Cerca de 200 manifestantes estiveram presentes em Brasília, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem planos de participar de nenhum dos eventos programados em pelo menos 13 capitais.
Os manifestantes, trajando camisas da seleção brasileira, percorreram cerca de 1 km no Eixão e se concentraram em frente ao Banco Central, exibindo cartazes com a mensagem “Fora Lula” e bandeiras de Israel. O senador Izalci Lucas (MDB-DF) esteve presente, embora o evento tenha registrado pouca adesão. Bolsonaro não se manifestou sobre os atos realizados durante o feriado da Proclamação da República.
Grupos de WhatsApp e Telegram programaram manifestações em pelo menos 13 capitais, incluindo Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Natal, Florianópolis, Cuiabá, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Vitória e Salvador. Em Belo Horizonte, as atividades incluíram uma motociata, um buzinaço e um protesto na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul, com pedidos de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), refletindo um descontentamento com o governo.
As manifestações foram notáveis pela ausência de parlamentares da direita e aliados do ex-presidente. Não está claro se o deputado Giovani Cherini (PL-RS) participou do protesto em seu estado, mas ele compartilhou nas redes sociais um vídeo de bolsonaristas entoando o hino nacional em Copacabana, no Rio de Janeiro, e expressou apoio: “Parabéns, patriotas!”
Tribuna Livre, com informações do PL.