereira da Cunha na Penitenciária da Papuda. Cunha era réu no STF, acusado de invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro.

Em maio deste ano, os parlamentares de oposição tentaram angariar apoio para a CPI após a cassação do mandato do ex-deputado Deltan Dallagnol, mas a iniciativa não obteve adesão na Câmara. O requerimento para a criação da CPI foi protocolado em novembro do ano passado.

O grupo liderando a CPI propôs que os trabalhos tenham início com um prazo de 120 dias. Eles alegam ter reunido evidências específicas que justificam a necessidade de investigar o Poder Judiciário. “Não estamos tratando de decisões, mas de abuso de autoridade cometido pelo STF e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, afirmou van Hattem.

A próxima etapa envolve a análise do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para dar início aos trabalhos na comissão. Lira avaliará se os argumentos para a instauração do colegiado são válidos, e não há um prazo definido para essa decisão. Segundo van Hattem, muitos deputados expressaram nos bastidores o apoio à criação da CPI, mas alegaram não poder assinar o requerimento devido a processos em andamento no STF. Conforme o Estadão, há atualmente pelo menos 40 processos criminais contra políticos tramitando há mais de mil dias na Suprema Corte.

Tribuna Livre, com informações da Agência Estado

Deixe um comentário

Leia também
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.