24/12/2025

Rússia diz que Ucrânia e “patrocinadores ocidentais” criam obstáculos à paz

Chefe da diplomacia russa afirma, durante encontro com emissário chinês, que a Ucrânia e “seus patrocinadores ocidentais” criaram dificuldades nas negociações de uma solução pacífica para o conflito

Apesar de reiterar o compromisso do Kremlin com uma saída político-diplomática para a guerra com a Ucrânia, o chanceler russo, Sergei Lavrov, apontou, ontem, dificuldades para se alcançar a paz ao receber o enviado chinês Li Hui, em Moscou. Para o chefe da diplomacia de Vladimir Putin, Kiev e “seus patrocinadores ocidentais” criaram “sérios obstáculos” para o fim do conflito. Li Hui, embaixador chinês na Rússia por uma década (entre 2009 a 2019), foi designado por Pequim para buscar possíveis soluções aos combates.

Enquanto Lavrov e Hui discutiam alternativas no gabinete, distante dali os ataques prosseguiam intensos. Moscou bombardeou uma clínica médica na cidade ucraniana de Dnipro com mísseis e acusou Kiev de ter realizado diversas investidas contra a província russa de Belgorod, na fronteira entre os dois países.

Segundo o governo de Volodymyr Zelensky, pelo menos duas pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas na ofensiva em Dnipro, situada a 125km do front de batalha. Dias antes, Kiev indicou ter repelido um bombardeio de grande magnitude contra a cidade, no qual teriam sido lançados 16 mísseis e 20 drones.

O comandante da administração militar, Serhiy Lysak, informou que os russos lançaram mísseis contra uma área residencial da cidade, que era um centro industrial com cerca de um milhão de habitantes antes do início do conflito, em fevereiro do ano passado.

Bombardeios

Volodymyr Zelensky divulgou um vídeo que mostra edifícios destruídos pelo ataque. O presidente ucraniano enfatizou que, ao atacar instalações médicas civis, “os terroristas russos confirmam, mais uma vez, sua condição de combatentes contra tudo o que é humano e honesto”. O Ministério da Defesa da Rússia confirmou ter realizado bombardeios noturnos na Ucrânia, mas disse ter mirado em “armazéns de munições”.

Já em Belgorod, o governador Viacheslav Gladkov, afirmou que pelo menos cinco distritos foram bombardeados pelas forças ucranianas em 24 horas, provocando danos materiais, mas sem vítimas. De acordo com ele, os disparos atingiram a localidade de Kozinka, sobre a qual caíram 132 obuses. O distrito de Belgorodski, próximo da capital provincial Belgorod, sofreu 14 ataques, em particular de drones, incluindo um que atingiu o edifício administrativo, segundo Gladkov.

Em Krasnodar, cidade russa a 200 km da península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, dois drones atingiram prédios, sem deixar vítimas, informou o governador Veniamin Kondratiev. Esses episódios acontecem poucos dias depois de uma incursão armada vinda da Ucrânia, reivindicada por dois grupos de russos exilados que lutam ao lado dos ucranianos contra as forças de Moscou.

“Equilíbrio”

Em seu encontro com o enviado chinês, o chanceler Lavrov destacou a postura “equilibrada” da China no conflito na Ucrânia. Pequim afirma que mantém uma posição de neutralidade, mas é criticado por potências ocidentais devido a sua recusa em condenar a ofensiva militar lançada pela Rússia.

Segundo a chancelaria russa, Lavrov e Li Hui “expressaram sua disposição de reforçar a cooperação entre Rússia e China em matéria de política externa, permanentemente orientada para a manutenção da paz e da estabilidade na região e no planeta como um todo”.

Li Hui foi a Moscou depois de um giro por vários países e de uma reunião com Zelensky, em Kiev, no início do mês. Ao fim da missão, o enviado chinês declarou que “não há panaceia para resolver a crise” e exortou todas as partes ao “diálogo”.

Desde o início do conflito, Rússia e China fortaleceram seus laços econômicos e diplomáticos, enquanto as potências ocidentais intensificaram as sanções contra Moscou. Durante sua visita a Moscou em março, o presidente chinês, Xi Jinping, disse que as relações bilaterais estavam entrando em uma “nova era”.

Sergei Lavrov (de frente) conversa com Li Hui, em Moscou: elogios à postura de Pequim

(crédito: AFP)

Deixe um comentário

Leia também
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA

Suspeito de invadir casa com comparsa é atropelado na fuga

Dupla estava furtando residência quando foram flagrados pela Polícia Militar. Um dos homens também foi baleado Dois suspeitos foram flagrados, por volta das 13h14 deste domingo (21/12), furtando uma residência na QSC 26, próximo ao lar dos velhinhos da região. Ao perceberem que foram pegos, iniciaram a fuga.  https://www.dailymotion.com/embed/video/x9w61b8?autoplay=1 Durante

Leia mais...

Brasilienses lotam feiras no último domingo antes do Natal

Expectativa dos feirantes é que a forte movimentação registrada neste domingo se mantenha até a véspera do Natal (24/12). A três dias do Natal, este domingo (21/12) foi marcado por intensa correria nas feiras populares do Distrito Federal. Desde cedo, consumidores lotaram a Feira dos Goianos, em Taguatinga, e a

Leia mais...

Cruzeiro tenta a contratação de Gerson, ex-Flamengo

Meio-campista trabalhou com o técnico Tite no clube rubro-negro e na seleção brasileira De volta ao futebol brasileiro após mais de um ano, o técnico Tite quer voltar a trabalhar com um velho conhecido: o volante Gerson, que fez parte do seu plantel no Flamengo, em 2023. Para isso, o

Leia mais...

Palmeiras encaminha venda de argentino ao River Plate

Jogador chegou ao Verdão em 2024 O Palmeiras já se movimenta para mudar o elenco na próxima temporada. O Verdão encaminhou a venda do volante agentino Aníbal Moreno ao River Plate, da Argentina. Segundo informações do “ge”, o River tentou um empréstimo, mas o Verdão só aceitava vender o jogador.

Leia mais...

Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário

Com problemas financeiros, Ponte Preta enfrenta dificuldades financeiras, e atletas realizam paralisação até que valores sejam acertados Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário A Ponte Preta vem se preparando para a temporada de 2026, mas passa por um momento delicado. Com problemas financeiros desde o meio

Leia mais...

Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA

Ao contrário de Alexandre Ramagem, o ‘zero três’ está elegível, à espera do julgamento por coação na trama golpista A exemplo de Alexandre Ramagem (PL-RJ), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) perdeu seu mandato de deputado federal. Mas, ao contrário do exdiretor da Agência Brasileira de Inteligência, não está inelegível. Por ora, o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.